Por: Letícia de Almeida Alves Foto: @cavalcanteferraz
Quartos compactos, mesmo com sua metragem reduzida, podem se tornar ambientes charmosos, práticos e aconchegantes. Mas para isso é preciso analisar o espaço com calma.
Foto: @cavalcanteferraz
Para que a área total seja bem aproveitada, a decoração para quartos pequenos deve ser pensada desde a configuração dos móveis até a escolha dos acessórios e a paleta de cores.
Foto:@cavalcanteferraz
Veja algumas dicas a seguir:
Foto:@domaarquitetura
Cama com espaço de armazenamento: Uma excelente forma de aproveitar a área é optar por camas box do tipo baú ou feitas com estruturas de madeira que disponibilizam gavetões.
Foto: @domaarquitetura
Painel e mesa de cabeceira suspensa: Nesta estrutura, um recorte forma o nicho com tomadas e gaveta, garantindo uma superfície compacta, que cumpre a função de mesa de apoio.
Foto: @domaarquitetura
Arandela de parede: Para não ocupar a superfície da mesa de cabeceira com um abajur, arandelas fixadas em painéis ou na própria parede são ótimas opções.
Foto: @macaxa.arquitetura
Armário aéreo e espelhos: O armário, acima da cama, é formado por portas ripadas com acabamento delicado. Já o armário vertical, com portas espelhadas, garante uma sensação de leveza e amplitude.
Foto: @cavalcanteferraz
Cortinas e persianas: Cortinas volumosas podem ocupar muita área de parede e piso. Então, pense em persianas rolôs ou laminadas para a janela.
Foto: @studio021arquitetura
Cores tranquilas e acolhedoras: Tonalidades claras dão sensação de amplitude, mas o quarto também pode ganhar uma boa dose de cor. Basta que os tons sejam calmos e acolhedores.
Foto: @cacau.arquitetura
Suavidade e marcenaria bem pensada: Acabamentos fluidos são bem-vindos para quartos pequenos, caso da lateral do armário deste projeto, que garante uma circulação livre.
Foto: @marimilani_arquiteta