As tendências que vão dominar os vestidos do verão 2022
A temporada é um convite ao toque e à pele à mostra. Transparências, comprimento míni, franjas e assimetria são alguns dos elementos que prometem esquentar os próximos meses.
Os desfiles de verão 2022 já deram o tom: os próximos meses serão de muita sensualidade. Com as temperaturas em elevação e com o avanço da vacinação, a vontade de colocar o corpo à mostra em celebração ao retorno às ruas e à liberdade reflete inclusive na escolha dos vestidos, que chegam cheios de recortes, transparência e texturas. “Esse será o verão do amor”, brinca Carol Caliman, sócia-fundadora da consultoria Assinatura de Estilo.
Depois de tanto tempo enfurnados dentro de casa vestindo moletons, a ordem agora é se mostrar. No caimento, na textura, no comprimento ou no tipo de recorte, haverá sempre um elemento sexy conduzindo as peças mais importantes desta temporada. A seguir, a especialista comenta algumas das principais tendências para vestidos neste verão.
Vestido míni
Foto: Getty Images
Depois de um longo tempo, os vestidos mídi começam a dar espaço a comprimentos mais curtos. Como a bainha fica pelo menos 20 centímetros acima do joelho, as pernas ganham destaque com alegria. “Ele retorna em todos os estilos, do casual ao elegante”, garante a consultora.
E aí as variedades de alças, caimentos, tecidos e recortes são infinitas. Contudo, especialmente nos próximos meses, a saia curtinha deve vir associada a alguma das outras tendências aqui listadas. “Ainda podemos incluir aqui os conjuntinhos que, mesmo se tratando de duas peças, criam a impressão visual de vestido. Também tenho visto muita camisa longa, que terminam abaixo do bumbum, cumprindo esse papel”, comenta Carol.
Naked dress
Foto: Antony Jones / Getty Images
Outra aposta para esta temporada é o naked dress, que tem como característica a sensação de que a pessoa está sem roupa. “Ele costuma ser da cor da pele de quem está usando, tem certo nível de transparência com alguma intervenção para cobrir partes estratégicas do corpo e, de uma forma geral, é mais justo”, explica.
Apesar de ser um visual normalmente associado ao tapete vermelho e às celebridades desde os tempos de Marilyn Monroe, Carol acredita que, neste verão, ele irá conquistar um publico ainda maior. E não estamos falando necessariamente de uma ousadia absoluta como foi a escolha de Megan Fox para o VMA 2021. Também dá para entrar nessa onda usando um vestido de malha no tom da sua pele com um caimento mais justo ou fazendo outras adaptações.
Assimetria e recortes
Foto: Streetstyleshooters / Getty Images
Como reflexo da nostalgia em relação à moda dos anos 2000, vestidos com recortes ousados e assimétricos também ganham destaque. O comprimento da saia mais curto de um lado com a ponta oposta bem comprida, as laterais quadril vazadas, costelas de fora, um lado com manga e outra sem e gola alta com ombros livres são algumas das muitas possibilidades que se apresentam. “Lembra do verão do amor? São elementos que ajudam a exacerbar essa sensualidade aflorada”, comenta Carol.
Slipdress
Foto: Jeremy Moeller / Getty Images
O slipdress já não é mais uma novidade, mas ao que tudo indica seguirá conquistando adeptas ainda por um bom tempo – e é a cara do verão. “Ele veio como um resgate dos anos 1990 e continua como uma tendência forte”, avalia a especialista.
Aqui se encaixam tanto os vestidos com um design que remeta à camisola, quanto os feitos de seda ou cetim. “São materiais que convidam ao toque, que você olha e tem aquele brilho sedutor, tudo a ver com esse momento”, destaca.
Vestido de crochê ou com franjas
Foto: Bennett Raglin / Getty Images
Vestidos feitos de crochê ou com franjas conquistarão quem curte um visual com uma pegada boho. “Bem naquela vibe artesanal dos anos 1970, com cara de que foi feito no quintal de casa”, explica Carol.
A textura, a semi-transparência e o movimento são características que se inserem nesse contexto de sensualidade e liberdade. Apesar de ser um estilo muito atrelado à praia, tem tudo para estar presente também nas grandes cidades nos dias de sol intenso.
Vestido discretamente sexy
Foto: Streetstyleshooters / Getty Images
Mesmo quem não se identifica tanto com um look super sexy vai acabar entrando na dança de alguma maneira. “Acredito que os tecidos vão ter sempre um toquezinho dessa sensualidade, talvez uma malha canelada mais justa ao corpo. Afinal, é o nosso grito de liberdade”, pontua a consultora de estilo. Ainda que de maneira mais discreta e nada óbvia, um detalhe no caimento ou o tipo de textura vão acabar refletindo o clima de verão do amor.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes