• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Já conhece as mechas frontais do tipo "money piece"?

A tendência que marcou os anos 1990 com fios contrastantes do resto do cabelo está de volta para dar toque cool aos looks contemporâneos

Reprodução: @beyonce / Instagram

beyonce

PUBLICIDADE

"Você pode literalmente brincar de renovar o visual gastando muito pouco", diz a cabeleireira Jadie Daisy,de Bournemouth, na Inglaterra, ao explicar a origem do termo "money piece" (em tradução literal, pedaço de dinheiro). O nome, na verdade, refere-se à trend da vez em coloração: duas únicas mechas (que podem ser mais ou menos largas, conforme a sua preferência) ao redor do rosto, como se fossem uma moldura.

Sentiu o déjà vu? É porque o money piece nada mais é do que uma releitura do cabelo com mechas frontais dos anos 1990 (e que ficaram trancafiados a sete chaves na década seguinte). Em 2022, o segredo é ir contra aquela onda das luzes naturais do efeito "queimado de sol". O jeitão mais exagerado, declaradamente fake, sai na frente bem ao estilo dos ícones noventistas.

spice O estilo à la Geri Halliwell é o que está mais em voga no momento, mas versões menos vibrantes também tem seu lugar ao sol.Foto: Getty Images

Se você não está com toda essa disposição fashionista, não se preocupe, as versões mais delicadas também caem muito bem. “Não precisa ser, necessariamente, esse estilo de somente duas mechas na frente do rosto. As mechas são, sim, mais marcadas, mas podem acompanhar uma iluminação feita em todo o cabelo, como um balayage ou contour", sugere o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, do M.G Hair Design, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Para o colorista Romeu Felipe, do ROM. Concept, em São Paulo, uma das grandes vantagens da técnica é a possibilidade de ter os benefícios da iluminação, sem interferir tanto na saúde dos fios. “Por mais que tenha esse efeito de contraste na frente, o restante do cabelo fica mais natural e, portanto, mais saudável. Com certeza é um estilo mais fácil de cuidar e manter”, diz o especialista.

A técnica não deixa, no entanto, de ser um processo químico que exige cuidados em casa. “Sugiro o uso de um bom xampu específico para cabelo com mechas, alternar máscaras de reconstrução e nutrição e ter um bom óleo, que é essencial para manter a umidade do fio", ensina Romeu. Outros cuidados básicos como evitar o uso excessivo de ferramentas como secador e babyliss, ficar longe da água com cloro e usar um protetor térmico também ajudam a manter a saúde capilar em dia.

Celso Kamura, embaixador criativo da Wella Professionals, faz um alerta importante: “Cuidado ao tentar fazer o money piece em casa. Pode parecer simples, por ser só uma mecha, mas há um risco grande de quebra química, que é um dano irreversível", diz o expert. Melhor não arriscar.

PUBLICIDADE
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.