Jacquemus, verão 2024
Simon Porte Jacquemus mistura o look de escritório com referências de arte em seu desfile de verão 2024.
O verão 2024 da Jacquemus não tem nada de quiet luxury. Já de pop luxury, aí sim. Pop e artsy. A parte pop quem disse foi o próprio estilista. A artsy foi este que vos escreve mesmo. É que o desfile da tarde de segunda-feira (29.01) aconteceu na Fundação Maeght, próxima à cidade de Nice. Inaugurada em 1964, foi a primeira fundação privada de arte da França.
Com esculturas modernistas de Alberto Giacometti, Joan Miró, Méret Oppenheim, entre outros como cenário, era de se esperar alguma relação entre o design das roupas e algumas obras. Pois bem, vêm daí as calças com formas arredondadas subindo pelo torso, aquelas com cós estruturado e puxado para o lado, as golas irregulares, com um lado virado para cima, e a camisa e vestido com bordados de franjas.
Jacquemus, verão 2024. Foto: Getty Images
Jacquemus, verão 2024. Foto: Getty Images
São ótimos photo ops, não vai demorar nada para aparecerem em alguma celebridade ou influenciadora de estilo “ousado”. Contudo, Simon Porte Jacquemus é bastante criticado por apresentar mais imagem do que produtos (não que não existam, só têm pouco destaque na comunicação). O verão 2024 chega para mudar tal aparência. Ou pelo menos tentar.
A parte interessante da coleção é a que os experimentos esculturais são combinados com modelagens e peças embaladas por uma forte tendência da temporada: a roupa de trabalho, com muita alfaiataria e releitura sobre clássicos do guarda-roupa.
Jacquemus, verão 2024. Foto: Getty Images
Jacquemus, verão 2024. Foto: Getty Images
Exemplos? O blazer sem lapelas e sem botões, as camisas brancas debaixo de jaquetas perfecto encurtadas e com golas estruturadas como um decote canoa, as saias lápis de couro acolchoado e com textura de crocodilo, as blusas de seda com mangas bufantes e os casacos de ombros arredondados. Tudo a cartela de cores conhecida da marca com bege claro, cinza, preto, branco e toques de vermelho intenso.
É nessa porção – a maior porção – do desfile que o flerte com produtos mais elaborados – e mais caros – fica evidente. Trata-se de uma evolução natural e necessária para a Jacquemus. Com consumidores aspiracionais já garantidos e engajados com novos lançamentos e demais ações da marca, o próximo passo é adentrar um setor do mercado de bens de luxo superior ao ocupado atualmente.
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