Cor de maquiagem tendência: o azul-bebê está de volta aos olhos

Prepare-se para o revival mais fresco (e nostálgico) da temporada: a sombra azul-bebê é a cor de maquiagem tendência dos próximos meses.


cor de maquiagem tendência
Foto: @jennakristina



Se você viveu os anos 2000, prepare-se para uma onda de nostalgia: a sombra azul-bebê está de volta! Mas não estamos falando de um retorno qualquer. A nuance delicada e geladinha, um hit entre as adolescentes no início do milênio, se consolidou como a cor de maquiagem tendência dos próximos meses e promete dominar desde os looks mais fashionistas até as produções do dia a dia.

Logo nos primeiros meses de 2025, a tonalidade pastel começou a despontar em vídeos virais nas redes sociais, tapetes vermelhos (oi, Chappell Roan!) e no portfólio das principais marcas de beleza. Com variações que vão do azul-centáurea mais suave ao acabamento metálico, a cor ganha destaque principalmente em versões opacas ou levemente acetinadas, perfeitas para looks frescos e modernos. E o melhor: ela funciona para todos os tons de pele, adaptando-se com facilidade tanto a maquiagens ousadas quanto às mais discretas.

O retorno da cor que marcou uma geração

Quem viveu a adolescência entre o fim dos anos 1990 e o começo dos anos 2000 provavelmente tem memórias vívidas da sombra azul colorindo o olhar das divas do pop da época. Britney Spears, Christina Aguilera e o grupo Destiny’s Child são apenas alguns nomes que ajudaram a eternizar o tom nas pálpebras. Naquela época, a maquiagem era marcada por alto contraste, brilho e um toque de irreverência que o azul traduzia como nenhuma outra cor.

cor de maquiagem tendência

Foto: @xtina

Agora, a estética Y2K retorna revisitada, com acabamento mais sofisticado e aplicação cuidadosa. A versão 2025 da sombra azul-bebê não tem medo de ser suave, minimalista ou artística. A paleta pastel, que voltou a ganhar força nas últimas temporadas, encontra nessa tonalidade um ponto de equilíbrio entre romantismo e modernidade.

Leia mais: 7 penteados dos anos 2000 que vale reproduzir para inovar o visual

Como usar a sombra azul-bebê?

Se a ideia é começar aos poucos, aplique um toque de sombra azul-bebê no canto interno dos olhos, apenas para iluminar. Essa técnica garante um ar atualizado ao visual, sem exigir muita ousadia. Para quem deseja um efeito mais dramático, vale apostar em pálpebras inteiras com acabamento metálico, delineado azul esfumado ou até mesmo um olhar gráfico com linhas geométricas.

cor de maquiagem tendência

Foto: @davidrazzano

A dica para equilibrar a produção é manter o restante da maquiagem mais neutra: um blush rosado, pele iluminada e gloss transparente criam a moldura perfeita para deixar os olhos brilharem. Para quem ama um look monocromático, brincar com tons de azul nos cílios e na linha d’água também pode ser uma escolha divertida.

Quem já aderiu à cor de maquiagem tendência da vez?

Dior, Chanel, Bruna Tavares e Océane já lançaram sombras nas mais diversas texturas e formatos que contemplam variações do azul-bebê. Nos tapetes vermelhos internacionais, Chappell Roan e seu maquiador, Andrew Dahling, são os grandes incentivadores da cor nas pálpebras.

cor de maquiagem tendência

Foto: @chappellroan

Mas a cantora norte-americana, de 27 anos, não está só. Pelo contrário, ela puxa uma lista com nomes como Kaya Scodelario, Salma Hayek, Zoey Deutch, Lucy Hale, Anok Yai e Sabrina Carpenter que também se renderam ao azul.

cor de maquiagem tendência

Foto: @nikki_makeup

cor de maquiagem tendência

Foto: @nikki_makeup

cor de maquiagem tendência

Foto: @jennakristina

MET Gala 2024

Foto: Getty Images

MET Gala 2024

Foto: Getty Images

No TikTok e no Instagram, influenciadoras, celebridades e maquiadores vêm testando a tendência em diferentes propostas. Nas passarelas nacionais, a Misci coloriu de azul as pálpebras de algumas modelos para o desfile de Tieta, sua mais recente coleção, apresentada em abril. A beleza era assinada por Cris Biato.

cor de maquiagem tendência

Mais do que uma simples tendência passageira, a sombra azul-bebê traz uma nova abordagem à maquiagem: divertida, leve, mas ainda assim impactante. Em tempos de estética nostálgica e revivals fashion, a cor ressurge não apenas como memória afetiva, mas como um recurso criativo, estiloso e — por que não? — inesquecível.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes