Simone Rizzo e Loris Messina deixam a direção criativa da Sunnei
Durante o desfile de verão 2026, feito em parceria com a casa de leilões Christie's, a dupla da Sunnei fingiu leiloar a marca e seus fundadores.
Parecia só mais uma das performances provocadoras criadas por Simone Rizzo e Loris Messina, os fundadores e diretores criativos da Sunnei. No entanto, o leilão que substituiu o desfile tradicional de verão 2026 teve gosto de adeus: a dupla acaba de anunciar que está deixando o cargo criativo da etiqueta que fundaram.

Sunnei, verão 2024. Foto: Divulgação
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Nada foi dito durante a apresentação, que contou com um leiloeiro da tradicional Christie’s. “Tudo o que fazemos é espontâneo, descomplicado e vem da nossa intuição. Nós dois sentimos que era o momento certo de virar a página. Sabemos que, quando nossas mentes se alinham em um sentimento, precisamos agir”, disseram, em entrevista ao portal Business of Fashion.
A Sunnei foi criada em 2014 e, nos últimos onze anos, se tornou queridinha da moda milanesa por sua visão audaciosa. Os desfiles eram sempre um show à parte. No verão 2025, colocaram apenas modelos mais velhos na passarela. Um ano antes, os estilistas distribuíram plaquinhas com números para que os convidados dessem notas aos looks da coleção. Já no inverno 2023, o catwalk terminava com um mosh pit, com os modelos se jogando nos braços da plateia, enquanto no verão do mesmo ano, o casting era composto apenas por gêmeos idênticos, que trocavam de lugar – e de look – na porta giratória da boca de cena. Sempre havia uma surpresa.

Sunnei, inverno 2023. Foto: Divulgação
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“Nossas formações nos ajudaram a manter a mente aberta para tudo. Antes de dar à luz a Sunnei, trabalhamos em várias áreas, desde fotografia até compras e imprensa. Isso nos deu uma visão 360° do mercado”, disse Simone Rizzo, em entrevista ao diretor de moda Luigi Torre, publicada no volume 11 da ELLE Brasil. Loris Messina completa: “E a falta de experiência prévia em design nos levou a abordar esse trabalho sem nenhuma ideia preconcebida. Aprendemos tudo com a mão na massa, da seleção de tecidos à organização das provas de roupas antes do desfile. O que veio antes nos permitiu entender o que queremos, como nos mover e como pensar, em relação à comunidade que desejamos alcançar.”
O futuro da etiqueta ainda não foi revelado. “A Sunnei é o organismo que nós criamos, mas ele é autônomo. Ele pode crescer por si só: o time é simplesmente incrível”, finaliza Rizzo, na mesma entrevista ao BoF.
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