6 maneiras de incorporar a decoração estilo industrial em casa

Entre memória arquitetônica, materiais aparentes e soluções contemporâneas, a decoração estilo industrial ganha novas leituras, cada vez mais acolhedoras, sustentáveis e pensadas para o morar atual.


6 maneiras de incorporar a decoração estilo industrial em casa



No imaginário coletivo, a decoração estilo industrial costuma ser associada a galpões frios e fábricas desativadas. No entanto, essa estética evoluiu no universo do design de interiores e passou a dialogar com temas cada vez mais relevantes, como sustentabilidade, reaproveitamento de estruturas existentes e valorização da história dos edifícios, especialmente nos grandes centros urbanos.

LEIA MAIS: 7 itens de decoração para a sala que fazem diferença no décor

Concreto aparente, tijolos à vista e estruturas metálicas seguem presentes, mas aparecem combinados com madeira, tecidos e plantas, criando ambientes acolhedores e funcionais. 

Para descobrirmos as melhores maneiras de incorporar a decoração estilo industrial em casa, conversamos com os arquitetos Vivian Reimers, do escritório VRO Arquitetura, e Bruno Moraes, do BMA Studio. Confira as sugestões dos profissionais, a seguir: 

 

  1. Valorizar a estrutura original do imóvel

  2. 6 maneiras de incorporar a decoração estilo industrial em casa

Foto: Mariana Orsi | Apartamento projetado pelo Rodra Arquitetura aposta no concreto aparente e conta com mobiliário de madeira e detalhes coloridos, que aquecem os ambientes.

 

Um dos pilares da decoração estilo industrial envolve assumir o que já faz parte da arquitetura do espaço, com destaque para vigas, pilares, lajes, concreto e tijolos à mostra. De acordo com a arquiteta Vivian Reimers, trata-se de uma abordagem que possibilita a renovação de edifícios antigos sem descartar as suas características originais. “Preservar as estruturas existentes também é uma forma mais consciente, reduzindo o impacto ambiental e valorizando a memória da cidade”, explica. 

“Aquilo que antes era visto como inacabado ou provisório agora é compreendido como estética, conceito e identidade”, afirma o arquiteto Bruno Moraes. Ou seja, em vez de lutar contra pilares ou vigas aparentes, vale incorporá-los ao projeto.

 

  1. Assumir instalações 

  2. 6 maneiras de incorporar a decoração estilo industrial em casa

Foto: Rafael Renzo | Projeto da arquiteta Ana Weege tem iluminação com trilho.


Na decoração estilo industrial, instalações que tradicionalmente seriam escondidas, como  tubulações, conduítes, eletrocalhas e trilhos de iluminação, passam a integrar a linguagem visual. “Aquilo que a arquitetura sempre tentou esconder, no industrial, vira linguagem visual”, afirma Moraes. O arquiteto ainda explica que conduítes de aço galvanizado, por exemplo, quando bem posicionados, podem até ajudar na organização do projeto luminotécnico.

 

  1. Equilibrar materiais brutos com texturas naturais

  2. 6 maneiras de incorporar a decoração estilo industrial em casa

Foto: Renato Navarro | O piso de cimento queimado com pintura epóxi preta é um dos destaques deste projeto do arquiteto Ricardo Abreu.

Para que os ambientes decorados não fiquem frios e sem vida, vale investir em elementos que proporcionam aconchego. Por exemplo, materiais como concreto, metal e vidro ganham novas camadas quando combinados com madeira e fibras naturais. “Apostar em um industrial contemporâneo é equilibrar estruturas metálicas aparentes, texturas naturais e acabamentos refinados”, aponta Vivian. “Tecidos em sofás e poltronas, mantas, cortinas e tapetes ajudam a suavizar a atmosfera e contribuem para o conforto térmico e acústico”. 

“A madeira é um material que traz calor, aconchego e até uma sensação imediata de acolhimento. Ela pode aparecer no piso, em painéis, móveis soltos ou até em pequenos detalhes, sempre com cuidado para não descaracterizar o estilo e transformá-lo em uma estética rústica”, explica Moraes. 

LEIA MAIS: Os estilos de decoração de interiores que serão tendência em 2026
  1. Apostar em iluminação quente 

  2. 6 maneiras de incorporar a decoração estilo industrial em casa

Foto: Divulgação | Este projeto do escritório Orla Arquitetura possui mobiliário com aço e soluções luminotécnicas aparentes.

Além dos materiais, a iluminação tem papel central na decoração estilo industrial, principalmente quando a proposta é fugir de ambientes frios ou impessoais. Para isso, vale investir na luz quente, com temperatura entre 2700K e 3000K.  “Apostar em iluminação indireta com arandelas, luminárias de piso ou posicionadas em pontos estratégicos ajuda a suavizar o industrial e torná-lo convidativo”, aponta o arquiteto. 

 

  1. Investir em pontos de cor

  2. 6 maneiras de incorporar a decoração estilo industrial em casa

Foto: Raul Fonseca | Apartamento projetado pela arquiteta Consuelo Jorge é marcado pelo uso de uma paleta neutra com pontos de cor nas plantas e em objetos.

A base cromática da decoração estilo industrial costuma partir de tons neutros, como branco, preto e uma ampla variação de cinzas. No entanto, é possível incorporar tons naturais e terrosos, além do verde das plantas, para suavizar a rigidez dos materiais industriais. Essas cores podem aparecer em objetos decorativos, almofadas e quadros, sem comprometer a identidade do estilo.

 

  1. Apostar em móveis e peças curingas

  2. 6 maneiras de incorporar a decoração estilo industrial em casa

Foto: Júlia Tótoli | Projeto da arquiteta Maria Araújo possui estante de serralheria com detalhes em madeira.

Na decoração estilo industrial, os móveis e objetos precisam ir além do impacto visual, uma vez que a estética conversa diretamente com durabilidade e uso cotidiano. Portanto, vale apostar em elementos curingas desta estética – e bem funcionais -, como estantes de serralheria, divisórias em vidro canelado e prateleiras aparentes.

LEIA MAIS: 6 ideias de cascata para piscina

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes