Saint Laurent anuncia parceria com Helmut Lang, o próprio

Quinze anos depois de se afastar da moda e se concentrar em seu trabalho como artista, o austríaco irá colaborar no novo projeto de Anthony Vaccarello, na Saint Laurent.


origin 1093



Em meio ao espírito maximalista dos anos 1980, Helmut Lang foi como um sopro de renovação para a década. Propondo um visual contrário ao que, até então, dominava as passarelas e araras, o estilista trouxe à tona um design cru, polido e minuciosamente arquitetônico, influenciando diversos estilistas que vieram depois. Com a nova abordagem, articulou a vanguarda da moda e se tornou um dos maiores fenômenos criativos já vistos.

Autodidata, desde os seus 18 anos Helmut se dedicou ao estilismo, construindo uma elegância subversiva capaz de unir e agradar os mais diferentes movimentos, das subculturais ao mainstream fashionista. Na época, seus códigos se difundiram rapidamente e até hoje são reinterpretados.

Tendo uma mente à frente do seu tempo, ainda lá atrás, Helmut concentrou os seus esforços em aliar a moda à tecnologia. O seu uso inovador de tecidos, por exemplo, resultou em misturas impressionantes, como o metal com matérias-primas naturais e a seda com o nylon. E foi também nessa busca por marcar territórios ainda pouco explorados que ele, há duas décadas, transmitiu online um de seus desfiles. Atualmente, ainda mais em tempos pandêmicos, a ideia pode parecer óbvia, mas em 1998 definitivamente não era.

Em 1999, entretanto, Helmut vendeu 54% de sua empresa para o Grupo Prada e, em 2004, o restante de sua participação. No ano seguinte, em 2005, o austríaco se afastou de vez da moda, sem justificativas divulgadas, mas com especulações de possíveis desentendimentos criativos e administrativos com Patrizio Bertelli, CEO da holding. Desde então, passou a se dedicar inteiramente ao seu trabalho como artista plástico e até mesmo o seu acervo não existe mais. Isso porque, em 2010, um incêndio atingiu o seu ateliê no Soho e destruiu todo o seu arquivo. Os restos queimados foram transformaram em obras de arte apresentadas em sua primeira exposição.

Comeback na moda? Sim, porém como artista

Quinze anos depois, o designer segue tendo sendo referência para grandes nomes, entre eles, Anthony Vaccarello. O atual diretor criativo da Saint Laurent acaba de anunciar uma parceria com Helmut. Sendo inicialmente planejada como uma collab de jeans, a proposta foi recusada pelo austríaco, porém, o mesmo sugeriu algo em que o seu trabalho como artista pudesse ser contemplado. Anthony não pensou duas vezes.

xFUmtIDi image 1381 scaled

Escultura de Helmut Lang.Foto Cortesia | Saint Laurent

“Há anos sou fascinado por Helmut. Para a minha geração, ele é o designer que melhor representa os anos 1990. Eu o considero no mesmo nível de alguém como Coco Chanel pela maneira como ele trouxe realidade para a moda, algo que todo mundo ainda está copiando. Helmut foi o primeiro a se levantar contra mensagens promocionais artificiais. Sua visão e direção de arte trouxeram todos de volta à essência real e significativa da moda”, falou Anthony, em entrevista ao Business of Fashion, para anunciar o novo projeto.

Intitulada “Helmut Lang X Anthony Vaccarello for Saint Laurent Rive Droite”, a colaboração se deu a partir de uma apurada pesquisa pelo arquivo da Saint Laurent que seria descartado. Assim como fez em sua primeira exposição, Helmut destruiu as peças, misturou com resina e as transformou em esculturas. As obras serão exibida pela primeira vez em Paris e depois seguirá para Los Angeles. Helmut já parece animado: “Eu sempre tive o maior respeito pelo trabalho de Yves, e Anthony criou uma visão incomparável para a Saint Laurent, promovendo o legado da casa de uma forma verdadeiramente contemporânea. Mas, mais significativamente, Anthony foi a primeira pessoa da moda a se envolver no meu trabalho com foco na arte”, disse.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes