Cortejo fúnebre de João Pimenta é destaque do quarto dia da SPFW

E mais: o início das comemorações de 10 anos da Handred, os desejos reprimidos de Silvério, os filmes favoritos de Tom Martins e a festa de Walério Araújo.


OjyC6z4N origin 1284 scaled



Em novembro de 2020, João Pimenta apresentou um dos vídeos de moda mais impactantes da primeira edição da São Paulo Fashion Week durante a pandemia. Com os rostos todos cobertos por máscaras ultradecoradas, os modelos (ou o modelo, não dava para saber ao certo) transmitiam uma sensação de sufoco, não muito diferente da situação da que se vivia na realidade. Desde então, o estilista vem fazendo de suas coleções uma espécie de válvula de escape ou reflexo de emoções próprias ou coletivas em maior ou menor grau.

Na sexta-feira, 03.06, João decidiu transformar sua passarela num cortejo fúnebre. No convite, lia-se a recomendação para que os convidados fossem vestidos de preto dos pés à cabeça. No backstage, ele contou que esta é a última parte de uma série de apresentações, iniciada com a chegada da covid-19 há mais de dois anos e, agora, acrescida pelo caos político em nos encontramos.

A tradição de usar preto em funerais se difundiu durante a Idade Média, nos anos lembrados como “os mil anos de escuridão”. A comparação com nosso presente dispensa maiores explicações. Ainda mais para quem vive no Brasil: os últimos quatro anos foram obscuros.

sPhf7blF image 1821 scaled

João Pimenta.Foto: Divulgação

O desfile-político de João Pimenta poderia chocar apenas pela mensagem, pela música fúnebre, pelo poema A Flor e a Náusea, de Carlos Drummond de Andrade, recitado enquanto os modelos caminhavam. Mas ele também impacta pelos detalhes preciosos que o estilista costuma colocar em tudo que toca. São roupas pesadas, de várias camadas e nuances, que merecem ser olhadas de perto, tocadas, sentidas. As misturas de tecidos, matérias primas e técnicas usadas nesta coleção são infinitas.

Pense em vestidos midi de renda combinados a calças de alfaiataria e blazers abertos nas costas, saias sobrepostas, sobretudos bordados, devorês de onça e flores em jaquetas e coletes puffer, saias longas volumosas, ternos de paetê e alfinetes e capas com capuzes gigantes. Tudo preto. A coleção começa casual (“para os meus parâmetros”, como brinca o estilista no backstage) e termina com peças de alfaiataria com caveiras e esqueletos bordados.

Entre o caminhar dos modelos, todos negros, a cantora Nábia Villela recitava, entre outros versos, o seguinte: “Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego. Uma flor ainda desbotada ilude a polícia, rompe o asfalto. Façam completo silêncio, paralisem os negócios, garanto que uma flor nasceu”. Ao fim do desfile, João Pimenta entrou na passarela fazendo um L com uma das mãos. Sua coleção é pesada, sombria, obscura, mas seu trabalho e técnica aparece, brilhando. Como uma luz no fim do túnel – e, agora, enfim, há uma.

9FKHxNqc image 1822 scaled

Handred.Foto: Divulgação

Quem também escolheu versar sobre o Brasil de 2022 foi a Handred, marca do carioca André Namitala, que completa dez anos de existência. “Minha coleção é toda em tons de vermelho, em um paralelo ao nosso momento político”, explica ele. A coleção é uma celebração do ofício das costureiras que trabalham com Namitala há anos. A moda é mais festiva do que costumamos ver na etiqueta, com bordados de canutilhos, chapéus escultóricos, estampas recortadas a laser e aplicadas no veludo, além de outros trabalhos de superfície.

Walério Araújo é outro nome que está em clima de comemoração desde o ano passado. E dizer que sua passarela virou uma festa é redundância. Quem conhece a trajetória do estilista e seus mais de 30 anos de carreira, forjados em clubes noturnos, bailes de carnaval e muito fervo, sabe que as suas coleções podem até buscar uma ou outra referência externa, mas, no final, tudo acaba na pista.

4o8AA3SA image 1823 scaled

Walério Araújo.Foto: Antônio Pereira Brandão

Desta vez, a celebração não só era esperada como foi buscada. Walério chamou Alexandre Herchcovitch e Johnny Luxo para fazerem a trilha ao vivo e fuçou o próprio acervo atrás de hits festivos – como o vestido amarelo de franjas usado por Rita Cadillac no Carandiru. Olhar para trás, conta o estilista, é reviver as feiras alternativas dos anos 1990, tal qual o Mercado Mundo Mix, além de toda a juventude underground que o acompanhou. Para entrar no clima do desfile, imagine plumas, vinil e paetês, emblemas LGBTQIA+, como Eloína dos Leopardos, drags e até mesmo um Mister Walério Araújo 2022 com tanquinho à mostra.

Vontades que vem de dentro

A pandemia ainda é um tema bastante presente nos bastidores da SPFW. Muitos desfiles estão retornando só agora às passarelas físicas – um deles é o da Martins. Nesta temporada, o estilista se inspirou em quatro filmes que marcaram sua história, O Mágico de Oz (1939), Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem (1988), Kill Bill (2003) e Pânico (1996). Apesar das temáticas cinematográficas completamente diferentes da moda apresentada por Tom Martins reforça os códigos com os quais o estilista vem trabalhando desde o início da marca.

i9MIbMgZ image 1824 scaled

Martins.Foto: Antônio Pereira Brandão

Peças amplas, camisetões, camisas de linho, moletons, vestidos longos e quadrados e bermudas enormes ganham estampas e referências que remetem a cenas dos longas escolhidos – a paisagem de Oz, a máscara do Pânico, as listras borradas de Beetlejuice e a calça e jaqueta amarelas de Kill Bill. A novidade fica por conta das plumas, usadas para decorar barras de mangas e saias, e os paetês, que aparecem nos looks finais.

v0qhZEPx image 1825 scaled

Foto: Antônio Pereira Brandão

Já na Silvério, vontades internalizadas durante os dois anos de pandemia foram a força motor para a coleção desfilada nesta edição. Idealizador do Projeto Sankofa, ele insere pontos de cores vibrantes que despontam entre as camadas de roupas pretas volumosas para simbolizar esse desejo reprimido. O foco na alfaiataria segue como o norte da marca de Rafael Silvério, que, dessa vez, apostou em silhuetas sereia tanto em saias quanto nas calças boca-de-sino.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes