5 dicas para cuidar do cabelo pós-praia

Conversamos com uma especialista para saber como recuperar a saúde do cabelo pós-praia.


cabelo pós-praia
@lauraharrier



Sol, mar e brisa são uma receita imbatível para os dias de descanso. Mas, de volta à rotina, sabemos o quanto o cabelo pós-praia pode acabar danificado, especialmente graças à exposição solar e os danos externos, como a ação do vento e da água salgada. Para entender como podemos recuperar a saúde e o brilho dos fios no verão, conversamos com a Dra. Ana Carina Junqueira, médica especialista em tricologia. 

Leia mais: Protetor solar para o verão: 8 boas opções com secagem rápida e nada grudentas

Quais danos o cabelo pós-praia pode apresentar? 

“No verão, o cabelo é exposto a agressões do tipo térmicas — do sol — e a agressões químicas — poluição, dejetos da areia, água do mar com excesso de sal, cloro da piscina. Tudo isso aumenta a chance de uma irritação no couro cabeludo, além de deixar os fios ressecados e mais fragilizados”, explica Ana Carina. 

A água do mar contém sal e iodo, enquanto a água da piscina leva cloro e sulfato de cobre; em excesso, essas substâncias podem alterar a cutícula (camada mais externa do fio), que fica enfraquecida, mais fina e quebradiça. A ação dos raios ultravioleta também contribui com a degradação da produção de proteínas e queratina (que formam o fio). 

Quais cuidados devemos ter com o cabelo pós-praia?

O ritual de cuidados pós-praia deve começar com uma boa lavagem dos fios com água doce, para remover o sal. Segundo a médica, um shampoo com esferas esfoliantes também ajuda a retirar qualquer resquício de areia que possa ter ficado no couro cabeludo. 

Nesse período, a hidratação do cabelo também merece um boost. “Você pode aplicar uma máscara capilar uma vez por semana, logo após o shampoo, na metade do comprimento para baixo. Espere de 20 a 30 minutos para o produto penetrar bem — se puder colocar uma touca, a absorção dessa máscara será ainda melhor. Depois, é só enxaguar”, recomenda. Esse processo garante fios menos porosos e ajuda a recuperar a cutícula. 

Para combater o ressecamento do comprimento, a tricologista indica o uso diário de óleos — inclusive para quem tem cabelo oleoso, já que o produto deve ser aplicado somente no comprimento e não afeta a raiz.

Itens como um leave-in com proteção solar antes de curtir à beira-mar e protetores térmicos antes de usar fontes de calor, como secador ou chapinha, também fazem toda a diferença para evitar danos adicionais.

Por último, mas não menos importante, capriche na hidratação interna. Beber bastante água é fundamental para a saúde do corpo e do cabelo a longo prazo.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes