O mercado de beleza brasileiro anda em franca expansão. De acordo com o último levantamento da empresa de pesquisa e consultoria Euromonitor, o Brasil está na quarta posição entre os maiores do setor. Outro relatório, da McKinsey, prevê que o faturamento desse business em solo nacional, como um todo, chegará a 580 bilhões de dólares nos próximos três anos.
Nesse terreno fértil, novas empresas focadas em maquiagem, produtos para o cabelo e para pele vêm surgindo e propondo abordagens cada vez mais legais. São marcas como a Guava, que nascem atentas ao seu público consumidor e, por terem uma operação mais flexível – devido ao tamanho menor –, conseguem responder rapidamente às demandas dele. Ou ainda a Minéraux, que, apesar do nome, chegou com a audaciosa missão de desbancar a preferência por água mineral francesa no skincare.
Conheça essas e outras seis representantes desse momento mais prático, funcional, sustentável e antenado da beleza brasileira.
Guava
Categoria:
Skincare/Maquiagem
Chegada ao mercado:
Ainda que tenha sido lançada em abril do ano passado, o processo que deu o start na marca começou bem antes, em 2020. Foram três anos de dedicação – especialmente no desenvolvimento e testes das fórmulas – até colocar no mundo os três primeiros produtos: os bastões hidratante, protetor solar e multifuncional (que pode ser usado como blush, sombra ou batom).
O diferencial:
“A Guava é uma marca focada na praticidade. É para pessoas que têm a vida corrida, mas não abrem mão de se cuidar e se sentir bonitas. Gosto de dizer que a gente trabalha com uma maquiagem simplificada: todos os produtos têm skincare embutido e são multifuncionais”, explica Leonardo Gomes, CEO da empresa.
Desde o início, os lançamentos também são baseados em conversas com a clientela. “Sabemos que o mercado é muito saturado, por isso gostamos de ouvir as pessoas. Queremos saber os problemas para criar soluções que sejam mais eficientes do que qualquer coisa que elas já encontram em outras marcas.”
Lista de hits:
Pincel 4 em 1, Guava, R$ 119,90
Multistick 4 em 1 com skincare, Guava, R$ 109,90
Protetor solar FPS 50 toque seco, Guava, R$ 129,90
Palma
Categoria:
Cabelo
Chegada ao mercado:
Em agosto de 2023, Giovanna Nader, uma das principais vozes da moda sustentável e do ativismo ambiental no país, apresentou sua marca de beleza. Como era de esperar, toda a preocupação com o meio ambiente está presente também nessa empreitada pelo mundo dos cuidados com o cabelo.
O diferencial:
“Tinha que entregar performance, fazer espuma, ser cheiroso. O cabelo tem que ficar bonito, e não é só tirar o plástico. Para que fosse o mais sustentável possível, trabalhamos apenas com ingredientes naturais, corantes naturais e embalagem compostável, feita com tinta de soja”, explica Nader sobre seus xampus e condicionadores sólidos. Além de a sustentabilidade estar em primeiro lugar, já que a marca é lixo zero e livre de plástico, a Palma é ativista do bioma do cerrado – onde Nader nasceu e cresceu. Isso significa que os produtos são feitos com ingredientes como óleo de cravo e uva, pitanga, buriti, pracaxi e baru, entre outros oriundos de lá. “Vale dizer que 1 real de cada produto vendido é revertido para iniciativas de preservação do cerrado. Queremos exaltar a floresta em pé.”
Lista de hits:
Xampu + condicionador para cabelos mistos, Palma, R$ 104,90
Xampu + condicionador para cabelos secos, Palma, R$ 104,90
Xampu + condicionador para cabelos oleosos, Palma, R$ 104,90
Paisage
Categoria:
Maquiagem
Chegada ao mercado:
A ideia de criar uma marca de cosméticos surgiu na cabeça de Julia Levenstein há cerca de 15 anos, quando a empresária tinha, então, 14. “Virava noites assistindo tutoriais de maquiagens das gurus de beleza. O amor por esse universo e a falta de opções no mercado brasileiro foram as faíscas que acenderam esse desejo”, lembra. Mas foi em 2018 que o projeto começou a tomar forma e ganhar corpo, até sair do papel em 2021, quando ela encontrou Roger De Castro, parceiro e sócio da empresa.
O diferencial:
A Paisage é uma marca de maquiagem que coloca a praticidade como o principal pilar, sem abrir mão da arte e da qualidade. São produtos multifuncionais que têm uma estética artística, pouco vista no mercado nacional. “A Paisage é mais do que uma marca de beleza. É uma comunidade.”
Lista de hits:
Lapiseira de boca e olhos Crayon, Paisage, R$ 78,90
Tint multifuncional Flush, Paisage, R$ 109
Esponja, Paisage, R$ 49,42
Sattva
Categoria:
Skincare/Bodycare
Chegada ao mercado:
Como tanto a mãe quanto a avó de Yasmin Bueno sempre foram adeptas de produtos naturais e óleos essenciais, a empresária criou cedo o gosto pelo mesmo tipo de cuidado. Em 2020, depois de perceber a falta de tratamentos alternativos a preços razoáveis, ela lançou a Sattva, especializada em skincare.
O diferencial:
A fundadora da marca garante que suas criações são mais do que apenas produtos para a pele. Segundo ela, são insumos que trabalham em harmonia com todo o corpo. “O autocuidado vai muito além de skincare. O corpo funciona como um organismo. O físico e o emocional estão interligados, por isso é tão importante cuidarmos de nós por inteiro”, argumenta. O primeiro produto, batizado de Manu em homenagem à irmã de Yasmin, que sempre sofreu com problemas dermatológicos, é uma manteiga corporal que até hoje está entre os itens mais vendidos da Sattva.
Lista de hits:
Manteiga corporal Manu, Sattva, R$ 72
Bálsamo de limpeza, Sattva, R$ 72
Hidratante corporal sem cheiro, Sattva, R$ 60
Humà
Categoria:
Skincare/Scalpcare/Cabelo
Chegada ao mercado:
Lançada no final de 2021, essa é uma marca que se originou de um conceito japonês chamado shinrin-yoku, que se traduz como “o cheiro da floresta”. “Muito recentemente, a ciência mostrou que a pele tem receptores e neurotransmissores olfativos. Ou seja, ela respira e reage aos cheiros que sente”, diz Dullis Carvalho, fundadora da Humà.
O diferencial:
Pensando nisso – foram mais de 18 meses de intensa pesquisa –, a marca desenvolveu a tecnologia Bio Humà. “Trata-se de uma molécula que ativa os neurotransmissores e as células-tronco da pele, estimulando a produção de mais colágeno e elastina”, explica. Estamos falando, portanto, de uma preocupação 360º. “Há dois meses, por exemplo, lançamos o sérum capilar anti-aging, que atua no couro cabeludo – não podemos esquecer que ele também é pele, né? – e ativa o folículo piloso. Isso induz o crescimento do cabelo, aumenta a vitalidade e protege contra os raios UV, além de ser um produto antipoluição”, completa Carvalho.
Lista de hits:
Xampu em pó, Humá, R$ 79,90
Sérum capilar, Humá, R$ 109
Linha de skincare (Pré-cleanser, Cleanser e Bruma), Humá, de R$ 89 a R$ 139
Minéraux
Categoria:
Skincare
Chegada ao mercado:
Se o Brasil é um dos países com as maiores bacias hidrográficas do mundo, por que as águas termais mais conhecidas por aqui são francesas? Essa foi uma das perguntas que motivaram Ana Paula Winckler a fundar a Minéraux. Ela estava voltando de um intercâmbio na Espanha, em março de 2020, e, impactada pelas novidades de beauté que tinha visto na Europa, decidiu abrir a sua própria marca para mudar esse cenário.
O diferencial:
“Eu conhecia uma fonte de água termal e fomos pesquisar se ela era realmente dotada de propriedades benéficas para a pele. Um ano depois, descobrimos que, sim, ela tem ativos dermocalmantes e anticoceira, que ajudam a diminuir a vermelhidão e a ardência da pele”, ela explica. A partir daí foram mais dois anos de pesquisa e desenvolvimento para, em maio de 2023, lançar a Minéraux – a primeira marca de cosméticos do país 100% à base de água termal natural, pura e brasileira, com propriedades comprovadas. “Além disso, somos uma marca 100% vegana e clean beauty.”
Lista de hits:
Spray de água termal, Minéraux, R$ 89,90
Tônico refrescante de lichia, Minéraux, R$ 140
Sérum Vitamina C, Minéraux, R$ 220
MADE Skin
Categoria:
Skincare/Maquiagem
Chegada ao mercado:
Apesar de ser uma marca recém-nascida – sim, ela chegou ao mercado brasileiro em janeiro de 2024 –, a MADE Skin levou dois anos de pesquisa e desenvolvimento para finalmente se apresentar a suas consumidoras. “Investi muito nisso porque queria resolver algumas dores das mulheres. Principalmente das que passaram dos 30 anos, têm uma vida corrida e precisam de produtos que entreguem performance, mas proponham um uso simples e funcional”, resume Chris Castro, fundadora e CEO da empresa.
O diferencial:
Castro afirma ter inaugurado uma categoria de produtos no Brasil que já é bem forte lá fora: os “dews”. “É uma referência direta à palavra orvalho, em inglês. Ou seja, são fórmulas que trazem um glow superaparente para a pele, mas deixam aquele viço natural”, detalha. “É sempre desafiador abrir categorias. Precisa de coragem e muito conteúdo mais ‘educativo’. Mas sabemos que é tendência. Vimos nas últimas semanas de moda as peles em evidência, com glow total. Até a make viral da Pat McGrath para a Margiela, em certa medida, fez alusão a isso!” Hoje, a MADE Skin conta apenas com dois produtos em seu portfólio: o Primer Dew, que traz uma hidratação intensa e é ótimo para preparar a maquiagem, impedindo que ela craquele ou derreta ao longo do dia, e o Primer Dew Summer, que agrega um toque bronze à pele para quem gosta daquela sensação de verão o ano todo.
Lista de hits:
Primer Dew, MADE Skin, R$ 179
Primer Dew Summer, MADE Skin, R$ 189
Olera
Categoria:
Skincare
Chegada ao mercado:
Criada pelas sócias Virgínia Weinberg e Rafaella Carvalho, a Olera, apesar de ter apenas 8 meses de vida, já tem entre suas fãs dermatologistas célebres, como Calu Franco e Adriana Awada. “Assim que chegamos de volta ao Brasil, unimos forças para criar uma marca que representasse bem a potência do Brasil lá fora”, conta Rafaella, que, assim como sua parceira de negócios, passou anos no exterior antes de investir na marca.
O diferencial:
Sem dúvida, o uso da molécula TI35, o principal ingrediente ativo da Olera, desenvolvido especialmente pela empresa e extraído da semente do açaí. Trata-se de um biorreator da beleza, que está em processo de patente global, considerado um dos antioxidantes mais potentes já encontrados na natureza. “São 14 bioativos plurais, cientificamente comprovados, para tratar a pele, como rutina, quercitina, ácido ferúlico e ácido vanílico. Nas nossas pesquisas, ele performou como um antioxidante 24% mais potente do que a vitamina C e inibiu as MMP1s, as enzimas que degradam o colágeno, em 32%”, completa. Hoje a marca conta apenas com um produto, mas em breve mais novidades estarão disponíveis.
O hit:
Sérum molecular, Olera, R$ 380
Skin Quer
Categoria:
Skincare
Chegada ao mercado:
Com um ano recém-completado, essa é uma marca que nasceu dos ouvidos e olhos atentos da influenciadora Sarah Fonseca. Suas seguidoras estavam sempre perguntando a ordem ideal de usar os produtos de skincare e sabiam do rigor da produtora de conteúdo em relação aos cuidados com a pele. “Entendi que essa demanda precisava ser suprida e, como já tinha um diploma de administração, investi todo o meu dinheiro para criar a Skin Quer. E foi a decisão certa!”, comemora.
O diferencial:
A didática é um dos pilares mais importantes da Skin Quer. “Criamos produtos com eficácia comprovada para todos os tipos de pele e, junto com cada um deles, enviamos um cartão com a ordem correta dos produtos na hora do skincare e também explicamos como eles atuam na pele da cliente”, explica a fundadora. Para quem está começando e precisa de guia, é a pedida certa.
Lista de hits:
Kit skincare Rotina Completa, Skin Quer, R$ 499,90
Hidratante facial com ácido hialurônico, Skin Quer, R$ 109,90
Sérum ácido hialurônico e niacinamida, Skin Quer, R$ 139,90