Carta da editora

Forças da moda.

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Foi lá, no comecinho dos anos 2000, quando o calendário brasileiro de desfiles, capitaneado por Paulo Borges, começou a se estabilizar e consequentemente se fazer notar, que ouvi pela primeira vez a frase “a moda tá na moda”. 

Sim, as pessoas pareciam ter acordado e se dado conta de que a moda é bem mais do que uma roupa, o famigerado look do dia, que, veja só, anos depois entraria na moda. 

De produtos de beleza a carros, de bancos a aparelhos celulares, toda empresa atenta queria fazer parte do então chamado mundinho. Mas, talvez, nem mesmo filósofos, como o francês Gilles Lipovetsky, tenham se dado conta da rapidez com que esse mundo cresceria. Furaria a bolha.  

Hoje, digo com a segurança de quem acompanha esse mercado de Lipovetsky a Diet Prada: em nenhum outro momento da história a moda esteve tanto na moda. E, se você quer provas, vamos aos números: são 1.091.318.292 de publicações no Instagram usando a #fashion e 246.197.916 usando a versão nacional, #moda – número maior do que o da população brasileira, diga-se de passagem. 

Na rede vizinha, o TikTok, a coisa ganha proporções do tamanho de PIBs. São mais de 243 bilhões de visualizações em vídeos que usam a #fashion. Tem ainda uma infinidade de variações – fashioninspiration, fashionmodel, fashiontips etc. etc.

E aqui já deu pra sacar o poder das mídias sociais nessa popularização de uma área que até o século 20 era para poucos, para “insiders” e “bem-nascidos”.

Nesta edição da ELLE View, não à toa, trazemos nas capas três expoentes dessa geração “sucessos em estoque” (para citar de novo Lipovetsky, #tou apegada). Com um bordão (helloooo!), muito carisma e roupas ame ou odeie, Malu Borges virou fashion queen no TikTok.

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Foto: Gui Paganini

Já Livia Nunes Marques se transformou em ícone do Instagram ao disseminar looks super, máxi, über cool e ir em semanas de moda como a de Copenhague – que muita gente até então nem sabia que existia.

E o que dizer de Lu, a assistente virtual do Magalu? Com looks-desejo do inverno 2023, a maior influenciadora digital de varejo do mundo (ainda que só exista virtualmente, quem se importa?) aparece aqui, pela primeira vez, em versão high fashion.

Numa época em que espiar, comentar e viralizar virou a regra, as imagens (e vídeos) falam alto e levam a outros fenômenos atuais, como discorre o editor Luigi Torre, que anda cansado das “polemiquinhas das redes” sobre quem fez o que primeiro: “Nos últimos anos, a caça por referência virou um hobby nas redes sociais. Vira e mexe, aparece alguém no Twitter alegando ter sido copiado por não sei quem”. Leia e tire suas próprias conclusões na matéria Crtl C + Crtl V.

Outro sinal de que mostra que a moda ficou mesmo pop, igual ao papa, é o diz que diz dos desfiles de alta-costura, o terreno, por assim dizer, mais sagrado da moda francesa. Em Runway to ELLEway, um videocast imperdível mesmo, que vale a uma hora que tem, o time da ELLE faz uma análise da última temporada e fala, inclusive, como as redes sociais podem mexer nesse jogo. 

GAME OF FASHION THRONES

 

cartas modaFalando em jogar, prepare-se para se divertir enquanto se informa. A jornalista de moda Carla Raimondi preparou a pedido da ELLE View uma matéria especial e interativa que traz a recente dança das cadeiras nas grandes marcas internacionais – mais uma vez, até para ser diretor criativo, os CEOs parecem levar em consideração a chance de alguém fazer barulho e estourar a bolha mais ainda – alô, Pharrell Williams. 

Tem mais: os principais maquiadores do Brasil contam em vídeo quais foram as belezas mais emblemáticas que assinaram nas passarelas, a repórter Giu Mesquita traz notícias frescas sobre a ode à falsificação de produtos caros da moda, mais um fenômeno cultural oferecido pelo TikTok, e a masterchef Isa Scherer entra com a ELLE na cozinha para fazer uma receita de bolo by Dior. Tudo gira em torno da moda nesta ELLE View. 😉 

Pra finalizar, então, nada melhor do que ler, o report de tendências preparado pela jornalista Chantal Sordi. Por lá, você vai encontrar tudo que sobe nessa gangorra cada vez mais veloz da moda 2023 e, de repente, até usar algo para colocar também o pezinho nesse mundo, vasto mundo.

Seja bem-vinde! 

Beijos,
Renata Piza