Conheça os restaurantes estrelados do Guia Michelin 2024
Na edição do circuito gastronômico de São Paulo e do Rio de Janeiro, evento consagra seis restaurantes com 2 estrelas e 15 com 1 estrela.
Após um hiato de três anos, uma das premiações mais aguardadas da gastronomia voltou a agitar o mercado. Na noite de segunda-feira (20.05), o Guia Michelin anunciou a lista de restaurantes estrelados em São Paulo e no Rio de Janeiro em sua edição 2024.
O evento, realizado no hotel Copacabana Palace, na capital carioca, consagrou seis restaurantes com 2 estrelas Michelin, 15 com 1 estrela e classificou 37 casas na categoria Bib Gourmand, que reúne estabelecimentos com ótimo custo-benefício. O guia inclui também 82 restaurantes, 38 deles adicionados recentemente, que receberam elogios dos inspetores do Michelin.
Gwendal Poullennec (de gravata), diretor internacional do Guia Michelin, com os chefs e equipes dos restaurantes com duas estrelas. Foto: Divulgação
A cobiçada terceira estrela Michelin ainda não veio para nenhum estabelecimento brasileiro dessa vez. Mas a premiação deste ano trouxe uma novidade: três restaurantes receberam a estrela verde, que indica o compromisso da casa com a sustentabilidade.
Em São Paulo, o restaurante D.O.M., de Alex Atala, com cozinha chefiada por Geovane Carneiro, que já tinha 2 estrelas, manteve o status no guia. No Rio, os cariocas Oro, do chef Felipe Bronze, e Oteque, de Alberto Landgraf, também continuam duplamente estrelados.
O restaurante carioca Lasai, de Rafa Costa e Silva, por sua vez, entrou para a seleta lista de 2 estrelas no guia de 2024, assim como os paulistanos Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, e o Tuju, de Ivan Ralston.
Leia também:
Chefs realizam jantar em prol do Rio Grande do Sul
O Tuju, por sinal, foi o grande vencedor da noite. Reinaugurado em setembro do ano passado, após um intervalo de três anos, a casa recebeu o prêmio de Abertura do Ano e foi um dos agraciados com a estrela verde. Os outros dois restaurantes que levaram o novo prêmio de sustentabilidade, ambos em São Paulo, foram A Casa do Porco, de Janaína Torres e Jefferson Rueda, e o Corrutela, do chef César Costa.
A seguir, confira os restaurantes estrelados e os selecionados na categoria Bib Gourmand da edição 2024 do Guia Michelin.
2 estrelas Michelin São Paulo
D.O.M
Evvai*
Tuju*
2 estrelas Michelin Rio de Janeiro
Lasai*
Oro
Oteque
1 estrela Michelin São Paulo
Fame Osteria**
Huto
Jun Sakamoto
Kan Suke
Kazuo**
Kinoshita
Kuro**
Maní
Murakami**
Oizumi Sushi**
Picchi
Tangará Jean-Georges**
1 estrela Michelin Rio de Janeiro
Cipriani
MEE
San Omakase Room**
Estrela verde Guia Michelin São Paulo
A Casa do Porco
Corrutela
Tuju
Bib Gourmand Michelin São Paulo
A Baianeira – Masp**
A Baianeira
AE! Café & Cozinha
Balaio – IMS
Banzeiro
Barú Marísqueria
Bistrot de Paris
Brasserie Victória
Capim Santo**
Cora**
Corrutela
Cuia**
Ecully Gastronomia
Feriae**
Fitó
Komah
Kotori**
Le Bife
Manioca
Mocotó
Mocotó Vila Leopoldina**
Nomo**
Petí Gastronomia
Più Higienópolis**
Più Pinheiros
Shihoma Pasta Fresca**
The Kith
Tonton
Tordesilhas
Zena Cucina
Bib Gourmand Michelin Rio de Janeiro
Artigiano
Brota**
Didier
Maria e o Boi
Miam Miam
Pici Trattoria
Sult**
*Passou de uma para duas estrelas.
**Novidade na lista.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes