Seis livros de suspense escritos por mulheres

De tramas criadas nos anos 50 até títulos recém-lançados, de Patricia Highsmith a Gillian Flynn, confira a nossa seleção.


origin 5



Um matador na zona sul de São Paulo, uma casal envolto em uma dinâmica perigosa em uma cidade no interior nos EUA, uma professora aposentada que sabota armadilhas para animais silvestres em uma região remota da Polônia. Confira a segui seis romances escritos por mulheres:

image 34

Em águas profundas, de Patricia Highsmith, 1957 (Intrínseca)

Melinda e Victor formam um casal que vive sob um acordo pouco convencional: ela pode ter amantes, desde que os dois não tenham que passar por um divórcio. Tudo vai bem até que Victor, irritado com os affairs da mulher, decide dizer que assassinou um dos amantes para afugentar outros. E o que era uma mentira acaba se espalhando pela cidade no interior dos Estados Unidos onde o casal mora, o que desencadeia ações cada vez mais violentas entre eles. O livro foi adaptado como filme neste ano pelo Amazon Prime Video com roteiro de Sam Levinson (Euforia) e direção de Adrian Lyne (Proposta indecente e Ligações perigosas), além de Ana de Armas e Ben Affleck interpretando o casal. Antes, Highsmith (1921-1995) teve levado ao cinema Talentoso Ripley, em 1999, por Anthony Minghella, Carol, em 2015, por Todd Haynes, e Pacto Sinistro, em 1951, por Alfred Hitchcock, entre outros romances.

image 35

O matador, de Patrícia Melo, 1995 (Companhia das Letras)

Depois de errar o palpite em uma aposta de futebol, Máiquel, um jovem vendedor de carros usados na periferia de São Paulo, tem que pintar o cabelo. Mas ao invés de um castanho claro previsto, ele sai do salão completamente loiro, o que acaba por provocar uma série de acontecimentos e assassinatos em série, tornando-o “O matador da Zona Sul”. O livro, traduzido para diversas línguas, foi adaptado para o cinema em 2003 pelo escritor Rubem Fonseca, mestre da literatura policial e uma influencia para escritora, como O homem do ano, e dirigido por seu filho, José Henrique Fonseca.

image 36

Objetos cortantes, de Gillian Flynn, 2006 (Intrínseca)

Recém-saída de um hospital psiquiátrico, Camille Preaker volta à sua cidade natal, no Missouri, para investigar o assassinato de uma garota e o desaparecimento de uma segunda. Mas o que parecia ser uma viagem a trabalho se revela turbulento para a jornalista, que acaba tendo que revisitar sua mãe neurótica e demônios do seu passado. Livro de estreia de Flynn, a trama virou série da HBO em 2018 com Amy Adams no papel de Camille, depois de Garota exemplar (2012) ter sido adaptado com sucesso para o cinema pelo diretor de David Fincher, em 2014.

image 37


Sobre os ossos dos mortos, de Olga Tokarczuk, 2014 (Todavia)

Uma professora de inglês aposentada, também estudiosa da astrologia, prefere a companhia dos animais aos humanos. Para impedir a caça de animais silvestres onde vive, em uma região remota da Polônia, ela sabota armadilhas de caçadores. Na trama, a autora aborda temas como injustiça e direito dos animais. Maior nome da literatura polonesa atual, Tokarczuk foi vencedora do Man Booker Prize em 2018 por Os vagantes e do Nobel de Literatura em 2019.

image 38

A última festa, de Lucy Foley, 2019 (Intrínseca)

Para comemorar o réveillon, um grupo de nove amigos da faculdade vai para um hotel remoto. Mas nem tudo será tranquilidade: as tensões começam ainda no início da viagem entre eles, que guardam segredos do passado. Na noite de ano novo, um corpo é encontrado e uma nevasca forte impede o resgate, a entrada ou a saída de qualquer pessoa (inclusive a do assassino). A trama de Lucy Foley, que rendeu inúmeras resenhas de booktubers, é contada em flashback, sob a perspectiva de vários personagens. A lista de convidados (2020), livro seguinte da autora inglesa, se tornou best-seller do The New York Times.

image 39

Manual de assassinato para boas garotas, de Holly Jackson, 2019 (Intrínseca)

Andie Bell, a garota mais popular da escola, foi assassinada pelo seu namorado, Sal Singh, que se suicidou logo depois, um episódio que marcou a história da cidade de Little Kilton. Cinco anos após o crime, Pip, que conhecia Sal desde garoto, acredita que nem tudo se encaixa nessa história e decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso no ensino médio. Mas à medida que ela avança na investigação, discordando da versão oficial e questionando se o casal de namorados era o que aparentava ser, passa a correr perigo. A trama, estreia da escritora Holly Jackson, que chegou no início deste ano às prateleiras brasileiras, abre uma série de quatro livros, lançados nos últimos três anos. O segundo, Boa garota, segredo mortal (2020), que retoma a história um ano após a investigação, tem lançamento previsto para outubro no Brasil.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes