Por Patricia Oyama Fotos: Unsplash e Getty Images
Bolo de cenoura é daquelas receitas danadas: parece que é a coisa mais fácil do mundo, mas a realidade não é bem essa. Se você errar a mão, ele pode ficar muito massudo ou, pior, seco e sem graça.
Um dos motivos para isso é o tamanho da cenoura. Se o preparo pedir duas cenouras médias, por exemplo, seu conceito de "média" pode ser diferente da ideia do autor da receita.
Por isso, nesta receita, vamos indicar o peso: 300 g de cenoura. A medida corresponde a aproximadamente 2 cenouras de uns 18 cm de comprimento. Ou 2 xícaras de cenouras descascadas e picadas.
Outra dica importante é preaquecer o forno. Antes de tudo, ligue o forno a 180 graus. Unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira de 22 cm por 30 cm ou uma fôrma de pudim média.
Agora, sim: no liquidificador, coloque a cenoura picada, 3 ovos e 100 ml de óleo de milho. Bata até obter uma mistura bem homogênea.
Em uma tigela grande, peneire 260 g de farinha de trigo e 320 g de açúcar.
Despeje o conteúdo do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture com um fouet. Adicione 1 colher (sopa) de fermento químico e mexa até que ele seja completamente incorporado à mistura.
Despeje a massa na fôrma e leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos. O tempo certo vai depender do forno. Faça o teste do palito: se ele sair limpo depois de ser espetado na massa, o bolo já está pronto.
Para uma cobertura de chocolate, daquela que fica durinha, misture numa panela 150 g de açúcar, 50 g de chocolate em pó, 4 ½ colheres (sopa) de água e ½ colher (sopa) de manteiga.
Leve ao fogo médio, mexendo até ferver. Misture sem parar, até começar a desgrudar da panela. Despeje sobre o bolo ainda morno, espalhe com uma espátula, antes que a cobertura comece a endurecer, e pronto!