Confira os vencedores do EDIDA 2026

O EDIDA 2026 revela os 15 nomes escolhidos pelos editores-chefes da rede internacional da ELLE Decoration.


Edida 2026
Fotos: Stefano Galuzzi



Temos o orgulho de apresentar os vencedores do EDIDA 2026, fotografados no Armani/Teatro, edificação projetada por Tadao Ando em Milão. Ao todo, são 15 vencedores, escolhidos pelos editores-chefes da rede internacional da ELLE Decoration.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA OS VENCEDORES DA TERCEIRA EDIÇÃO DO ELLE DECO BRASIL DESIGN AWARDS

Desde seu lançamento, em 2003, o EDIDA — frequentemente chamado de “Oscar do design” — reúne designers e marcas internacionais de destaque para celebrar a excelência no setor. Em 2026, essa celebração continua.

A seguir, conheça os designers inovadores e visionários homenageados no ELLE DECO International Design Awards 2026, em 15 categorias distintas.

 

DESIGNER DO ANO
Cristian Mohaded

Edida 2026

A característica distintiva do trabalho de Mohaded, por meio da qual ele interpreta os códigos de sua terra natal, a Argentina, em designs sofisticados que têm um verdadeiro caráter artesanal, é nada menos que impressionante. A cor da terra, os contornos das montanhas e as dunas de areia tornam-se sua principal fonte de inspiração, trazidas à vida nas mãos de artesãos sul-americanos.

A carreira de Mohaded começou em 2008, quando, após estudar design industrial na Universidade Nacional de Córdoba, fundou seu ateliê em Buenos Aires, onde passou a criar peças que vão de móveis e acessórios a grandes instalações site-specific. “Cresci em um ambiente onde o fazer manual era muito importante”, explica o designer. “Minha mãe trabalhava com têxteis, minha avó pintava aquarelas e havia artesãos produzindo peças feitas à mão em cada esquina da nossa cidade. A curiosidade de fazer algo novo sempre foi — e ainda é — uma força motriz no meu trabalho.”

Um dos projetos que o projetou internacionalmente foi a colaboração com a Loro Piana, que resultou em uma coleção de móveis e acessórios, além de uma instalação cenográfica composta por totens revestidos de tecido. No ano passado, Mohaded apresentou uma ampla coleção para a Louis Vuitton, incluindo sofá, luminária, tapete e louças. Em breve, ele também lançará uma coleção para a marca brasileira Etel, durante a próxima Semana de Design de Milão.

cristianmohaded.com

 

JOVEM TALENTO DO DESIGN
6:AM

Edida 2026

Edoardo Pandolfo e Francesco Palù são jovens designers talentosos que, em poucos anos, surpreenderam pela capacidade de combinar design, arquitetura, artesanato e reciclagem, criando peças de colecionador que oferecem uma releitura decididamente contemporânea da tradição do vidro de Murano.

De pequenas peças com formas de animais a móveis e acessórios de charme incomum — sem falar nas luminárias suspensas em grande escala e nas peças escultóricas produzidas a partir de vidro descartado —, o trabalho da dupla é rico e diverso.

Os dois também já colaboraram com nomes importantes, como Luca Guadagnino (na luminária Frenesi), Patricia Urquiola (nos vasos Sestiere) e Hannes Peer (na coleção de iluminação Paysage). Eles também transitam pelo universo da moda: recentemente, criaram uma coleção de assentos em vidro para a Bottega Veneta.

“Nos últimos anos, o 6:AM evoluiu para uma entidade variada e complexa, que combina experimentação técnica com espontaneidade artística”, explicam.

No ano passado, a dupla encantou o público durante a Semana de Design de Milão com a exposição Two-Fold Silence, sua primeira mostra individual, realizada no histórico antigo balneário público da Piscina Cozzi. A exposição mergulhava os visitantes no universo em ruínas de um vestiário desativado, pontuado por criações marcantes que equilibravam precisão formal e um toque de ironia, traçando o percurso intenso — e ainda em evolução — de suas carreiras.

O próximo projeto acontece na piscina Guido Romano, em Milão, que será transformada em uma experiência imersiva durante a próxima Semana de Design de Milão, por meio de uma exposição-manifesto dedicada ao vidro contemporâneo.

6am.glass

 

DESIGNER DE INTERIORES DO ANO
Festen Architecture

Edida 2026

O nome já é, por si só, uma declaração: a palavra dinamarquesa “festen” significa “festa” ou “banquete”, sugerindo a sensação de acolhimento e convivialidade pela qual o trabalho dos arquitetos Charlotte de Tonnac e Hugo Sauzay é conhecido.

A dupla se conheceu na École Camondo, em Paris, antes de se tornarem parceiros na vida e no trabalho e abrirem juntos o estúdio, em 2011. O processo de pesquisa adotado pelo Festen abrange desde residências privadas até hotéis, passando por instalações e cenografias.

Juntos, desenvolveram uma assinatura sofisticada e poética, que incorpora materiais naturais, formas suaves e detalhes refinados — um estilo capaz de mesclar diferentes épocas e linguagens, sempre com elegância, mas sem ostentação. É uma estética ao mesmo tempo marcadamente parisiense e em sintonia com o genius loci de cada lugar.

O Hôtel du Couvent, em Nice — um convento do século 17 transformado em hotel de luxo, no qual conseguiram preservar o caráter “monástico” do espaço — é um exemplo emblemático. Entre os projetos residenciais, destaca-se o apartamento Verneuil, situado em um edifício de estilo haussmanniano, que propõe uma leitura contemporânea do mais clássico design de interiores parisiense.

“Somos muito humildes em nosso trabalho”, afirmam. “Entramos no contexto com delicadeza e buscamos integrar o que fazemos com a maior naturalidade possível.”

festenarchitecture.com

 

BANHEIRO
Massicci, por Marco Zito para Agape

Edida 2026

Um design inédito que realmente amplia os limites do trabalho em vidro, resultado de um intenso processo de pesquisa desenvolvido nas fornalhas de Murano. Marco Zito, designer de produtos e professor na Universidade IUAV de Veneza, com 30 anos de experiência no mundo do design, é o responsável por esta coleção, marcada por suas pias distintas — disponíveis nas versões transparente e âmbar — e por superfícies irregulares que reforçam seu caráter escultórico.

Diferentemente do vidro soprado, o vidro fundido absorve e refrata a luz, criando efeitos iridescentes. Uma combinação incomum de experimentação e artesanato que presta homenagem ao material e à sua natureza expressiva.

agapedesign.it

CAMA
Rosary, por India Mahdavi para Bolzan

edida 2026 1

Woven Dreams. A Story of Artisanal Headboards é a coleção de cabeceiras assinada e curada pelos designers Zanellato/Bortotto, de Treviso, que partiram da proposta incomum de convidar quatro nomes internacionalmente reconhecidos para experimentar o design desse elemento da cama, transformando-o em um destaque original e marcante.

Entre os projetos criados por Julie Richoz, Martino Gamper, Sam Baron e a renomada arquiteta franco-iraniana India Mahdavi, destaca-se — neste caso — a peça desenvolvida por Mahdavi: uma cabeceira estofada de geometria definida, revestida com tecido Pierre Frey e enriquecida por uma série de anéis de cerâmica esmaltada, coloridos e personalizáveis, dispostos ao longo da borda superior. O resultado é uma combinação de nuances vibrantes e lúdicas, característica constante no trabalho da designer.

bolzan.com

TECIDOS 
Underway 1963, de Anni Albers, tecido pela Dedar

Edida 2026

Em colaboração com a Josef & Anni Albers Foundation. “Uma linha que serpenteia sem rumo” — foi assim que a pioneira designer da Bauhaus, Anni Albers, descreveu suas criações têxteis, que foram traduzidas no ano passado, durante a Semana de Design de Milão, em uma nova coleção de peças com um forte elemento gráfico.

A sensibilidade com que a Dedar transpôs essas criações — desenvolvidas e produzidas entre 1936 e 1974 — para uma nova série de tecidos, criada em parceria com a fundação, é realmente fascinante.

Na imagem, Underway 1963, composto por fios de lã sobre cetim de algodão e tramas de juta, formando um padrão marcadamente dinâmico.

TAPETES
Walled Garden, de Eagle and Hodges para Nordic Knots

Edida 2026

Inspirada pela atmosfera onírica dos jardins britânicos tradicionais, esta coleção propõe uma interpretação claramente imaginativa e contemporânea do motivo floral.

Composta por três tapetes feitos à mão com lã da Nova Zelândia, a coleção foi produzida pela jovem dupla britânica de design de interiores Alex Eagle e Sophie Hodges para a marca escandinava Nordic Knots.

Na imagem, Walled Garden, com uma paleta de beges quentes e vermelhos terrosos, que retrata símbolos artísticos e formas livres com um certo charme selvagem.

nordicknots.com

Para ler reportagens e séries especiais, assine a ELLE View, a área exclusiva da ELLE para assinantes.