Lixo têxtil de Nova York formaria uma pilha da altura do Empire State Building
Levantamento da Sanitation Foundations revelou que a indústria de moda da cidade produziu cerca de 200 toneladas de resíduo em 2020.
Os resíduos da indústria da moda de Nova York em 2020, se empilhados, teriam a mesma altura do edifício Empire State Building. É o que apontou um estudo revelado pela Sanitation Foundation, uma das organizadoras da ReFashion Week 2020. O evento, que aconteceu logo após a Semana de Moda de Nova York, está em sua terceira edição e surge como uma forma de engajar a comunidade de moda para repensar diversas partes da indústria de uma forma mais sustentável.
De acordo com as informações da da organização, divulgadas pelo WWD, 200 mil toneladas de lixo fashion foram geradas pelos nova-iorquinos no ano passado. Julie Raskin, diretora da Sanitation Foundation, no entanto, afirma que a consciência ambiental das marcas de roupa de Nova York, assim como a dos consumidores, aumentou em 2020. Ela ressalta que, embora a reciclagem de metal, vidro e papel sejam obrigatórios na cidade de Nova York desde 1989, a de resíduos têxteis não é até hoje.
“A primeira ReFashion Week, três anos atrás, buscava apenas destacar o funcionamento da economia de moda e como acontecia a reutilização de materiais”, disse ela. “Mas, no ano passado, a organização se envolveu para realmente torná-la uma experiência intersetorial porque percebemos que a questão dos resíduos não era um problema que o governo ou o setor privado por si só podem resolver.”
O evento de conscientização deste ano começou na última sexta-feira (26.02) e vai até o final desta semana, e conta ainda com um desfile virtual. Alguns designers, como Heron Preston e Eileen Fisher, estão entre os convidados.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes