MFW: Diesel, verão 2025
À frente da Diesel, Glenn Martens joga luz na circularidade com coleção alienígena-sexy num aterro coberto de jeans descartado.
Diesel é denim. A frase que ecoou pela trilha sonora do desfile da marca neste sábado (21.09) deixa claro o seu propósito. Na verdade, o tema já estava escancarado antes da apresentação começar, graças aos impressionantes 14.800 kg de sobras de jeans que cobriram a passarela, refletindo os principais temas da coleção: circularidade, upcycling e, claro, denim.
Diesel, verão 2025. Getty images
leia mais:
MFW: Diesel inverno 2024
Desde que o estilista belga Glenn Martens assumiu a direção criativa, em 2020, a Diesel se tornou uma das marcas mais aguardadas da semana de moda de Milão, muito pelo tratamento inovador dado ao material – ele até lançou um documentário sobre o tema, em julho. Dessa vez, o reaproveitamento de tecido é envelopado numa coleção futurista, experimental e meio apocalíptica.
Diesel, verão 2025. Getty images
Getty images
Getty images
Com os olhos pintados num mood alienígena-vampiresco, as modelos pareciam ter vindo de um futuro distópico – ou da rave –, com looks rasgados e desgastados. Mas não pense num esgarçado qualquer, desse que aparece só no joelho da calça. Na Diesel, a técnica é elevada ao extremo em peças inteiras, tanto jeans como jacquard e xadrez, num uso mais complexo do devorê.
Getty images
Getty images
Getty images
leia mais:
MFW: Dolce & Gabbana, verão 2025
O mesmo método é usado para criar texturas e formas volumosas em casacos e jaquetas, assim como nas peças de tule que arrematam calças, tops e macacões colados ao corpo. Nessa lógica, as franjas também aparecem aos montes, do denim destruído ao couro estruturado.
Getty images
Getty images
Getty images
Apesar da variedade de shapes, a coleção da Diesel é mais sexy, a exemplo dos looks desconstruídos feitos com lenços reaproveitados. Costurados e sobrepostos uns aos outros, se transformam em saias assimétricas, microtops e vestidos, num mix cool de estamparia digital. Outra maneira interessante de retrabalhar clássicos de um jeito vanguardista, algo que já se tornou especialidade de Glenn Martens.
Getty images
Getty images
Getty images
leia mais:
Confira o line-up completo da SPFW N58
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes