Por Sergio Crusco Imagens: Unsplash e Giphy
Drinque preferido da rainha Elizabeth II e de outras figuras lendárias, o Dry Martini é um dos coquetéis mais consumidos do mundo. E também é dos mais polêmicos.
Imagem: NBC Superstore
Não falta gente para dar palpite na proporção "certa" entre gim e vermute ou no melhor método de preparo. A verdade é que tudo depende do gosto do freguês
O importante é acertar na técnica. Por isso, aqui vão algumas dicas de especialistas. Você pode segui-las à risca ou adotar as que considerar mais adequadas. O Martini é seu, afinal.
Um Dry Martini, a rigor, leva 70 ml de gim e 15 ml de vermute, explicam os experts Rodolfo Bob, consultor do Caledonia Whisky & Co, e Alê Bussab, sócio do Trinca Bar.
É quase gim puro, um pancadão que muita gente não segura. Para quem pretende trilhar um caminho suave, basta diminuir o gim subir a quantidade de vermute.
Tenha gelo translúcido de qualidade, encontrável em alguns supermercados ou deliveries de empresas especializadas. O gelo profissional tem diluição mais lenta e não deixa o coquetel aguado.
Se optar pelo gelo caseiro, use água mineral ou filtrada para diminuir a presença de cloro, que pode interferir no sabor do drinque.
Tenha tudo refrigerado: o copo de misturas e as taças. Se quiser arrasar na luta contra a diluição, mantenha o gim e o vermute na geladeira também.
Coloque muito gelo no copo de misturas, até quase a boca. Despeje o gim e o vermute na proporção desejada.
Mexa com a colher de bar por 30 segundos ou o tempo que considerar adequado. Quanto mais mexer, mais aguado ficará o coquetel. A temperatura ambiente também interfere na diluição do gelo.
Imagem: Spiderbat36
Imagem: guggy.com
Mas, peraí: James Bond não toma Dry Martini batido, em vez de mexido? Sim e, se você quiser, pode bater o seu também. É só saber que, batido na coqueteleira, o drinque fica mais aguado.
Por fim, despeje o coquetel na taça resfriada, usando o strainer (peneira) para reter o gelo. O serviço clássico pede três azeitonas no palito para finalizar. Ou uma casquinha de limão torcida sobre a taça.
Última dica, mas não menos importante: teste os ingredientes. Prove diferentes vermutes e gins ou peça dicas ao seu bartender de devoção. Até encontrar o grande amor de sua vida. Sem treta.