Por que Cape Town merece entrar na sua lista de viagens dos sonhos
De paisagens deslumbrantes ao encontro com simpáticos pinguins, essa cidade na África do Sul oferece experiências luxuosas e inesquecíveis.
Se você anunciar para os amigos que está indo para Cape Town, pode esperar reações de espanto e até estranhamento. No sul da África do Sul, naquela viradinha do mundo, quando o Oceano Atlântico se junta com o Pacífico, Cape Town não é um destino óbvio. Na lista dos 24 lugares mais desejados do mundo em 2024, divulgada pelo AirBnb, por exemplo, não há sinal de Cape Town. O que é uma enorme injustiça.
Com paisagens de tirar o fôlego e uma cena cultural efervescente, a cidade sul-africana oferece experiências inesquecíveis para o visitante. A começar pela chegada ao aeroporto (desde outubro, a South African Airways têm voos diretos para lá a partir de São Paulo): quando o avião se aproxima da península, é possível ver o impressionante relevo local, com a imponente Table Mountain atraindo todos os olhares.
Leia também:
Bora viajar? Saiba quais são os destinos mais desejados de 2024
A Table Mountain é uma das sete maravilhas naturais do mundo e visita obrigatória nessa viagem. Com cerca de 1 mil metros de altura e 3 quilômetros de extensão, ela se caracteriza pelo topo horizontal, que lembra o tampo de uma mesa – daí o seu nome. A formação faz parte de um parque nacional, que abriga uma rica flora, além de animais como lagartos, antílopes, linces, roedores e muitas outras espécies. A subida de teleférico até o topo da montanha é nada menos do que emocionante – e lá no cume o espetáculo continua, com vistas deslumbrantes da cidade e do Oceano Atlântico.
Cape Town: no sul da África do Sul. Foto: Divulgação One&Only Cape Town
Outra maneira de conferir essas paisagens do topo é fazer um passeio de helicóptero. Eu nunca havia embarcado nesse tipo de aeronave, e ver Cape Town do alto foi uma experiência indescritível, com vistas panorâmicas das montanhas majestosas, da arquitetura única que caracteriza a cidade e de praias deslumbrantes.
Leia também:
22 malas de viagem para todo tipo de aventura
Falando em praias, outra atração imperdível é Boulders Beach, que é o lar de simpáticos pinguins. Uma curiosidade fascinante sobre esses habitantes de Boulders Beach é que eles são uma das únicas espécies de pinguins que habitam em climas mais quentes – a maioria vive em regiões geladas, como a Antártida.
Que tal um banho relaxante admirando a Table Mountain? Foto: Divulgação One&Only Cape Town
Paisagens lindas não faltam em Cape Town, mas se você quiser ficar em um local com vista de cair o queixo – para a Table Mountain, inclusive – a dica é o One&Only Cape Town, onde a reportagem da ELLE se hospedou. O resort faz parte do grupo de luxo One&Only, que tem pequenos paraísos espalhados pelo mundo, em locais que vão das Maldivas a Dubai.
Vista área do One&Only CapeTown: alguns quartos e atrações ficam numa ilha do resort. Foto: Divulgação One&Only Cape Town
Em Cape Town, o hotel fica estrategicamente localizado no V&A Waterfront, a charmosa região portuária com atmosfera vibrante, que reúne restaurantes, lojas elegantes e dezenas de atrações turísticas e culturais.
Recentemente reformado, o One&Only deu destaque à cultura sul-africana em cada detalhe dos seus 131 quartos e suítes e nas áreas comuns do resort, da piscina deslumbrante ao Vista Bar & Lounge, que exibe um carpete adornado com padrões que reproduzem a topografia da Table Mountain.
O bar Vista. Foto: Divulgação One&Only Cape Town
Uma senhora piscina! Foto: Divulgação One&Only Cape Town
A decoração privilegia artistas do continente, como Richard Madongwe, do Zimbábue, que criou os potes com miçangas colocados em cada quarto – uma referência aos recipientes usados para transportar água usados em vários países africanos. Johanny Twala e Claude Chandler são outros artistas que têm obras espalhadas pelo hotel.
Um dos quartos localizados na ilha do resort. Foto: Divulgação One&Only Cape Town
Mas, se você quiser sentir a África literalmente na pele, não pode deixar de fazer o tratamento batizado de Africology, no luxuoso spa do hotel. Trata-se de uma massagem que combina técnicas tradicionais africanas com ingredientes locais, como óleos essenciais e ervas, para proporcionar uma experiência única e deliciosamente relaxante aos hóspedes.
O restaurante Nobu. Foto: Divulgação One&Only Cape Town
Entre as opções gastronômicas do resort, o Ochre oferece um café da manhã caprichadíssimo com sabores da África do Sul. Mas também há a cozinha nipo-peruana do mundialmente badalado Nobu. Também não poderiam faltar os renomados vinhos sul-africanos. O One&Only Cape Town tem uma das adegas mais completas do continente e oferece experiências como Sip&Savour and South African Wine Blending, para conhecer os rótulos produzidos no país.
Mont Rochelle: construção histórica rodeada de natureza evinhedos. Foto: Divulgação
Falando em vinho, para quem aprecia uma boa taça (e até para quem não bebe, mas sabe curtir o lado bom da vida), vale muito a pena esticar a viagem até Franschhoek, a uma hora de carro de Cape Town, onde fica o Mont Rochelle Hotel & Vineyard. Essa histórica propriedade do século 17 foi comprada por sir Richard Branson em 2014 e passou a integrar a Virgin Limited Collection, a coleção de hotéis de luxo do grupo.
Quarto com piscina privativa no Mont Rochelle. Foto: Divulgação
Cercada por vinhedos, com montanhas rochosas ao fundo, o hotel e vinícola oferece uma hospedagem onde conforto e elegância se complementam da melhor maneira possível. São apenas 26 quartos em uma imensidão de campos verdes de 39 hectares. Fazer um piquenique nesse cenário, degustando alguns dos vinhos premiados de Mont Rochelle é um programa inesquecível. A África do Sul merece vários brindes.
A editora de moda Suyane Ynaya viajou a Cape Town a convite do resort One&Only Capetown e da South African Airways.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes