Foco no cantinho!

O clássico ponto de luz, feito no canto interno dos olhos, ganha agora novas cores e texturas. Aqui, você aprende a fazer o truque que tem dominado as redes sociais.


origin 500



Se você consome conteúdo de beleza no Instagram ou no Tiktok, é bem possível que essa imagem te pareça familiar: olhos bem esfumados com uma sombra, mas só os cantinhos feitos com outra – de preferência, em algum tom neon. Talvez, você tenha visto essa mesma maquiagem com um bocado de brilho aplicado apenas na parte interna da pálpebra. Ou ainda, delineados com as pontas também puxadas em direção ao nariz. Ainda que apareça em diferentes versões, a ordem da vez é uma só: dar destaque aos cantos dos olhos.

Apesar de ter bombado na internet, o recurso não é bem uma novidade. “O já conhecido ponto de luz pode ter uma função específica na maquiagem: o de equilibrar”, explica Kátia Araújo, artista nacional da MAC Cosmetics. O clássico, porém, ganha agora novos contornos. “Neste lugar, onde antes ficava apenas um pontinho discreto, hoje cabem estes outros elementos de maior destaque”, explica Kátia.

A tendência conversa com este momento da beleza que pede que a gente saia da zona de conforto. “Existe um movimento muito forte de ampliar a maquiagem. Ela começa a se estender para outros pontos do rosto. A sombra e o delineador, por exemplo, não vão mais só ficar na pálpebra fixa, na móvel e ao redor da linha dos cílios”, comenta Stephanie Suero, maquiadora e professora da Escola Madre.

Abaixo, contamos mais detalhes das releituras que mais bombaram nas redes sociais e damos os truques para você se aventurar por cada uma delas.

Esfumado colorido

Uma das possibilidades para destacar a região é esfumar usando cores intensas. Para isso, use uma sombra em toda a pálpebra e outra nos cantinhos. “É um jeito de desconstruir o famoso esfumado neutro que já estávamos acostumados e dar novas possibilidades, misturando cores e efeitos”, diz Stephanie.

O segredo aqui está na escolha das sombras. Para Kátia, duas boas opções são o alto contraste e a harmonia. “Para o primeiro, utilize cores opostas para a pálpebra e para os cantinhos, como o pêssego e o azul brilhante, respectivamente. Para o segundo, basta optar por tons da mesma paleta ou aproximados, como roxos e azuis ou rosados e alaranjados”, aconselha.

data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/CGJDj8CHPDv/?utm_medium=copy_link" data-instgrm-captioned data-instgrm-version="4" style="background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:658px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);">


Ponto de cor

Para um visual mais discreto, vale combinar o ponto de cor com um delineado preto clássico. Ou ainda, esfumar apenas os cantinhos, deixando o resto dos olhos sem nada. “Este ponto de cor pode ser mais amplo, ou mais contido, pode acompanhar o “V” interno dos olhos ou estar apenas localizado na parte interna inferior”, completa Kátia.

Delineado

Além de subir o delineado em direção às têmporas, puxe as pontas internas em direção ao nariz. “Gosto muito de fazer um delineado interno com uma cor diferentona, e deixar o resto dos olhos sem nada”, conta Stephanie.

data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/CUbPfsLlg7C/?utm_medium=copy_link" data-instgrm-captioned data-instgrm-version="4" style="background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:658px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);">

Com brilho

Essa é a forma mais clássica de aderir à tendência, já que ela remete à técnica tradicional de iluminar. Aqui, a dica de Kátia é brincar com texturas. “Deixe as pálpebras livres de cor e no canto interno aplique um bom glitter. Outra opção é cobri-las com uma sombra matte em tons neutros e use bastante brilho metalizado apenas na região interna dos olhos.”

data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/CTuxH2VtFk5/?utm_medium=copy_link" data-instgrm-captioned data-instgrm-version="4" style="background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:658px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);">

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes