Plantas de casa: veja como cuidar das verdinhas em dias mais quentes
Espécies de interiores e de áreas externas pedem atenção redobrada na estação calorosa. Saiba como mantê-las sempre saudáveis e bem nutridas.
Assim como nós, as plantas de casa também precisam de cuidados específicos em épocas mais quentes, como uma hidratação bem caprichada. Em outras palavras, regas mais frequentes e generosas. Além disso, pedem também um solo enriquecido com nutrientes, o que o torna capaz de reter água por mais tempo. Portanto, a regra primordial para cuidar das plantas no verão é: mantenha a terra úmida, bem nutrida e os ambientes frescos.
A cada dois ou três dias, verifique como está a umidade no substrato de cada vaso para determinar se já é o momento da próxima rega ou não. Afinal, os dias de verão podem ser secos e ensolarados ou nublados e chuvosos, e isso interfere na evaporação da água. Mas atenção: no momento da rega, lembre-se que solo úmido não quer dizer substrato encharcado. A boa drenagem dos vasos é importante para evitar o apodrecimento das raízes. Ainda nesse ponto, vale molhar as plantas, especialmente as de ambientes externos, em horários de temperatura mais amena, como pela manhã ou ao final da tarde, para que o solo retenha a umidade por mais tempo.
Leia também:
O que está acontecendo com a minha planta?
Em épocas de calor, também é preciso manter cuidados básicos como retirar folhas e galhos secos, utilizar adubo orgânico específico para flores ou folhagens e ficar atento às pragas comuns da estação, como pulgões e cochonilhas. Por fim, para manter os ambientes mais frescos, veja abaixo algumas sugestões relacionadas à casa, como cortinas para filtrar a incidência dos raios solares, além de tipos de vasos e cultivos para manter as plantas sempre saudáveis, mesmo nas altas temperaturas.
Plantas de casa no verão: luz natural na medida certa
Foto: Instagram/@mimameise
A incidência do sol muda durante as estações do ano. Por isso, para evitar que as folhas das plantas mais próximas às janelas recebam raios solares direto em suas folhas enquanto as mais distantes sofram com a baixa luminosidade, uma dica é mudar a posição dos vasos em ciclos, para que todas absorvam iluminação natural suficiente.
Para filtrar os raios solares nas janelas, use cortinas de tecidos leves
Foto: Instagram/@ivisonspezani
Uma opção para proteger plantas de meia-sombra do sol direto é utilizar cortinas de tecidos leves e translúcidos, que deixam a luminosidade passar, mas filtram os raios incidentes mais fortes, como na sala do designer Ivison Spezani, repleta de espécies ideais para interiores, como guaimbês, pacovás, alocasias e ficus lyratas.
Leia também:
A planta ideal para cada tipo de pessoa
Práticos, os vasos autoirrigáveis ajudam a manter a terra úmida
Foto: Instagram/@dewdrop.jungle
Boa pedida para quem esquece de regar as plantas com mais frequência no verão, esse tipo de vaso funciona com um sistema de irrigação por capilaridade, ou seja, armazena água em um reservatório interno capaz de manter o substrato úmido por uma ou duas semanas, a depender da espécie e do tamanho do vaso.
Elas também podem ganhar banhos de chuva – ou duchas refrescantes
Foto: Instagram/@lolobeaulieuroy
Em tempos quentes, algumas pessoas gostam de molhar a folhagem das plantas com regadores, pulverizadores ou debaixo de duchas frias. Mas vale lembrar que o objetivo das regas é sempre umedecer o substrato, não as folhas. Em tempo: não exponha as plantas molhadas ao sol, para não queimá-las ou manchá-las.
Plantas de casa: cultivo em água é fácil, mas requer cuidados
Foto: Instagram/@mothermoonshine
Algumas espécies de meia-sombra se desenvolvem tão bem na terra quanto na água, como jiboias, peperômias, bambus-da-sorte e até espadas de São Jorge. Mas este cultivo pede atenção, como preencher o vaso com argila expandida, trocar a água a cada cinco dias e lavar o recipiente para evitar o surgimento de algas e larvas de insetos.
Para espécies de interiores, ambientes frescos e arejados
Foto: Instagram/@tatyanamalafeeva
Existem plantas de casa muito resistentes e que são ideais para ambientes internos, como heras, zamioculcas, costelas-de-adão, jiboias, begônias e dracenas. Mas é sempre importante lembrar de cultivá-las em locais frescos e que recebam luz natural, como este banheiro, assinado pela designer de interiores Tatiana Malafeev.
Plantas de casa em áreas externas: jardins, quintais e varandas
Foto: Instagram/@mzno.arquitetura | Felco
As plantas de sol pleno, como ravenalas, strelitzias, alpínias, buganvílias e helicônias cultivadas em varandas ou jardins também precisam de regas abundantes, adubação, atenção às pragas e proteção contra os ventos fortes das tempestades comuns da época. Fora isso, também vale prever uma solução de sombreamento quando necessário, como nesta varanda com toldo retrátil assinada pelo escritório MZNO Arquitetura.
Leia também:
O guia completo das plantas de apartamento
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes