Guia de tendências masculinas: inverno 2024

Analisamos os desfiles de inverno 2024 de Milão e Paris em busca dos principais estilos, silhuetas, combinações, propostas de styling, peças e cores para seu guia definitivo das tendências masculinas.


Guia de tendências masculinas: inverno 2024. Na foto, entrada final do desfile de Dries Van Noten na semana de moda masculina de Paris.
Dries Van Noten, inverno 2024. Fotos: Getty Images (destaque) e divulgação (galerias)



Os desfiles de Milão e Paris terminaram no último sábado (20.01) e, ansioso que somos, já levantamos as maiores tendências masculinas para o inverno 2024. Sabemos que estamos em pleno verão e que essas coleções só chegarão às lojas entre agosto e setembro deste ano. Ainda assim, não faz mal nenhum antecipar algumas ideias para se inspirar e preparar o guarda-roupa.

Nesta temporada, os temas que nortearam os estilistas foram os tons escuros e sóbrios – os terrosos principalmente –, uma silhueta seca e alongada, uma nova interpretação sobre formalidade e experimentações com a alfaiataria. Com a casualidade de escanteio, os tecidos e os materiais mais trabalhados nesta estação têm aparência sofisticada e luxuosa – pense em pencas de cashmere, couro e shearling.

Apesar da seriedade generalizada, formas amplas, cortes confortáveis e uma certa baguncinha grunge dão conta de aliviar (e animar) os humores. Entrem nesse grupo os casacos com aparência peluda, as calças com a cintura baixa (caída, na real), as barras compridas e presas debaixo da sola dos sapatos, alguns pontos de luz com cores intensas ou fluo, as variações da calças cargo, os looks cinza meio esportivos, meio underwear e os tricôs de aspecto vintage.

Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa:

Seu guia definitivo de tendências masculinas: inverno 2024

Formalidade

Casaco longo

A gravata voltou

Dandis românticos

Repensando o terno

Silhueta alongada

Beges

Conjunto jeans (aka jeans com jeans)

Calça jeans e casaco bege

Calça Cargo

Tricô vintage

Tricô canelado

Azul marinho

Referências náuticas

Shearling

Verdes

Roupas híbridas, dois ou mais em um, tudo junto ao mesmo tempo

Calça com barras compridas

Casacos peludinhos

Um toque de rosa

Cinzas

A volta dos cardigans

Xadrez

Jaqueta boxy (modelagem quadrada e comprimento encurtado)

Marrons

Camurça, chamois e afins

Bordô

 

Leia mais: Acompanha nossa cobertura completa das semanas de moda

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes