Converse City Forests

A moda de mãos dadas com a ciência e a sociedade

CONTEÚDO APRESENTADO POR CONVERSE

Por reflexo do ensino formal, somos condicionados a enxergar os campos de conhecimento como independentes. Da mesma forma que distinguimos as matérias português e história, separamos a moda da ciência e da sociedade. Mas, na verdade, os três campos andam e podem andar mais entrelaçados do que imaginamos, e a Converse está nos provando essa trama através do projeto global Converse City Forests.

CITY FORESTS

Trata-se de um trabalho a várias mãos e cabeças, interligando potências criativas de diferentes partes do mundo na criação de murais. No Brasil, o projeto começou por São Paulo e agora, alça novas coordenadas brasileiras junto aos artistas Nila Carneiro, Monique, André Kajaman, Hisan Silva e Pedro Batalha, da Dendezeiro, Lucas Ademar, Alysson Freitas, Edvaldo Raw, o coletivo MOOC e eu.

Mas não são simples murais. Eles possuem impacto positivo no meio ambiente e destacam admiráveis figuras comunitárias. No Rio de Janeiro, a homenagem vai para Dona Marta e Baiano, representantes do amor afrocentrado e em Salvador, a cantora Larissa Luz contempla o afrofuturismo no cenário da capital baiana.

City Forests já deixou suas marcas pelo mundo, com murais na Tailandia, Chile, Peru, África do Sul, Austrália e Indonésia.

SOCIEDADE

A moda é, desde suas primeiras manifestações, um reflexo da sociedade, se nutre das grandes movimentações geracionais. O que vai no nosso pé é um indício social tão forte quanto a camisa que vestimos. Enquanto o salto nos coloca em outro patamar, o tênis nos fornece base e conforto para o corre. Dona Marta e Baiano, representantes do Morro Santo Amaro no Rio de Janeiro, são grandes exemplos desse ritmo.

Marta é presidente da associação de moradores e, mesmo em contexto pandêmico, não fica parada, muito menos solta a mão da comunidade que viu crescer. “Estou tentando – eu falo tentar porque você não pode garantir que vou chegar lá 100% – fazer com que as pessoas acordem. Todos nós somos capazes de realizar um pouquinho e esse pouquinho juntando com o seu pouquinho, vai dar um montão. E isso que é importante.”

Para ela, que sempre trabalhou por trás das câmeras e holofotes, ser homenageada dessa forma foi uma grande surpresa. Ela espera uma repercussão semelhante para a comunidade, que “esse mural mexa com as pessoas e as tire da zona de conforto. Que venham e participem, o importante é a participação. Não é esperar que eu faça, mas que me ajudem a construir junto”.

Ao lado da presidente, o mural reverencia também Baiano, morador já falecido da comunidade, mas que permanece firme na memória da rua, nas falas de quem vive por lá. “Ele era um personagem muito carismático que a gente sempre encontrava durante nossos trabalhos por aqui. Tinha um ferro-velho e era conhecido por todo mundo, foi um dos primeiros moradores da comunidade desde 1948”, conta Lucas Ademar, residente do Santo Amaro, criador do coletivo Ademafia e responsável pela curadoria carioca do projeto. Foi ele quem trouxe Dona Marta e Baiano para o tema “amor afrocentrado”, que resume a relação dessas figuras com os vizinhos.

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A arte é um caminho que perpetua histórias, contribuições e legados. Com os homenageados do Rio de Janeiro não é diferente. O mural, feito pelo grafiteiro André Kajaman, contempla eles, os amigos e familiares, e desperta o interesse na história de cada um, indo além da homenagem, já que, com o passar do tempo, as narrativas em foco mudam.

Já a curadoria “Recrie o Amanhã” de Salvador foi feita pelos artistas da Dendezeiro, Hisan Silva e Pedro Batalha, focando também no afrofuturismo. “A gente tem uma gama muito grande de novos criadores, criativos que estão chegando e dominando tudo, trazendo novas linguagens e narrativas. Para nós, Larissa Luz é uma das pessoas que toma a frente dessa movimentação”.

Realmente, para representar essa movimentação, Larissa Luz é uma flecha certeira. Afrofuturismo é ao mesmo tempo uma filosofia, arte e ciência, que nos permite ver o mundo por outra perspectiva, permeando todos os campos do conhecimento. Larissa é uma grande referência nesse sentido, um grande portal sonoro que permeia diferentes afrotemporalidades (ancestralidade, afropresentismo e afrofuturismo).

CIÊNCIA

Para traduzir tanta força e representatividade em imagem, entram em cena as grafiteiras Andressa Monique e Nila Carneiro, que duplaram lindamente em Salvador aos olhos do panteão dos orixás no Dique do Tororó. “Esse projeto é muito importante, fiquei muito contente ao receber o convite porque eu acompanhei em outros países os murais feitos por diferentes artistas”, conta Monique.

É lindo ver essa conexão e pensar que, entre tantas potências, os Dendezeiro uniram quem já admirava o City Forests. No Rio de Janeiro, Lucas Ademar detectou outra confluência que marcou o mural de Dona Marta e Baiano. “Trouxe toda essa gama de estudos afrolatinos e indígenas que desenvolvi”, ressalta Kajaman.

Os três grafiteiros estão trabalhando com uma tecnologia responsável por parte do impacto positivo dos murais: a tinta fotocatalítica. Ela, apenas com a luz solar, é capaz de purificar o ar com o qual entra em contato, eliminando impurezas. Assim, cada metro quadrado de tinta equivale ao nobre trabalho de fotossíntese de uma árvore.

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Para Nila, a chegada do projeto casou perfeitamente com o momento de vida. No caso, ela estava pesquisando como reduzir e converter os impactos do seu trabalho no meio ambiente. O mesmo dilema vivido por Monique, atualmente gestante. “Uso muito spray pela praticidade do material que vem pronto e que facilita o transporte na bolsa, mas o odor é muito forte. Ao longo desses seis anos que trabalho com a tinta, não sinto mais o cheiro dela. Percebe-se o quanto é agressiva”, diz ela.

Tanto o Dique do Tororó quanto Santo Amaro são locais de grande circulação. Por isso, colocar essa tecnologia nesses pontos é uma estratégia para fornecer uma dose de um ar fotocatalisado, além de proporcionar aos artistas uma experiência mais sustentável e menos invasiva aos organismos.

Por fim, perguntei à Larissa Luz se ela imaginava que em algum momento, cada metro quadrado da imagem dela, equivaleria a uma árvore e ela considerou uma linda metáfora: “Pensar que nossa existência gera oxigênio, mais vida, respiro e ar é muito gratificante e entusiasmante, no sentido de vislumbrar um motivo existencial”. Uma relação mágica. Mas como diz o ditado popular “não é feitiçaria, é tecnologia” e ficamos muito felizes de tê-la pelo Brasil.

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Outro exemplo, é a ação mais recente do #recrieoamanhã. No dia 13 de junho, os Arcos da Lapa e Museu do Amanhã foram inundados com projeções digitais simulando um futuro que ninguém quer ver acontecer. A mensagem diz respeito ao aquecimento global. Seus efeitos podem mudar completamente o local onde a gente vive. O nível do mar está subindo e pode inundar cidades litorâneas como o Rio de Janeiro. Para alguns, é só um futuro ainda distante. Para os All Stars um motivo para agir agora, unindo forças com a comunidade.

O processo agora é de colher os frutos do projeto, separar as sementes e plantar novas cores, homenageando cada vez mais líderes comunitários que estão pelas ruas do Brasil e são inspirações encantadoras, além de conscientizar as pessoas através da arte, fazendo jus ao que Larissa canta em sua música Trança:

“Faz a cabeça da menina

Comunica e entrelaça

Diz o que vem da sua raça

Estampa identidade

Atitude consciente”

A Converse te convida a conhecer mais. Acompanhe em: https://conversecityforests.com/

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Crédito dos vídeos:

Produção geral: MOOC @wearemooc | Captação Vídeo e drone: Kaluanart | Direção: Alysson Freitas | Edição: Fabrício Barreto