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Ainda estamos na pandemia de Covid-19, mas diversos estados brasileiros já adotaram flexibilizações nas regras sanitárias, o esquema de imunização tem avançado e a América do Sul é a região que mais vacinou no mundo, até agora. O cenário, para muitos, abre uma possibilidade de poder aproveitar o sol, o céu e o mar que só o verão proporciona: é a hora da moda praia voltar a brilhar, no presencial, no corpo a corpo. Nos códigos para 2022, vemos um mergulho profundo em peças que definem o retrô, seja na modelagem, seja na estamparia.


No primeiro, os recursos para dar aquela atualizada no biquíni e no maiô são vistos em marcas como Clube Bossa e Adriana Degreas. As grifes apostam na alça larga, às vezes com um laço minimalista adornando as cores clássicas, como preto e branco, que ajudam a dar um ar sofisticado ao visual. Ainda na parte de cima, o sutiã meia-taça, relíquia dos anos 1990 que fez sucesso nos dois últimos verões, continua firme e forte. Assim como ele, o asa-delta e o "sunkini" seguem no radar e devem ajudar a definir as formas que caracterizam a moda praia deste início de década.

Para quem gosta de volume, temos uma boa notícia: os babados aparecem em bem-vinda demasia e enfeitam tops, calcinhas e maiôs. Os menos tímidos, com jeito retrô, ganham destaque, como os que vemos na Clube Bossa, Água de Coco, Triya e Cia. Marítima. Além disso, itens mais confortáveis e com menos detalhes convidam a praticar esportes perto da água. A Salinas fez uma linha especial só para isso. Nos tecidos, a lycra e a poliamida texturizada instigam o espectador para aquela segunda olhada e se tornam ainda mais interessantes nos modelos atemporais, como aqueles que vemos na PH Praia, Hype Beachwear ou Renner.

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Divulgação Salinas

Divulgação C&A


Nesta temporada, a moda praia aparece meio bege, e em vários níveis. A gama de tons esmaecidos encontra versões pastel, como o amarelinho e rosa claro, e também terrosas, que vão do tijolo ao mostarda, passando pelo verde oliva. A Haight adotou as colorações, assim como a Triya, a C&A e a Lenny. Mas nem tudo está perdido para quem gosta das cores fortes. Se o "Very Peri" é o nome do tom vivo de violeta decretado pela Pantone como a cor do ano de 2022, Lenny Niemeyer já estava com as antenas ligadas e a cor é carro-chefe em diversas peças da carioca. O pink em feat com o laranja aparece em biquínis e maiôs como dupla, ou trio, combinada a uma terceira cor. A tendência das cores vibrantes tem o efeito de outra: o neon. Eles aparecem na C&A e Hope Resort, mas também na PH Praia e Vix.

Nas referências visuais, duas artistas latinas que marcaram a história da arte com suas criações foram homenageadas. A Água de Coco estampou as obras de Tarsila do Amaral e a Triya, de Frida Khalo. Elas aparecem em biquínis, maiôs e peças de resort wear. Outro olhar para o passado é traduzido por meio das estampas paisley, dos anos 1970, a liberty, dos anos 1960, a vichy, dos anos 1950, e outras que remetem a bordados como o ponto-cruz. O último, inclusive, reforça o resgate dos trabalhos manuais que as etiquetas estão adotando. Também são identificadas tramas de crochê e macramê. Dentre as marcas que adotaram, estão a Cia. Marítima, C&A, Vix, Clube Bossa, Blue Beach, Vix, PH Praia e Janiero Body of Colours.

Para além das tendências, um jeito simples de dar cara nova a qualquer modelo é o franzido na lateral da calcinha. O recurso aparece na coleção de muitas grifes, com diferentes larguras, como na Lygia & Nanny. O que vem pela frente? A gente aposta no olho afiado de Lenny Niemeyer com sua estamparia experimental, que tem gosto de futuro.

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