Editora-chefe da ELLE Ucrânia faz um relato sobre a situação do país
"Quem teria pensado que 77 anos após o fim da 2ª Guerra Mundial civis da Ucrânia passariam a noite em abrigos antiaéreos", escreve Sonya Zabouga.
A pedido de colegas de redações do mundo todo, a editora-chefe da ELLE Ucrânia, Sonya Zabouga (foto acima), escreveu uma carta aberta sobre a situação que o país enfrenta hoje – e relata a sensação de incredulidade dos ucranianos ao vivenciar situações que até então pensavam estar restritas aos livros de história.
O dia 24 de fevereiro de 2022 dividiu a vida dos ucranianos em ANTES e DEPOIS.
Quem teria pensado que termos sobre operações militares que nós lembramos dos livros de história sobre a Segunda Guerra Mundial se tornariam uma dura realidade na vida dos ucranianos. Quem teria pensado que 77 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial civis da Ucrânia passariam a noite em abrigos antiaéreos, cidades seriam bombardeadas por ataques de mísseis e tanques passariam pelas ruas onde os ucranianos recentemente andavam apressados, cuidando de seus afazeres.
Quem teria pensado que hoje, nós, como a geração da Segunda Guerra Mundial, seguiríamos as regras de sobrevivência numa situação de guerra: selar as janelas da casa com fita adesiva para protegê-las das ondas de choque, diminuir, ou melhor ainda, apagar as luzes para não atrair a atenção dos aviões à noite, agir instantaneamente ao som das sirenes anunciando ataques aéreos, correndo para o abrigo antibomba mais próximo…
Pensamos que a era feudal de conquistas, com a invasão de territórios estrangeiros, já era passado. Mas aparentemente há pessoas que vivem com valores do passado.
O que está acontecendo na Ucrânia é um crime e precisa ser parado.
Choque e medo, hoje, estão misturados a um incrível senso de patriotismo e unidade que reuniu a nação ucraniana. Como nunca antes, estamos prontos a fazer tudo para defender nosso direito à paz e à autodeterminação. Agradecemos a todos que estão conosco neste momento difícil. Seu apoio nos ajuda a ser mais fortes.
Cordialmente,
Sonya Zabouga,
Editora-chefe da ELLE e da ELLE Decoration Ucrânia
Como ajudar a Ucrânia
O site How to help Ukraine Now, criado pela rede Global Shapers Community, reúne diversos links para quem quer demonstrar seu apoio à Ucrânia, seja com doações seja participando de manifestações pelo mundo. Para acessar, clique aqui.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes