AWAKE leva 20 nomes da moda sustentável brasileira para Milão
Evento será realizado na Terrazza Martini, paralelamente aos desfiles da semana de moda italiana.
Este ano a moda brasileira respira novos ares e pretende deixar isso claro para o mercado. De acordo com Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), este é o momento de mostrar ao mundo a potência sustentável que o país oferece. Por isso, o órgão abraçou o AWAKE ( em inglês, acordar), uma celebração da moda brasileira contemporânea, que nasce de um encontro com a ADN Reset e a Métier Tropical.
A ADN Reset é uma plataforma que conecta marcas de moda sustentáveis e promove a transformação digital do setor. Já a Métier Tropical se dedica a integrar a moda brasileira ao mercado global, oferecendo suporte estratégico às marcas.
O AWAKE ocorre entre os dias 18 e 20 de setembro, quando 20 designers brasileiros vão apresentar suas criações socialmente responsáveis na famosa Terrazza Martini, em paralelo à semana de moda de Milão, edição verão 2025. Criadores do Brasil inteiro foram selecionados a partir de inscrições feitas no site da Apex.
Sem querer ser tradicional em nada, o AWAKE foi pensado para ir além dos modelos que incluem desfiles tradicionais. O formato é de uma exposição com a possibilidade de levar os visitantes a conhecer o trabalho das 20 marcas através de apresentações multimídia e minidocumentários. Os organizadores querem revelar as histórias por trás dos designers e o compromisso de cada um com a sustentabilidade, principal ponto dessa ação. “Esse é um trabalho que a gente quer que cresça muito no Brasil. Resolvemos fazer um projeto diferente, que atinja o país inteiro. Dá mais trabalho, mas é o que eu chamo de busca ativa. Identificamos os que não são visíveis, mas que estão fazendo um trabalho muito interessante e, com isso, já os conectamos direto com a Semana de Moda de Milão, que é uma grande referência para o mundo”, explica Viana, em entrevista exclusiva à ELLE Brasil.
Trabalho da Atelie TRANSmoras fará parte da AWAKE em Milão.
Durante o AWAKE, cada um dos designers participantes apresentará uma coleção com um número restrito a 12 ou 15 peças. O foco aqui é promover a moda brasileira contemporânea com toda nossa diversidade cultural, unida às práticas responsáveis dos estilistas, e também estimular o consumo de uma moda sustentável.
“O design brasileiro sempre se destacou por sua ousadia e criatividade, seja na moda ou na arquitetura. Desde as icônicas estruturas modernistas de Oscar Niemeyer até o vibrante e inovador cenário da moda, a influência do Brasil é inegável”, diz Daniela Russo, fundadora da Métier Tropical. “É por isso que o AWAKE é mais do que um evento: é um movimento que celebra a criatividade e a resiliência dos criadores brasileiros. Nosso objetivo é mostrar o talento e a criatividade excepcionais que o Brasil tem a oferecer e, ao mesmo tempo, enfatizar a importância da responsabilidade ambiental e social na moda. Desde a década de 50, o design brasileiro tem estado na vanguarda da inovação, combinando um rico patrimônio cultural com tendências contemporâneas”, complementa.
Conheça as 20 marcas selecionadas para o AWAKE:
- Maurício Duarte, Catarina Mina, Flavia Aranha
- Marina Bitu
- Atelie TRANSmoras
- Alina Amaral
- The Paradise
- Alexandre Pavão
- Murmaid
- Leafy
- Dindi
- Augusta
- Min RJ
- Maria Pavan
- Lahara Brand
- Bela Brand
- Barbara Muller
- Flavia Amadeu Acessórios
- Cura
- Jordana Rocha
LEIA TAMBÉM: CONFIRA O CALENDÁRIO DAS SEMANAS DE MODA INTERNACIONAIS VERÃO 2025
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes