Renner lança novas coleções mais sustentáveis

Algodão orgânico, linho certificado e as tendências cool que acabam de chegar às lojas da marca.


origin 56



CONTEÚDO PUBLICITÁRIO APRESENTADO POR RENNER

Cada vez mais, ganham espaço iniciativas em torno de uma produção responsável na indústria da moda. Na Renner, essa é uma preocupação antiga, que vem evoluindo nos últimos três anos por meio do selo Re – Moda Responsável, uma estratégia de sustentabilidade que abrange todas as áreas do negócio.

Desde 2017, a marca vem investindo em peças confeccionadas com matérias-primas como o algodão e a viscose responsáveis, o fio reciclado e a poliamida biodegradável, além de técnicas e processos que garantem, por exemplo, o menor uso de água na produção. Agora, acabam de sair do forno mais quatro coleções cápsula com atributos de sustentabilidade, que você confere logo abaixo:

ALGODÃO ORGÂNICO

Cultivado e colhido de forma artesanal e sem uso de agrotóxicos, o algodão responsável dessa coleção da Renner é certificado na origem, seguindo práticas de responsabilidade socioambiental, e vem da Paraíba para deixar os nossos looks de verão mais leves e conscientes. Entre as novidades, destacam-se camisas, bermudas e t-shirts para todos os gêneros e idades, em tons pastel mesclados com branco, bege e toques alaranjados, além de estampas de folhagens e padronagens listradas, ideais para quem gosta de um básico cool e também de contribuir para um impacto mais positivo no meio ambiente.

Segundo dados da Textile Exchange, organização global sem fins lucrativos voltada para fomentar, desenvolver e encontrar melhores fibras para a indústria têxtil, a produção de algodão orgânico no Brasil aumentou de 2,2 milhões de toneladas em 2018/19 para cerca de 2,9 milhões de toneladas em 2019/20. Este volume equivale a uma participação de mercado de 11% de todo o algodão cultivado em 2019/20. Conduzida, majoritariamente, por produtores campesinos e pela agricultura familiar, a produção de algodão orgânico se concentra na região Nordeste e traz um equilíbrio ecológico para a região e resiliência social para a comunidade local.

Para a Renner, o algodão responsável engloba, além do algodão orgânico certificado, outros tipos de algodão como aqueles cultivados de acordo com a Better Cotton Initiative (BCI), o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que são cultivados com cuidado com o solo e a água e proporciona aos agricultores condições seguras de trabalho.

image 739

RE JEANS

A moda está em constante transformação, mas se existe algo que não muda, é a paixão dos fashionistas pelo jeans. E nem é preciso ser um grande conhecedor do assunto para apreciar o bom e velho denim. Democrático e atemporal, está no guarda-roupa de 90% dos brasileiros e é uma tendência que promete continuar em alta nos próximos anos. De olho nisso, a Renner está cada vez mais preocupada com o processo de produção do jeans.

Hoje, mais de 95% dos jeans da marca são considerados Re Jeans. Na prática, isso significa: peças feitas com algodão responsável, materiais reciclados – desenvolvidos com sobras de tecido, por exemplo –, ou baixo consumo de água. Nesta coleção a marca trouxe, ainda, produtos com tingimento natural à base de plantas como um dos atributos.

Além de consciente, a nova cápsula Re Jeans explora o queridinho de todas as temporadas em diferentes versões, desde as clássicas, no azul índigo (que vai com tudo), às trabalhadas em patchworks, recortadas e até as mais claras, com bordados de mood 70s. As modelagens também variam para agradar diferentes estilos e corpos. Entre as nossas favoritas, estão as calças wide leg de cintura alta, os cropped tops perfeitos para o verão, assim como os macacões e jardineiras.

image 740

STUDIO

Leveza, tranquilidade e praticidade: três características que descrevem perfeitamente o minimalismo e a nova coleção Studio, da Renner. Produzida com muito carinho nos acabamentos, tecidos de alta qualidade, modelagens diferenciadas e muitas novidades em sustentabilidade, a linha foi pensada para um público jovem, que preza por uma moda casual e atemporal, mas ao mesmo tempo consciente e de alta qualidade.

O linho é o tecido-chave da coleção e, além de nobre e superleve para o verão, possui certificação de origem. Na modelagem, priorizam-se os shapes amplos e fáceis de combinar, enquanto a cartela de cores mixa tons claros como o branco, neutral, verde e azul. Entre as principais apostas estão o chemise alongado, bem versátil; o conjunto de blazer e pantalona com pregas, prático e moderno; e o tubinho com decote quadrado, um clássico renovado.

Os moletons com fios reciclados de modelagem oversized também estão na nossa wish list e prometem fazer bonito nos dias mais frescos do verão, assim como as camisetas de tingimento natural, leves e ideais para a estação de calor. Feito a partir de plantas, esse processo resulta em uma cor mais suave, com um efeito lavado, bem fresh. Além disso, seu amaciamento é feito com materiais como cascas de laranja, menos impactantes para o meio ambiente.

image 741

STUDIO ALCHEMIA

Com a pandemia e os longos períodos de isolamento social, os rituais de autocuidado se tornaram parte essencial de uma vida mais equilibrada. Pensando nisso, a Renner desenvolveu a Studio Alchemia, uma linha de produtos para o corpo e para a casa inspirada na natureza, que traz a aromaterapia como elemento central na busca do bem-estar.

Alguns produtos da linha contêm um ingrediente especial na formulação: o óleo de algodão agroecológico, extraído de sementes de algodão cultivado pela cooperativa Grande Sertão – o que ajuda a gerar renda para famílias da região do norte de Minas Gerais. Esta é uma cooperativa apoiada pelo Instituto Lojas Renner, através do projeto Tecendo Autonomia. Além disso, os produtos também têm em sua formulação ingredientes naturais e sem origem animal, como os óleos essenciais, livres de parabenos e de óleo mineral.

Ao todo são quatro aromas: energizante (óleo essencial de lemongrass e laranja, com propriedades estimulantes), detox (óleo essencial de melaleuca, com propriedades anti-inflamatórias), relaxante (óleo essencial de lavanda e palmarosa, com propriedades calmantes para reestabelecer o equilíbrio) e revigorante (óleo essencial de hortelã, com propriedades fortificantes e revitalizantes). Cada aroma foi desenvolvido com o objetivo de nos conectar com boas energias e sensações ao longo do dia.

image 742

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes