Por: Letícia de Almeida Alves Fotos: @ivisonspezani
Assim como nós, as plantas de casa também precisam de cuidados específicos em épocas mais quentes, como uma hidratação bem caprichada. Em outras palavras, regas mais frequentes.
Fotos: @mzno.arquitetura
Além disso, pedem também um solo enriquecido com nutrientes, o que o torna capaz de reter água por mais tempo. Portanto, a regra primordial para cuidar das plantas no verão é:
Fotos: @mothermoonshine
Mantenha a terra úmida, bem nutrida e os ambientes frescos. Veja a seguir algumas sugestões relacionadas à casa, para manter as plantas sempre saudáveis, mesmo no verão.
Fotos: @mimameise
LUZ NATURAL NA MEDIDA CERTA A incidência do sol muda durante as estações. Para evitar muita ou pouca exposição dos raios solares nas folhas das plantas, mude a posição dos vasos em ciclos.
Foto: @mimameise
CORTINAS DE TECIDOS LEVES Uma opção para proteger plantas de meia-sombra do sol direto é utilizar cortinas de tecidos leves e translúcidos, que filtram os raios incidentes mais fortes.
Fotos: @ivisonspezani
VASOS AUTOIRRIGÁVEIS Esse tipo de vaso funciona armazena água em um reservatório interno capaz de manter o substrato úmido por uma ou duas semanas, a depender da espécie e do tamanho do vaso.
Fotos: @dewdrop.jungle
BANHOS DE CHUVA OU DUCHAS Em tempos quentes, algumas pessoas gostam de molhar a folhagem, mas vale lembrar que o objetivo das regas é sempre umedecer o substrato, não as folhas.
PLANTAS DE CASA Algumas plantas como jiboia e espada de São Jorge crescem bem na água, mas exigem cuidados específicos: troca regular da água e limpeza do vaso.
ESPÉCIES DE INTERIORES Algumas plantas são ideais para ambientes internos, como heras, zamioculcas, costelas-de-adão e jiboias. Mas lembre-se de cultivá-las em locais frescos que recebam luz natural.
ESPÉCIES DE ÁREAS EXTERNAS As plantas de sol pleno, como ravenalas e strelitzias, também precisam de regas abundantes, adubação, atenção às pragas e proteção contra ventos fortes.