State of Fashion Biennale 2024

Mostra de moda e artes visuais, que integra o projeto criado em Arnhem, ganha edição no Brasil e abre espaço para narrativas decoloniais.


state of fashion
Nangayanga Orukwe



Realizada em maio na Holanda, a cada dois anos, a State of Fashion Biennale ganha um capítulo inédito no Brasil, com curadoria da pesquisadora e doutoranda em história Hanayrá Negreiros, colaboradora de ELLE.

Criada para conectar moda e desafios sociais atuais, como inclusão, práticas justas e o impacto da globalização na crise climática, a plataforma adota narrativas fora do mainstream e, neste ano, se divide entre quatro lugares: Arnhem, onde o projeto começou, Nairobi, no Quênia, Bengaluru, Índia, e São Paulo.

state of fashion

Bordadeiras do Curtume Divulgação

Por aqui, o público vai poder conferir os trabalhos de oito artistas convidadas – Aline Motta, Angela Brito, Bordadeiras do Curtume, Dayana Molina, Goya Lopes, Isa Silva, Nangayanga e Sallisa Rosa –, além de rodas de conversas que acontecem no próprio espaço expositivo, no Centro Cultural São Paulo.

Batizada como Através das águas costuramos outras histórias brasileiras, a exposição tem como propósito destacar narrativas decoloniais, entrelaçando moda, artes visuais, política, espiritualidade e poesia.

state of fashion

Isa Silva Divulgação

Na curadoria, as histórias do Brasil são reimaginadas e desafiadas por meio de obras que evocam o papel das águas e das travessias na constituição do país e emergem como símbolos de resistência e ligação entre presente, passado e futuro.

A ação conta ainda com a participação do Coletivo da Quebrada, produtora audiovisual nascida na zona oeste de São Paulo em 2017, e das palestrantes Carolina Casarin, Fernanda Simon, Luanda Vieira e Paloma Gervasio Botelho.

A visitação é gratuita e a Fashion Bienalle vai de hoje (05.04) ao domingo (07.04). Imperdível.

state of fashion

A curadora da Fashion Bienal em SP, Hanayrá Negreiros Leo Faria

SERVIÇO

Através das águas costuramos outras histórias brasileiras
05 a 07 de abril de 2024
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo
Gratuito

Abertura: 05 de abril, 19h
Visitação: 05/04 – 19h às 22h | 06/04 – 12h às 22h | 07/04 – 12h às 18h.

Conversas:
05/04 – Sexta-feira, 20h às 21h
Através das águas costuramos outras histórias brasileiras

06/04 – Sábado, 14h às 15h
Moda, comunicação e educação na contracorrente

06/04 – Sábado, 16h às 17h
Entrelaçando memórias: arte e espiritualidade

07/04 – Domingo, 16h às 17h
Tramas em moda e artes visuais

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes