Efeito tênis Adidas Samba: Adidas lança linha premium A-Type
Depois do sucesso do tênis Adidas Samba, marca cria a A-Type, uma linha premium com clássicos repaginados.

Na segunda-feira (10.02), a Adidas anunciou o lançamento de uma linha premium: a A-Type. A novidade é parte da divisão de moda e lifestyle da casa, a Adidas Originals, e tem como objetivo fornecer seus produtos mais emblemáticos, como o tênis Adidas Samba, em materiais de alto padrão.
Conjunto esportivo de couro italiano da A-Type, a linha premium da Adidas. Foto: Gabriel Moses
No comunicado oficial, a alemã definiu a A-Type como “uma subdivisão artesanal, feita com tecidos premium em ateliês de excelência”. Ou seja, são algumas das peças e assinaturas mais famosas da etiqueta recriadas com tecidos e processos manuais de alta qualidade. Pense no conjunto esportivo monocromático com três listras, agora em couro italiano, ou no famoso logo Trefoil em um brinco de prata.
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Na primeira leva, o tênis Superstar, originalmente projetado nos anos 1970 como um calçado de basquete, aparece em versão feita de couro, com cadarços de cashmere – a embalagem é uma caixa de madeira com luvas para manusear o item, assim como uma obra rara de museu. O agasalho Firebird, criado em 1980 para profissionais do atletismo, ganha zíper banhado a prata. A nova coleção inclui também acessórios, como brincos, anéis e correntes, que fazem acenos ao universo hip-hop.
Modelo com brinco de prata da A-Type, a linha premium da Adidas. Foto: Gabriel Moses
Os preços variam entre 500 e 1,5 mil dólares. As peças, contudo, ainda não estão disponíveis para venda nem há previsão de quando isso acontecerá. Inicialmente, apenas uma seleção de amigos da marca terão acesso aos produtos, parte de uma estratégia para entender a recepção do público.
A escolha de produzir uma linha premium não é completamente estranha à Adidas. Nos últimos anos, a label fez parcerias de sucesso com grifes de luxo como Prada e Gucci na recriação do tênis Adidas Samba, além de uma dobradinha com a Balenciaga. Essas collabs deram segurança para a aposta em um tíquete mais alto.
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A maré está boa para o casamento entre moda e esporte. Além do patrocínio premium do grupo LVMH nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Louis Vuitton anunciou em janeiro um contrato de patrocínio de 10 anos com a Fórmula 1. No Super Bowl do último domingo (09.02), aconteceu uma série de ativações com novos designers, como Willy Chavarria e Martine Rose. A roupa esportiva está ganhando medalha de ouro e até a Miu Miu anunciou nesta terça-feira (11.02) o lançamento da Miu Miu Gymnasium, uma seleção de itens para atividades físicas derivados da coleção de verão 2025, à venda por tempo limitado.
Por fim, a A-Type também dá continuidade à valorização de arquivos, um movimento forte em grandes casas de moda. Para a Adidas, não se trata de uma novidade e os resultados são vantajosos. Desde 2001, a divisão Originals retoma ícones desses mais de 75 anos de história. E, não à toa, Samba, Gazelle e Campus voltaram a ser febre.
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