MFW: Sunnei, verão 2025

Comemorando 10 anos, Sunnei reflete sobre o tempo com casting apenas de modelos mais velhos.


sunnei verão 2024 da milão fashion week
Sunnei, verão 2025 Foto: Getty Images



Na moda, quando surge algo fresco, trazendo empolgação, dizemos que é jovem. Quando perde a graça e já não funciona mais, somos imbatíveis em taxar: envelheceu. Está tão intrínseco em nossas cabeças que ficar velho é algo negativo, que usamos o passar do tempo como sinônimo de coisa ruim. Nesta sexta-feira (23.9), ao completar 10 anos de negócio, os fundadores da Sunnei, Loris Messina e Simone Rizzo, ficaram com aquele jeitão reflexivo que só os aniversários costumam proporcionar. 

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Foto: Getty Images

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Para eles, envelhecer tem algumas especificidades. Primeiro, porque a marca é de Milão, uma cidade em que um quarto da população tem mais de 65 anos de idade. Segundo, pois ambos ficaram conhecidos por criarem “a grife de moda da nova geração mais maluca da Itália” – em suas próprias palavras. Será que a nova marca de moda mais maluca, irreverente e interessante do país consegue manter esse posto com o passar do tempo?

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A apresentação foi uma espécie de performance: com um casting de modelos formado só por pessoas mais velhas, o duo de designers colocou na passarela tudo aquilo que é essencial à etiqueta. Dessa vez, as peças “mais jovens” da cena italiana, vestiam gente que já soprou ao menos 50, 60, 70 velinhas na vida – a média era 70 anos. No geral, a sacada rende bem.

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Homens e mulheres, a maioria de cabelos brancos, atravessaram a passarela com as unhas dos pés pintadas de preto e usando uma segunda pele estampada, além de alfaiatarias mais esportivas e looks com um ou outro elemento marcante, seja uma cor vibrante, seja um volume ousado. Tudo isso, porém, sem parecerem fantasiados de Gen Z. É uma baita prova de que a marca tem alcançado, nestes últimos anos, o equilíbrio entre loucurinhas pontuais e criações perenes – combustível para atravessar várias outras décadas.

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