Beautyletter: Para lembrar que o corpo humano é humano
Baques na autoestima e os produtos de maquiagem preferidos do nosso editor de beleza Pedro Camargo
Hello, hello, hello!
Gente… Ainda que o trabalho estivesse bombando com muitas novidades quentes, minha cabeça não parecia estar encaixada no lugar certo neste mês. Depois de muito tempo me sentindo bem com meu corpo, com meu rosto, com minha aparência, tive uma queda brusca na autoestima. E, mais, fiquei perplexo com o quanto a gente pode cair fácil no buraco quando o assunto é amor próprio. Venho trabalhando a favor de mim mesmo há muitos anos. Faço terapia há mais de dez deles, por exemplo. Mas, de vez em quando, uma coisa boba, inofensiva, de repente, te joga no limbo.
Nesse caso, estou falando de um procedimento estético bastante delicado, simples e popular: o Ultraformer. Antes de vocês acharem que alguma coisa deu errado ou que eu não gostei do resultado, calma: eu amei o resultado e deu tudo muito certo. É nítida a melhora de definição no contorno do meu rosto, a diminuição da flacidez, etc. O Ultraformer é um ultrassom microfocado que, segundo a maravilhosa dermatologista Laura Micherif, age na sua pele em três camadas diferentes: ele elimina células de gordura, tensiona a musculatura e estimula o colágeno. E, olha, eu realmente senti que tudo isso rolou.
O problema, na verdade, foi a minha reação psíquica frente a reação imediata do meu corpo ao Ultraformer. Logo depois do procedimento, você fica com o rosto inchado por uma semana ou pouco mais de uma semana. É, gatinha… Como disse a filósofa, ensaísta (e diva digital) estadunidense Natalie Wynn – mais conhecida como Contrapoints – neste vídeo: “é impressionante o que as pessoas fazem por milímetros a mais ou a menos no rosto”.
Os resultados do Ultraformer aparecem de verdade um mês depois do procedimento. No decorrer desse período, a região onde o ultrassom foi aplicado fica ligeiramente sensibilizada e o contorno do rosto, no lugar de ficar mais definido, fica menos. Incha pouco, mas incha. E foi bizarro ver o efeito negativo que isso teve na minha autoestima naqueles primeiros dias. E, assim, que fique bem claro, eu superindico o Ultraformer. Gostei muito do resultado. O que eu não indico é ter uma cabeça como a minha! (risos)
Fiquei muito reflexivo a respeito da temporalidade do nosso corpo. Sabe, tudo vai mudar… Ainda que a gente cuide, experimente tudo o que a tecnologia oferece no quesito estimulação de colágeno, em algum momento ele vai embora. Vai deixar de ser produzido com tanta eficiência. Ou então, vem uma pandemia, a gente fica em casa, engorda. Ou então, vem um período maluco de trabalho que a gente não consegue focar em nada para além das entregas. A real é que o corpo humano é humano. E se tem algo que é inerente à nossa condição de ser vivo nesse planeta, é que a gente muda. A gente se transforma o tempo inteiro. De mármore, só as estátuas greco-romanas. E acho que já passou da hora de tentar ser como elas.
Aproveitando, inclusive, essas novas conclusões que me ocorreram, decidi também dar as caras no Instagram. Meu perfil era fechado, não gostava muito da ideia de ter muita gente me seguindo, mas é isso, né? A vida é agora, pelo amor de deus… Me segue lá! É @pedrojcamargo_. (Obrigado especial às amigas Luanda Vieira, Renata Miró, Stephanie Mourad e Marina Ferriani pelo empurrão que estreou esse momento mais extrovertido da gata que vos fala). Bisous, bisous!
Por aí…
No “Por aí”, um giro por eventos, lançamentos e experiências de beauté que vivi, atravessei, assisti ou participei no último mês!
A Paris e o azul da Chanel
Agosto chegou perfumado pela Chanel. Primeiro, tivemos o lançamento de mais uma fragrância da linha Les Eaux de Chanel. Cada perfume desta coleção é inspirado por um destino de viagem adorado pela fundadora da maison. Deauville, Biarritz e Veneza são algumas das cidades homenageadas. Agora, finalmente, é Paris que inspira o mais novo lançamento da categoria. Paris-Paris (R$ 1105) é um perfume de rosas que me surpreendeu muito, principalmente por sua combinação com pimenta. Tem o romance da cidade-luz mas tem também a austeridade francesa à la Coco. Chic até dizer chega. Além disso, o maior hit da perfumaria masculina da Chanel recebeu um fervo para chamar de seu. Diretamente do rooftop do Shopping Light, no centro de São Paulo, a marca celebrou o sucesso das três versões do Bleu de Chanel: eau de toilette (R$ 825), eau de parfum (R$ 1065) e parfum (R$ 1320) – que variam não só em concentração, mas também em notas: uma ou outra muda em cada um deles para uma experiência ligeiramente diferente.
Como a dermalogica mudou minha pele
Eu não sou a pessoa mais chegada em fazer esfoliação, confesso. No entanto, tenho bastante incidência de cravos no nariz e (é óbvio) que minha pele se beneficiaria bastante da inserção deste hábito na minha rotina. Acontece que essa coisa de só poder uma ou duas vezes na semana, sempre me confunde e eu acabo desistindo. Eis que a Dermalogica (marca estadunidense que acabou de aterrissar no Brasil) criou a solução perfeita para mim que venho testando e amando os resultados. O Daily Microfoliant (R$ 469) é um esfoliante leve, pensado e desenvolvido para ser usado diariamente. É um pó que você despeja na mão (o equivalente é meia colher de chá, bem pouquinho), esfrega entre as palmas – ele vira uma espuma – e, na sequência, massageia no rosto. Meu nariz virou outro… Uma loucura!
Alguns testes com Shiseido Men
Eles não são exatamente uma novidade no Brasil, mas alguns produtos da linha de skincare da Shiseido Men chegaram para mim neste mês e decidi testar. Apesar de não ser muito fã dessa coisa skincare “for men”, maquiagem “for men”, achei os produtos muito bons. Destaco o Men Total Revitalizer (creme de olhos da linha que sai por R$ 299) – tem textura firme, seca, rapidamente absorvível e profundamente hidratante – e o Men Total Revitalizer Cream (o hidratante facial, R$ 399) – que tem um aspecto de gel, é megarefrescante tanto no toque quanto no cheiro.
Frescor e luxo na Cartier
No Volume 7 da ELLE impressa, conversei com Mathilde Laurent, a atual perfumista responsável pelas fragrâncias da Cartier. Eu, que já era fã do seu trabalho, fiquei ainda mais obcecado depois da entrevista. A abordagem dela para a criação é sempre um pouco rebelde e esse espírito ousado tem sido abraçado pela Cartier. A linha Rivière – que conheci pessoalmente em um evento na loja da grife no Shopping Iguatemi, em São Paulo – tem a leveza e o frescor dos rios como inspiração. Mas as histórias que Mathilde conta a partir disso estão bem distante de leituras óbvias do tema. São três perfumes refiláveis (todos eau de toilette): Allégresse (meu preferido, com bergamota e folhagens com petitgrain), Luxuriance (com gerânio e alecrim) e Insouciance (com íris e violeta). Cada um custa R$ 1179.
Na estante
Os produtos que, de fato, ganharam um espaço na minha estante neste mês e as razões pelas quais os amei.
ESPECIAL MAQUIAGEM: Os itens que amo quando quero uniformizar a pele, fazer um olhão preto ou um lookzinho saúde com blush.
Tinted Moisturizer, Laura Mercier (R$ 289)
Tem sido o meu preferido para fazer a pele. Tem acabamento leve, mas tem cobertura, sim, tá? Costumo pingar na mão, pegar com o dedo, fazer alguns pontos no rosto e espalhar com uma esponjinha.
Pó translúcido solto, Light Reflecting, NARS (R$ 259)
Gosto muito de usá-lo na zona T em que a minha pele mista mostra a sua versão mais oleosa conforme o dia vai passando. E lembre-se: só um pouco basta. É um pó solto, então vale a pena tirar o excesso do pincel antes de aplicar no rosto.
Lápis preto, Drama Liqui-Pencil, Lancôme (R$ 170,10)
Não há lápis mais cremoso e mais pigmentado. Sou muito fã! E esse é um dos itens de maquiagem mais queridos por mim. Sabe aquele produto que você passa e se sente diferente depois de passar? O lápis preto de olho é assim para mim.
Stick Tudo (cor Amando), Vic Beauté (R$ 149)
Sou muito fã do Stick Tudo e o bastão da cor Amando é o que mais tenho usado. Aplico a bala diretamente nas maçãs do rosto, marco uma bolinha de cada lado e esfumo com batidinhas da esponja puxando para as têmporas. Sucesso total!
Quarteto de sombras, Les 4 ombres (334 – Modern Glamour), Chanel (R$ 485)
É a paletinha perfeita para mim! Primeiro porque ela tem uma sombra preta meio mágica. Digo isso porque, em geral, as sombras pretas costumam ou esfumar bem ou pigmentar bem. Essa consegue cumprir ambas as missões. Depois dela, são três metalizados para dias que pedem um brilhinho a mais.
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