Show de talentos

Criado há seis anos pelo Shop2gether, o projeto Novos Designers não só coloca em evidência criadores nacionais como também é hoje a principal alavanca comercial de muita marca em ascensão.

Já foram mais de 50 designers, em seis anos. Gente que hoje virou mainstream, mas era pequenininha, pequenininha. Gente como Marina Bitu, Angela Brito e, talvez a mais conhecida de todas, Rafaella Caniello, da Neriage, turma 2018. 

Idealizado por Ana Isabel Carvalho Pinto, cofundadora do Shop2gether, plataforma online de compras brasileira, o projeto Novos Designers chega à 12ª temporada com a promessa de jogar luz (e dinheiro) no trabalho de marcas cheias de potencial criativo e financeiro. “Durante a seleção das marcas, o primeiro passo é sempre a criatividade, o que aquela marca faz de melhor. Mas temos um pilar financeiro importante, a moda é um negócio. Uma vez que escolhemos a marca, compramos um ano da produção, porque entendemos que o ciclo financeiro faz parte do amadurecimento”, conta Ana Isabel. “A gente não quer só dar visibilidade.”

A cada seis meses, assim como os principais lançamentos do mercado, um tema é lançado, tipo desafio fashion, e uma nova leva de criadores pode se inscrever no site para participar. Quem passa pelo crivo de Ana Isabel e de Costanza Pascolato, que atua como consultora do e-commerce, ganha espaço na plataforma, nas mídias sociais e em revistas especializadas. Em maio, por exemplo, você conhece quem são os estilistas de 2024 nas páginas da ELLE impressa. Aguarde! 

O desafio de agora, segundo a empresária, foi encontrar marcas que apostam na autenticidade. “Mas não na autenticidade só pelo potencial criativo do designer, e sim na autenticidade como uma característica ou um asset que traduz a essência real do designer, aquilo que é verdadeiro”, ressalta. 

Em outras edições, vale lembrar, valores como sustentabilidade e ancestralidade foram a chave-mestra para criar a lista do the next big thing da moda. Na décima temporada, tivemos o momento passado, presente e futuro, em que havia uma mistura entre peças da Aria, feitas para o metaverso, e roupas de João Moraschin, que acaba de estrear no São Paulo Fashion Week.

Voltando mais na linha do tempo, o Novos Designers também contemplou grifes que trabalhassem com design emocional e heranças culturais – foi aí que se destacaram nomes como Dendezeiro, Weider Silvério e Argalji. 

Durante a escolha dos finalistas, pesam também a importância da inclusão, de designers que “estariam à margem do mercado de moda ou que dificilmente teriam algum parceiro comercial grande olhando para eles”, afirma Ana Isabel. E do coletivo: “Sou de uma época da moda em que existia uma rixa entre os estilistas, com a ideia de que não existia mercado para todo mundo. Acredito no contrário. A coletividade dá muita potência individual e é um ganho para a moda nacional, e não só pra quem participa”. 

Outra missão importante da empresária, ao longo do processo, é fazer com que a consumidora perceba valor em cada nova etiqueta. “Muitas vezes, a moda nacional é mais valorizada lá fora do que aqui. É preciso dar destaque aos novos nomes, apresentá-los e, óbvio, garantir que o produto seja bom. Costumo dizer que roupa boa é a que está vestida.”

shop2gether foto1

Verena Figueiredo usa camisa e calça, João Maraschin, e botas, Schutz. Juliana Rocha

RELEMBRE QUEM JÁ PASSOU PELO PROJETO

Turma de 2018:
Baum & Haut, Wymann, Paola Vilas, Bitti Colares e Neriage (edição 1)
Keymono Project, Von Trapp, Estúdio Pége, Struktura, Haight (edição 2)

Turma de 2019:
Linking Dotz, Augustana, Pade D, Arqvo e Wasabi (edição 3)
Sall, Ângela Brito, Iara Wisnik, Marina Saleme, Bonica e Emi Beachwear (edição 4)

Turma de 2020:

ESC, Cura, Par Par Bags, Witte Jewellery, Rocio Canvas, Marina Bitu e Freiheit (edição 5)
Lily Franco, Jouer Couture, CV4, Magari, Azulerde e Gatsalosoph (edição 6)

Turma de 2021:
Lucas Leão, Gonzalo, Nadruz, Keka Tenório, Zâmbia e Nay Sunset Wear (edição 7)
Argalji, Cocteau Studio, Ímpar Ateliê, Normando, Nui Nui, Weider Silveiro, Dendezeiro, Mile Lab (edição 8)

Turma de 2022:
Kor, Le Bain, Le Borô, Minu Lab, Nathalie Edenburg e Niini (edição 9)

Turma de 2023: 

Nau Bikinis, João Moraschin, David Lee, Mission Art, Maurício Duarte (edição 10)
Ana Duque, Aria, Sage, Koralle, Savy (edição 11)