Sustentabilidade tá na moda – e na Sapucaí

Estreante na passarela do samba, o Grupo Soma investe no primeiro camarote carbono neutro do sambódromo.


Roberto Jatahy e Kátia Barros usam abadás criados pelo Grupo Soma



Se a passarela do samba é uma fonte inesgotável de inspiração para a passarela da moda, a moda também tem como contribuir com a folia – e não se trata aqui de looks fashionistas ou personalidades VIPs nos camarotes, mas, sim, de iniciativas que têm a sustentabilidade como premissa.

Ainda que a indústria da moda seja uma das mais poluentes do mundo, ou talvez exatamente por isso mesmo, muita coisa legal anda sendo debatida e colocada em prática nessa seara. Um bom exemplo disso pode ser visto no Grupo Soma, detentor das marcas Animale, Farm, Hering, Cris Barros, NV, Foxton, Dzarm, Maria Filó e Fábula.

“Somos uma empresa Carbono Neutro desde 2020, quando realizamos nosso primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa com o apoio da Way Carbon. Somos signatários da Ambição 1.5 graus do Pacto Global e estamos alinhados às metas Net Zero dos escopos 1 e 2 até 2030 e do escopo 3 até 2050. Em 2022, as 75.068 toneladas de GEE mapeadas na nossa operação foram compensadas através da compra de créditos de carbono provenientes de energia renovável e biogás (75%) e de restauro florestal (25%)”, conta Taciana Abreu, head de sustentabilidade do grupo.

cenografia sustentável do camarote do Grupo Soma na Sapucaí

Instagramável: parte da cenografia sustentável do camarote do Grupo Soma na Sapucaí

Não à toa, o mesmo compromisso com a sustentabilidade pode ser visto em todo camarote armado pelo conglomerado fashion na Sapucaí – entram na conta de compensação de emissões de carbono o transporte dos convidados e das atrações, o consumo de energia e os materiais cenográficos, por exemplo.

Já os pratos e talheres são 100% biodegradáveis e compostáveis, feitos de planta, com cor natural e carbono neutro de saída. Mais: o décor, assinado por Gringo Cardia, tem como premissa pilares sociais e ambientais, vide as luminárias das escadas, um dos espaços mais instagramáveis, assinadas pelos Pirilampos do Planeta, projeto de educação ambiental que desenvolve esculturas através do reaproveitamento de resíduos.

na imagem, Tasha e Kyan vestem abadás de Carnaval sustentáveis

Tasha e Kyan com os abadás sustentáveis feitos pelo Soma.
Foto: Ju Rocha

Sustentabilidade no peito

Outro destaque no quesito sustentabilidade fica por conta dos abadás, que, além de lindos e customizados, foram feitos com malha Hering 100% algodão e fibra eco responsável utilizada nas peças estampadas LENZING™ ECOVERO™, referência mundial quando se fala em fibra de viscose  produzida a partir de fontes renováveis de madeira e que geram até 50% menos emissões de CO2 e impacto na água em sua fabricação quando comparada com outras viscoses. 

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“A adoção de iniciativas com impacto social e ambiental positivo no camarote neste Carnaval é a continuidade de um trabalho que tem sido feito diariamente no ambiente corporativo. Serão 5 dias na Sapucaí com o mesmo propósito dos 365 da companhia.”, reforça Taciana Abreu. 

Por fim, o Grupo SOMA também firmou uma parceria com a BRIFW para desenvolver colecionáveis digitais que irão beneficiar causas sociais.

Os colecionáveis foram criados pela equipe da BRIFW e carregam as artes de Moara Tupinambá, de Belém do Pará, que percorre a ancestralidade e a resistência dos povos indígenas, e pelo figurinista baiano J. Cunha, responsável pela concepção visual e estética do bloco afro Ilê Aiyê durante 25 anos. A renda obtida será revertida para o Departamento de Mulheres Indígenas do CITA – Conselho Indígena Tapajós Arapiuns, atuante nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra.

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