Tatjana Patitz, supermodel dos anos 1990, morre aos 56

Sucesso nas passarelas, alemã ficou ainda mais conhecida depois de estrelar videoclipe de George Michael.


a modelo tatjana patitz de vestido preto, com mãos na cintura
Tatjana Patitz em desfile de Hervé Léger, em outubro de 1992. Foto: Getty Images



Ter brilho próprio em um grupo que reunia Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Christy Turlington não era tarefa fácil. Mas com suas sobrancelhas perfeitas, olhar penetrante e elegância absurda, Tatjana Patitz conseguiu deixar sua marca na era das supermodels dos anos 1990. Nascida em Hamburgo, Alemanha, e criada na Suécia, ela morreu aos 56 anos, de causa não divulgada. A morte foi confirmada hoje pela agência da modelo.

Aos 17 anos, Tatjana foi finalista no concurso de talentos da agência Elite e começou sua carreira em Paris. Posou para praticamente todos os grandes fotógrafos de moda das últimas décadas, entre eles, Peter Lindbergh, Richard Avedon e Patrick Demarchelier. Estrelou campanhas de grifes como Chanel, Versace e Calvin Klein, além da marca de beleza L’Oreal.

Em 1990, sua fama extrapolou o circuito fashion após a participação no videoclipe Freedom! ’90, de George Michael, estrelado pelas maiores modelos da época. A título de curiosidade: em 1994, Tatjana teve uma passagem pelo Brasil: desfilou para Ocimar Versolato no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes