#Movimentoelle: Anny Tonet e o Beabá do Branding Pessoal
A Coordenadora de Moda no Sebrae foi convidada do sétimo encontro da plataforma e explicou como esse recurso pode ser fundamental para ganhar relevância no mercado.
Anny Tonet é uma mulher apaixonada por empreendedorismo desde pequena. “Sempre me interessei por comunicação e por me conecta com as pessoas”, conta a Coordenadora Nacional da Cadeia de Valor da Moda no Sebrae, convidada do sétimo encontro do #MovimentoELLE 2022. Seu cargo atual é uma das consequências do que ela mais ama fazer: criar conexões humanizadas. “Antes de trabalhar no Sebrae e com branding pessoal, eu busco inspirar quem passa por mim a perceber seu valor único e extraordinário, de modo que deixe sua marca no mundo”.
Prata da casa, Anny está no Sebrae há quase uma década, tendo dedicado os últimos quatro anos ao marketing e branding para a moda. Em paralelo, atua como coach, é palestrante, mentora e fundadora da empresa BeeBrand – Branding Pessoal. Tudo isso com um currículo acadêmico poderoso, que inclui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília, MBA em marketing pelo IBMEC Brasília e em estratégias de negócios pela FGV Brasília, Análise de marketing pela FGV Rio e especialização em marca pessoal pela universidade estadual de NY – SUNY.
Anny conta que hoje, o grande diferencial de um pequeno empreendedor é o legado que ele carrega. “Esse DNA original raramente será visto em uma grande marca ou corporação”. Além disso, as redes sociais revolucionaram a maneira como nos comunicamos. “O diálogo e as conexões ganharam escala, temos acesso a voz e a opinião”, explica ela. Por isso é tão importante investir no branding pessoal para impulsionar seu negócio. “Mais do que comprar um produto, o consumidor de hoje quer entender a marca e conhecer o seu discurso, então é possível alavanca-la apenas com a demonstração das suas posições e histórias”.
Confira abaixo outras dicas valiosas de Anny Tonet para aprimorar o seu branding pessoal:
Caia na rede
Não tem jeito, toda marca é ou será digital. Este é o principal canal para falar não só com clientes, mas com o mercado em geral. Diante disso, as redes sociais têm um poder enorme, pois através delas conseguimos criar diálogos e mostrar esse diferencial único que é a identidade por trás da marca, sua história e narrativa.
Vá além
Suas redes devem ser mais do que um canal de compra e venda, mas um álbum de imagens que reflita a sua história e naturalmente se conecte com a marca. As pessoas se interessam pelo que as outras pregam por essência, pelo que está por trás daquele produto, então mostre isso a elas. Sua identidade sempre será o seu maior diferencial.
Equilíbrio é tudo
Proximidade, relacionamento e humanização são pilares que importam e fazem a diferença, mas não é preciso expor a vida pessoal completamente. Entenda quais recortes do seu dia a dia valem mais compartilhar para que agreguem valor ao produto. Crie uma narrativa que entretenha seus seguidores e não seja apenas uma vitrine de peças.
Se posicione
Assumir discursos e bandeiras é mais do que emitir uma opinião, é trazer autenticidade e conexão para o seu processo, deixando claro aquilo que você acredita e defende.
Seja real
Branding pessoal não é sobre criar um personagem e sim projetar recortes intencionais do que te representa. Valorize o que você tem de único, não apenas o que tem de bom. Doses de vulnerabilidade e autenticidade são o coringa do baralho.
Na prática
Aplique sua marca pessoal no negócio falando em primeira pessoa, produzindo conteúdo além do produto, sendo útil para o cliente, mostrando sua rotina e sua resolução de problemas, vestindo sua marca, mostrando semelhanças e vulnerabilidades, compartilhando suas crenças e valores, valorizando o seu cliente.
O que é o #MovimentoELLE
O #MovimentoELLE é um projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda.
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