Conheça os principais formatos de unha e escolha o seu!
Amendoada, quadrada, stiletto, bailarina, squiaval, lipstick… Não faltam opções para tirar suas unhas do básico!
Estamos, definitivamente, na era da criatividade nas unhas. Opções de cores, desenhos, materiais e formatos para todos os gostos e novas tendências pipocam a todo momento.
Cuidar das unhas, hoje em dia, não é visto apenas como questão de higiene e etiqueta. Virou uma forma de expressão – se somando a roupas, maquiagens e acessórios. E não estamos falando apenas das cores e dos desenhos, mas também dos formatos de unha.
Existe uma enorme diversidade de estilos para se expressar e criar um visual que combine com você – ou com a sua personalidade da semana, da quinzena ou de um evento específico. Amendoado e stiletto são alguns dos destaques do momento, por exemplo.
A evolução das técnicas de alongamento ajudou muito nisso. Afinal, com unhas compridas fica mais fácil brincar com os diferentes shapes. O gel, o acrílico, a fibra de vidro e os vários outros materiais usados nesses casos são mais resistentes que as unhas naturais e portanto dão à criatividade um suporte seguro para brilhar.
Quer se aventurar? A seguir, apresentamos os principais formatos de unha, com comentários nail artists Mariana Partington (mais conhecida como @partyinnails) e Lorena Moura.
Unha oval
Esse estilo sempre esteve associado a unhas bem cuidadas. Por seguir o formato dos dedos, imprime delicadeza. “É super confortável, pois não arranha nada”, comenta Lorena.
Geralmente usada mais curtinha, também vai bem nas unhas longas – porém fica um pouco mais frágil que a amendoada.
Unha amendoada
O esmalte foi criado na década de 1920 e, com ele, o interesse em unhas alongadas. Foi quando surgiu o formato amêndoa – mais estreito nas laterais, ele se afunila encerrando em uma ponta redonda.
Cria a sensação de dedos alongados, resultando em um visual elegante. “É a queridinha das minhas clientes”, destaca Mariana. Também está em 80% dos serviços prestados por Lorena. Nos anos 2000, ficou um pouco de lado quando o formato quadrado dominou geral, mas na última década voltou a brilhar.
Unha quadrada
Com cantos retos e pontas formando um ângulo de 90 graus, esse formato é um clássico! Ganhou força por volta dos anos 1980 como uma alternativa moderna ao oval, à época ficando bastante associada ao estilo francesinha e às unhas postiças.
Atualmente, a ligação com a nail art segue firme, já que as unhas quadradas deixam mais espaço para desenhos e outras estilizações. “Para mim, remete muito às mulheres cosmopolitas e modernas. A exemplo as americanas com unhas enormes, super quadradas e carregadas de decoração”, pontua Mariana.
Stiletto
O nome e o design vem de um punhal de lâmina longa e estreita. Nas unhas, é quase como uma espécie de garra felina. Mas a ponta fininha é mais frágil, então é bom tomar cuidado. “Sem dúvidas, é o formato mais sexy e poderoso. Faz qualquer pretinho básico ser superior”, diz Lorena.
Hit nos anos 1960 e 1970, o formato stiletto voltou a brilhar nos últimos anos graças a celebridades como Katy Perry, Lady Gaga e Rihanna. “Sua origem é africana. As mulheres do Egito Antigo usavam unhas postiças grandes e pontiagudas, feitas de marfim, ossos e ouro, como demonstração de poder”, compartilha a nail artist.
Bailarina
Também conhecido como formato “coffin” (caixão, em inglês), esse estilo vai afunilando igual ao stiletto, mas a ponta é reta. “Essa diferença torna a unha mais prática para o dia a dia”, conta Mariana.
O nome vem da semelhança com as sapatilhas de ponta do balé. “Também vem nessa onda de alongar a mão e é uma alternativa moderna para quem não se adaptou tão bem à versão quadrada”, avalia Lorena.
Squoval
Uma mescla entre oval e quadrado, como o próprio nome diz (“quadrado”, em inglês, é “square”). Tem o cantinho arredondado, criando suavidade, mas sem perder a força da ponta reta.
“Foi uma tendência muito vista por volta de 2015, inclusive, em desfiles da época. Trata-se de uma boa opção para as curtinhas clássicas”, diz Mariana. “Aliás, funciona bem para quem ama a quadrada, mas não curte o cantinho arranhando”, sugere Lorena.
Lipstick
Imagine um batom novinho aberto: é com isso que esse estilo se parece. A ponta reta é tortinha, meio vertical, com um lado mais curto que o outro. “É super descolada, mas ainda não vi muito ser pedida para o dia a dia. Pode ser uma tendência que venha a estourar daqui um tempo, mas no Brasil ainda não é muito conhecida”, comenta Mariana.
Lorena é entusiasta. “A lipstick é maravilhosa. Traz um conceito mais único. Foi muito famosa nos anos 1990 e voltou com tudo depois que a Megan Thee Stallion começou a usar”, conta.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes