Tradição e modernidade se encontram na Holiday Season 2025 da Bvlgari

A joalheria romana Bvlgari olha para o legado da cidade que lhe deu origem e recupera algumas tradições de Ano-Novo para uma virada cheia de brilho, glamour e prosperidade.


bc 4 JW 25 Holiday BB Bzero1 Serpenti Endorsed01 1080x1080 Topaz Gigapixel 2x scale



CONTEÚDO APRESENTADO POR BULGARI

Vestir cores específicas, iluminar a casa, reunir pessoas queridas e servir comida boa e farta ao som de música alta são algumas tradições de Réveillon com origens milenares. No caso, desde a Roma Antiga, onde o primeiro dia de janeiro (dedicado ao deus Jano, senhor dos começos e dos limiares) precisava ser inaugurado com luz, brilho, otimismo e positividade. 

Fundada na Cidade Eterna em 1884, a Bvlgari carrega os mesmos conceitos em sua essência – e, mais 2.000 anos depois, esse repertório cultural define a atmosfera da Holiday Season 2025 da maison. Na campanha Together We Celebrate, joias, relógios, bolsas e fragrâncias se tornam pequenos talismãs de prosperidade e alegria. Exatamente como as strenae, os presentes de boa sorte oferecidos pelos romanos nas comemorações de Ano-Novo.

Os itens mais comuns desse ritual eram mel, figo, moedas e ouro. Acreditava-se que o metal havia caído do Sol e, portanto, carregava propriedades transcendentais. Usar ou possuir algo nesse material era como carregar uma fração da luz celeste – além de sinal de poder. As coleções Bvlgari Bvlgari e Cabochon, com suas formas lapidadas em ouro amarelo, representam bem essa herança.

2 W

A linha Serpenti vai pelo mesmo caminho. Ela foi lançada em 1948, com um relógio-bracelete que trazia o mostrador escondido na boca do réptil. Nos anos 1960, as peças ganharam novo visual, com esmaltes coloridos e pedras como lápis-lazúli, coral e turquesa. Foi um sucesso em Hollywood. Elizabeth Taylor usou um durante as filmagens de Cleópatra (1963). 

Na Roma Antiga, o animal era signo de proteção e sabedoria. Ouroboros, a cobra que morde a própria cauda em ciclo infinito, simboliza o renascimento perpétuo. Presentear alguém com uma serpente (hoje apenas figurativa, felizmente!) era como desejar todas essas qualidades a ela.

J

As conexões vão além das superstições. Fazendo jus à mitologia da inovação constante, o design e a execução complexos das joias Serpenti são um desafio e um motor para o aprimoramento e evolução contínuos. Outra família que ilustra com maestria a perfeição técnica tão almejada pelos romanos é a Tubogas. O nome vem da inspiração original: as tubulações de gás feitas de cobre. De forma parecida – e com uma engenharia própria –, a Bvlgari uniu elos de ouro sem solda para dar maleabilidade às peças.

J 25 Holiday Bzero1 SL01 1080x1080 Ok

Esse mesmo recurso é aplicado à coleção B.zero1. As formas ovais de seus componentes fazem referência aos arcos e à volumetria do Coliseu, construído entre os anos 72 e 80 d.C., durante os impérios de Vespasiano e Tito. Nessa releitura, a Bvlgari se permitiu um pouco de liberdade criativa: em vez de reproduzir o desenho com rigidez, preferiu a flexibilidade.

2 J

Já a família Divas’ Dream, com seus padrões em formato de leque, ecoa a relação entre a arquitetura e a luz (como os mosaicos geométricos de vidro e pedras coloridas das Termas de Caracalla), central ao estilo clássico da época. Cravejadas de diamantes e outras pedras preciosas, elas fazem ainda alusão ao brilho dos fogos de artifício.

Roma não é conhecida como a Cidade Eterna por acaso. Seus imperadores acreditavam que dominar o tempo era sinônimo de dominar o destino. A história mostrou que não foi bem assim. O que se provou indelével foi seu legado cultural, estético e de conhecimento – os relógios Serpenti Tubogas, Serpenti Seduttori, Octo Roma e Octo Finissimo que o digam. A Holiday Season 2025 da Bvlgari não apenas dialoga com essa herança, como devolve seu brilho renovado. Sob o céu de Jano, tradição e modernidade se encontram mais uma vez para produzir algo novo.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes