Christine Yufon morre aos 100 anos

Modelo, artista, designer e empresária, a chinesa Christine Yufon fez história ao se mudar para o Brasil.


christine yufon 1 2
Christine Yufon. Foto: Divulgação



Modelo, artista, designer e empresária, Christine Yufon morreu neste domingo (07.01) aos 100 anos. 

Nascida na China em 18 de janeiro de 1923, ela se mudou da França para o Brasil no início dos anos 1950, grávida de sete meses, junto ao filho e ao marido francês, que conheceu na China pouco antes de Mao Tsé-tung assumir o poder. Com casa estabelecida em São Paulo, Christine Yufon se tornou uma das primeiras modelos asiáticas no país, desfilando para estilistas e marcas importantes daquele período.

Sua beleza, postura e atitude não lhe renderam sucesso apenas em território brasileiro. A modelo chinesa se tornou uma das maiores musas do estilista francês Jacques Heim. Foi por ele, aliás, que negou um contrato com a Givenchy. Desde então, já era visível seus valores e comprometimentos para além da lógica mercadológica do meio. O essencial, para ela, era a capacidade de olhar para o próximo com compaixão e amor, reconhecendo nossa origem comum no útero materno e a inevitabilidade da morte. 

Christine Yufon, modelo, artista, designer e empresária, ao fim de um desfile da marca Neon, de Dudu Bertholini e Rita Comparato.

Christine Yufon ao fim de um desfile da Neon. Foto: Reprodução Instagram | @dudubertholini

Na década de 1960, Christine Yufon fundou uma escola de etiqueta e postura pessoal que perdurou até recentemente. Para além dos gestos e atitudes, sua maior lição tinha a ver com um outro tipo de beleza – segundo ela, a beleza real vem de dentro. Nos anos 1980, uma nova paixão surgiu em sua vida: a escultura. Suas obras foram expostas em museus do Brasil, como o MASP e também ao redor do mundo, inclusive no seu país natal.

Já no século 21, ainda na primeira década, Christine Yufon foi apresentada a uma nova geração por Dudu Bertholini, estilista e apresentadore que encontrou na modelo e artista chinesa a grande musa da Neon, marca que comandava ao lado de Rita Comparato. As colaborações entre eles foram várias, da direção de desfiles à coleções com acessórios inspirados nas esculturas de Yufon e outros feitos por ela, dando nova vida à sua fase designer.

Em um post no seu perfil do Instagram, Dudu escreveu: “Em todas as muitas coisas que realizou na vida – como artista, designer, escultora, modelo e professora – Christine deixou uma marca de excelência, resiliência, coragem e humildade emocionantes. Tudo sempre coroado por seu estilo pessoal sofisticado e arrebatador”.

Leia mais: Conheça 4 marcas nacionais que resgatam a essência asiática de seus criadores

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes