Bolsa clássica da Gucci ganha releitura especial
Ícone da casa italiana ressurge contemporâneo com nome de Gucci Bamboo 1947, mas sem abandonar seus elementos ancestrais.
Criada em 1947, a histórica bolsa Bamboo, da Gucci, acaba de ganhar uma nova versão pelas mãos do diretor de criação Alessandro Michele. Os modelos atualizados continuam com a icônica alça e fecho de bambu, mas se distinguem pelo couro intercambiável e faixas Web. Trata-se de mais uma produto que nasce da constante interação entre passado e presente tão característica do trabalho do estilista.
Para celebrar o lançamento da nova linha, a marca convidou nove criadores internacionais para colaborar em um projeto digital. Cada um foi convidado a compartilhar sua visão pessoal da Gucci Bamboo 1947 por meio da criação de uma peça artística com a bolsa. Alguns dos talentos participantes incluem os fotógrafos Maddalena Arcelloni, Lou Escobar, Katja Mayer, Theo Liu Xiangyu, Cho Gi-Seok e Suzanne Saroff, e os artistas Nico Ito, Samson Bakare e Everett Glenn.
A história da Gucci Bamboo começa logo após a Segunda Guerra Mundial, enquanto boa parte da Europa ainda sofria com a escassez de materiais para produção de uma série de itens. Foi então que, em 1947, o fundador da casa italiana, Guccio Gucci viu uma solução no bambu japonês, material leve e durável. A alternativa resultou em um novo método para moldar a planta, o qual foi patenteado pela grife e é usado até hoje.
Foto: Suzanne Saroff/Gucci
Após aquecido, o bambu fica maleável e pode ser moldado em diferentes formas. Foi assim que, naquele ano, nasceu a primeira Gucci Bamboo, logo considerada uma grande inovação pela alça e fecho feito da planta e pelo custo benefício do material. E foi um sucesso de vendas.
Não demorou muito para a bolsa cair nas graças de grandes nomes como Elizabeth Taylor e a princesa Diana, aumentando de forma meteórica seu status de item de desejo. O bambu se tornou um legado da Gucci e continuou a aparecer nas criações da marca desde então.
Agora, a Gucci Bamboo 1947 chega em três tamanhos – médio, pequeno e míni – e com dois tipos de alças destacáveis que permitem diferentes maneiras de uso.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes