Design brasileiro tem exposição no Fuorisalone
Mostra com curadoria de Bruno Simões reúne 50 nomes de destaque entre marcas e criadores do país na Semana de Design de Milão.
Novos nomes do design nacional e marcas consagradas, como Breton e By Kamy, estão reunidas em Milão em uma exposição exclusivamente dedicada à produção brasileira.
A mostra, batizada de Coccoloba – Brazilian Exibition at INTERNI Cross Vision, tem curadoria do arquiteto Bruno Simões e está na programação do Fuorisalone, o circuito de eventos que compõem a Semana de Design de Milão, juntamente com o Salone del Mobile.
O nome da exposição vem de uma espécie de árvore identificada em 1982 pelo botânico Carlos Alberto Cid Ferreira, na Amazônia. Com altura relativamente pequena (até 15 metros) comparada a gigantes da floresta tropical, a Coccoloba teve que desenvolver estratégias de sobrevivência, já que acabava ficando, literalmente, à sombra das vizinhas mais altas. Com suas folhas imensas, ela desenvolveu a capacidade de armazenar energia no decorrer do dia para realizar a fotossíntese durante a noite.
Leia também:
O ELLE Deco Design Awards está de volta
Esse exemplo de como lidar com recursos escassos – no caso, a luz solar – representa perfeitamente os desafios do design na atualidade. “Não poderia haver um paralelo melhor para o momento que vivemos: a interdisciplinaridade é fundamental para a ciência e os avanços tecnológicos, assim como o respeito aos recursos e materiais e a maior sincronicidade com o meio ambiente em meio ao Antropoceno. Tudo isso é design!”, diz o texto de apresentação da mostra.
Entre os nomes que participam do evento, um dos destaque é o am.o atelier, do designer Amilcar Oliveira, que produz peças de madeira feitas à mão, com técnicas de marcenaria tradicional. Na Coccoloba, o am.o vai lançar oficialmente a Poltrona Mima, de jequitibá e palhinha natural.
Poltrona Mima, do am.o atelier. Foto: Lia Lubambo
Outra atração da marcenaria é o Oiamo Design, que leva ao Fuorisalone seus bancos Turi. As peças são produzidas com madeira maciça de reflorestamento e passam técnica japonesa milenar de carbonização conhecida como Shou Sugi Ban.
Bancos Turi, da Oiamo Design. Foto: Sabrina Gabana
A designer Adriana Yazbek também estará na mostra com sua série de luminárias Li, feitas de tecido e papel japonês.
Luminárias Li, de Adriana Yazbeck. Foto: Reprodução @adrianayazbeck
Já o Estúdio Sabá participa do evento com sua poltrona úba, feita de aço e inspirada na folha de carnaúba.
Poltrona úba, do Estúdio Sabá. Foto: Nicolas Gondim
A Coccoloba foi inaugurada nesta segunda-feira (15.04), juntamente como Fuorisalone, e permanece aberta até o dia 28 de abril na Universitá Degli Studi di Milano. O evento, co-organizado pela Apex Brasil, foi realizado em parceria com a Brasil Furniture e a Abimóvel.
Leia também:
DW! 13a semana de design de São Paulo ocupa a capital paulista
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes