Conheça os premiados do EDIDA BR
Anúncio dos vencedores da primeira edição brasileira do ELLE DECO International Design Awards reuniu grandes nomes do design e da arquitetura no edifício JFL125.
No 27º andar do edifício JFL125, com uma vista espetacular da cidade de São Paulo, os convidados do EDIDA BR se reuniram na noite de terça-feira (23.05) para celebrar o design nacional. A confraternização foi o “esquenta” para o grande momento que viria em seguida: o anúncio dos vencedores da primeira edição brasileira do ELLE DECO International Design Awards. Mas antes de revelar os premiados, a gente conta um pouco mais sobre essa noite que reuniu alguns dos principais nomes do mercado de design, decoração e arquitetura do país.
Uma vez que a produção nacional era a estrela do evento, o menu da noite só poderia ser bem brasileiro também. E a missão foi brilhantemente executada pela equipe do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), de Belo Horizonte. Inaugurada este ano para difundir e valorizar o queijo mineiro, a instituição conta também com uma escola de gastronomia, o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac). Durante o evento, os convidados puderam conferir toda a riqueza da cozinha de Minas Gerais com delícias como minipastel de queijo do Serro, tábuas de charcutaria mineira com queijos mineiros artesanais premiados e o incrível bolo morno cremoso de queijo e goiabada.
Para acompanhar tantas gostosuras, não faltaram os parceiros festeiros da ELLE: drinques com Lillet, prosecco Mionetto e cerveja Beck’s animaram a noite no rooftop do JFL125 – que desde já concorre ao posto de melhor vista da capital paulistana.
Confira quem passou por lá:
Por volta das 21h, a festa se deslocou do 27º andar para o térreo do edifício, onde estão expostas as peças finalistas do EDIDA BR. Com apresentação de Thelma Assis, a Thelminha, e pocket show de Amanda Maria cantando Rita Lee, teve início a cerimônia de premiação dos vencedores das dez categorias, além da peça eleita pelo voto popular, o talento em ascensão e o designer do ano. E os vencedores são…
ILUMINAÇÃO
Luminárias da série Rícino, do Estúdio Rain
Foto: Rayssa Lima
Feitas com resina vegetal à base do óleo de mamona, as luminárias Rícino surgiram do interesse do Rain por materiais naturais e sua busca por algo moldável, com boa resistência à variação de temperatura. A coloração âmbar e transparente do polímero vegetal da mamona, que reflete uma luz aconchegante e permite a estabilidade térmica, acabou se tornando o ponto de partida do projeto. As bordas irregulares das luminárias revelam um pouco do processo de fundição, conservando o aspecto inicial da resina, que ainda oferece diferentes gradientes de cor.
MESA AUXILIAR
Orelha de Pau, da série Xilofungus, de Guilherme Sass
Foto: Rayssa Lima
As formas e os elementos da natureza são a referência central da peça, criada pelo carioca Sass. O urupê, ou cogumelo orelha-de-pau, que dá nome à mesa, é um fungo que cresce sobre troncos e se alimenta de matéria morta. Por isso, ele pode ser um bom indicador da saúde das árvores, ajudando o marceneiro a decidir pelo uso ou não da madeira. Nesta peça, feita com imbuia de demolição, o cilindro com um compartimento oco, escondido por uma tampa na parte superior, lembra o tronco seco, onde os fungos nascem. Já as “orelhas-de-pau” foram esculpidas em peroba-do-campo de demolição e formam os apoios laterais da mesa.
SOFÁ
Abapo, da coleção Tupiniquim, de Roberta Banqueri para a Più Mobile
Foto: Rayssa Lima
Parte de uma coleção que reverencia os maiores símbolos do Brasil – desde nomes como Burle Marx, Athos Bulcão e Ruy Ohtake até elementos como o cacau –, este sofá homenageia uma das telas mais icônicas de Tarsila do Amaral, o Abaporu. Os braços laterais têm uma única linha, que se dobra abaixo da estrutura, em um desenho singular e provocativo, em uma alusão aos pés do personagem de Tarsila. As formas arredondadas, criadas por essa paulistana, são tão desafiadoras quanto charmosas. E não caem no óbvio, um risco comum nesse tipo de móvel.
REVESTIMENTO
Coleção Soma, de Paulo Mendes da Rocha e Nadezhda Mendes da Rocha para a Portobello
Foto: Rayssa Lima
Pai e filha, ambos arquitetos, criaram a quatro mãos este revestimento inovador, criativo e extremamente bem-acabado. Aqui, as forças de Paulo, um dos maiores mestres da arquitetura moderna, que nos deixou em 2021, são unidas, em plena sintonia, ao frescor de uma jovem de talento, a paulistana Nadezhda. Essa soma se multiplica em possibilidades. Os ladrilhos em grande formato (80 x 80 cm) permitem paginações inusitadas, que podem causar surpresa e, ao mesmo tempo, familiaridade, já que remetem ao modernismo brasileiro.
OBJETO
Foto: Rayssa Lima
Centro de mesa Beira, do Estúdio Dentro
A valorização do mármore brasileiro de forma contemporânea é um dos pontos altos do centro de mesa Beira, assinado pelo estúdio mineiro, composto de pedra esculpida e base de madeira de demolição. Um corte divide a superfície na metade, enquanto a madeira surge como conexão e, ao mesmo tempo, separação. A base retangular recuada das bordas permite uma interação dinâmica entre as duas partes.
MESA DE JANTAR
Foto: Rayssa Lima
Xamã, de Arthur Casas para a Herança Cultural
O desenho sofisticado e preciso, além da atenção aos detalhes de acabamento e do encaixe dos pés de forma inusitada, foi a característica decisiva para o júri eleger como ganhadora a mesa Xamã. Ela faz parte da coleção Tapajós, feita para a Herança Cultural como uma homenagem do designer e arquiteto paulistano à cultura da região amazônica. “Participo há mais de seis anos do projeto do Museu de Ciências da Amazônia. Desenhei e desenvolvi ao lado da comunidade local todos os assentos do auditório, que também estão na pizzaria e na hospedaria. Foi justamente esse meu envolvimento com o povo que despertou o interesse de desenhar a coleção Tapajós”, relata Arthur.
COMPLEMENTOS
Escrivaninha Bento, do Zebulun Arquitetura
Foto: Rayssa Lima
Execução precisa e desenho versátil são as duas grandes qualidades desta peça. Pensada pelo estúdio de arquitetura carioca como um sistema construtivo inteligente, de montagem por partes, ela não tem fundo definido e conta com duas frentes. O resultado é um móvel que possibilita diferentes configurações de uso, como ficar encostado a uma parede ou vir solto no ambiente. As bandejas marcam uma divisão entre a área para computador e a área para estudo, leitura, desenho etc. As corrediças das gavetas e bandejas são feitas por encaixes na própria madeira e o fato de o material ser de demolição assegura a linda variação de tonalidades.
CADEIRA
Tubo, de Guilherme Wentz para a Wentz Design
Foto: Rayssa Lima
Wentz é craque em propor novos materiais com o objetivo de reduzir o impacto ambiental de suas obras. Toda estofada com tecido WE–KNIT, uma malha 3D feita de PET reciclado, esta cadeira é construída com um único tubo-linha, que desenha toda a sua estrutura, sem emendas e costuras – o que revela a preocupação do designer de Bento Gonçalves, um polo moveleiro do Rio Grande do Sul, em criar desenhos cada vez mais limpos e inteligentes. Sinuosa e sensual, ela protege e acolhe.
OUTDOOR
Assento-conceito Rainha do Mar, da Elaya Design
Foto: Rayssa Lima
Contemplativa e funcional, esta peça ganhou pelo pensamento sustentável, uma vez que Elias Lanzarini, fundador da Elaya, baseada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, demonstra cuidado com o litoral da região ao reaproveitar redes de pesca, cordas de embarcações e troncos de madeira descartados. O desenho faz uma homenagem a Iemanjá, a rainha do mar. As cordas que a sustentam simulam uma coroa, e a rede, o manto, que forma uma espécie de ninho, onde é possível descansar confortavelmente o corpo.
COLECIONÁVEIS
Banco Mushroom, da coleção Botânica, de Silvia Furmanovich
Foto: Rayssa Lima
Sempre atenta às mais diferentes técnicas de artesanato e aos processos do fazer à mão, a joalheira, natural de São Paulo, mergulhou no mundo da marchetaria para idealizar uma nova linha de objetos de madeira para a casa. Composta de banquetas, espelhos, mesas, bandejas, vasos e tigelas, a SF Home saiu do papel no ano passado. Cada criação é inspirada pelas cores e formas da natureza tropical: vitórias-régias, cogumelos, flores e borboletas ganham representação por meio do olhar sensível de Silvia, que empresta toda a sua graça ao banco Mushroom.
VOTO POPULAR
Mesa C347, de Vinicius Siega para a Carbono
Foto: Rayssa Lima
Escolhida pelo público em eleição feita pela página online da ELLE Decoration Brasil, ela foi a grande vencedora entre as 47 peças finalistas desse primeiro EDIDA BR. A volumetria marcante e a escolha inusitada do tecido como revestimento são provas da ousadia do gaúcho Siega. Seu desenho parte da segmentação da base cônica, criando uma área de respiro, que proporciona uma inflexão pautada pela delicadeza. O estofado sugere ainda a multiplicidade de usos da mesa, que pode servir tanto como assento quanto como apoio para objetos.
TALENTO EM ASCENSÃO
Estúdio Rain
Foto: Cleiby Trevisan
Formado por Mariana Ramos e Ricardo Innecco, o Rain tem se mostrado um dos mais inventivos ateliês de design autoral. Em 2022, apresentou duas coleções que revelam maturidade e potencial inspirador. A série Rícino, vencedora na categoria Iluminação do EDIDA BR, alia tecnologia e pesquisa de materiais naturais. Já a Sólida, com a mesa finalista em Mesas Auxiliares, traz também bancos. Todos com madeira registrada e compostos de dois ou três volumes análogos, de diferentes dimensões, em equilíbrio. O resultado prima pelo caráter orgânico e chama a atenção pelos traços serenos. Nos dois casos, Ramos e Innecco alinham com perfeição forma, função e execução. A dupla nasceu e estudou em Brasília, o que possibilitou uma vivência única. A abundância de espaços vazios, a monumentalidade da arquitetura e o caráter escultórico das construções da capital do país são referências que ressoam positivamente no vocabulário do Estúdio.
DESIGNER DO ANO
Claudia Moreira Salles
Foto: Cleiby Trevisan
Grande dama do design nacional, a carioca Claudia Moreira Salles tem uma sólida trajetória, marcada por peças com desenhos precisos e elegantes, no melhor estilo “menos é mais”. As minúcias e os acabamentos perfeitos de seus móveis e objetos são o resultado de um trabalho amplo, que tem início na concepção, e revelam, ao longo do desenvolvimento dos projetos, que estamos diante de uma mulher cheia de referências e ideias.
O EDIDA BR é apresentado por JFL Living, com patrocínio master da Dell Anno e apoio de Abimóvel e da Trussardi. Media partner: Architecture Hunter.
A exposição com as peças finalistas fica em cartaz até o dia 6 de junho, no térreo do edifício JFL125, na Avenida Rebouças, 3.084, em São Paulo, SP. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Entrada gratuita.
O volume 02 da ELLE Decoration Brasil já está à venda. Compre aqui seu exemplar!
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes