Claudia Liz lança coleção com Donatelli Tecidos

Inspirada na relação entre os artistas Emilie Flöge e Gustav Klimt, Claudia Liz cria estampas e tecidos de decoração para Donatelli e convida João Pimenta para transformar as novidades em roupas.


Claudia Liz lança coleção com Donatelli Tecidos.
Claudia Liz. Foto: Divulgação



Claudia Liz sempre pintou. Passarelas, estúdios fotográficos, palcos, sets de filmagem e salas de escritório podem até ter ocupado boa parte de seu tempo ao longo dos quase 40 anos em que trabalhou como modelo, atriz e diretora de uma agência de comunicação, mas o que realmente a faz feliz, além da família, é a pintura. Agora, essa paixão ganha forma em tecidos de decoração – e algumas roupas.

A convite da Donatelli Tecidos, a artista visual criou uma série de estampas e tramas de jacquard inspiradas livremente na conexão criativa entre Emilie Flöge e Gustav Klimt, duas figuras marcantes da cultura do século 20, especialmente nos movimentos da Art Nouveau e da Secessão Vienense.

“Sempre me interessei pela arte feminina e, em 2018, encontrei Emilie em uma das minhas pesquisas”, diz Claudia Liz. “Ela foi uma mulher à frente do seu tempo. Escolheu uma vida diferente do que as regras da época ditavam: não quis casar, nem ter filhos, e manteve um relacionamento livre com (o pintor) Gustav Klimt. Foi essa parceria no amor e na arte que me inspirou nesta coleção.”

Claudia Liz lança coleção com Donatelli Tecidos.

Claudia Liz. Foto: Divulgação

Leia mais: A trajetória de Claudia Liz na moda

A coleção, intitulada Entrelinhas, além de refletir o entrelaçamento entre os dois artistas, estabelece também uma conexão com a moda. “Emilie abriu, junto com suas irmãs, Pauline e Helena, um ateliê de costura no início do século 20, onde empregou 80 costureiras”, conta Claudia. Segundo ela, Emilie foi uma das pioneiras na libertação das mulheres dos espartilhos. “Bem antes de (Paul) Poiret e Chanel.”

O relacionamento com a Donatelli, empresa de tecelagem com 81 anos de atuação no mercado, começou em 2023. “Eles têm um histórico muito interessante de colaborações e, após algumas conversas, a parceria foi se concretizando”, diz Claudia. Ela nunca havia feito estampas, então decidiu estudar o assunto. “Fui atrás de me aprimorar e, nesse processo, construí um rapport com o professor Nelson da Silva, do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo.”

Aí foi só pintar as estampas e criar narrativas e personagens. Nessa etapa, outro colaborador entra em cena: o estilista João Pimenta. Claudia é fã e cliente de longa data. “Convidei ele pelo preciosismo na alfaiataria e pela liberdade de vestir corpos independentemente do gênero.” João desenvolveu os jacquards com base nas inspirações artísticas de Claudia, trazendo sua visão única e expertise para transformar essas ideias em designs marcantes.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes