Usar lenço umedecido no rosto faz mal? A gente te explica!
Entenda como e quando usar lenço umedecido para a limpeza da pele.
Remover a maquiagem antes de dormir está entre as principais recomendações de dermatologistas para quem quer manter a pele saudável. Mas, na hora de limpar o rosto, nem todos os métodos têm a mesma eficácia: o lenço umedecido, por exemplo, é um dos produtos que exige cuidado extra ao entrar em contato com a pele.
Afinal, usar lenço umedecido no rosto faz mal?
Apesar do fator praticidade, que é especialmente útil nos dias de preguiça, o lenço umedecido (tanto a versão para as bebês quanto aquela específica para a remoção de maquiagem) não substitui uma limpeza com sabonete facial, água micelar ou cleansing oil/balm.
Leia mais: Limpeza de pele caseira: o que se pode fazer sem correr riscos?
Foto: Getty Images
De acordo com especialistas, o produto tem um potencial de provocar alergias, por conter substâncias que retiram a oleosidade natural da pele e interferem nos níveis de pH, estimulando o ressecamento. Como o uso do lenço não exige que a pele seja lavada depois, esses ingredientes potencialmente nocivos continuam agindo ao longo das horas. O atrito em excesso do lenço com a superfície também pode agravar possíveis irritações.
Se, ainda assim, você escolher usar lenço umedecido no rosto, algumas práticas podem aliviar seu impacto: prefira fórmulas sem fragrâncias, sem álcool e desenvolvidas especificamente para essa região. Após o uso dos lenços, é importante remover o excesso de produto com um sabonete facial e aplicar um hidratante, para ajudar a repor a umidade perdida.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes