Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

5 segredos de Alê de Souza

Referências, dicas bafo e a história do autodidata da beleza que hoje assina a maquiagem de celebridades como Fernanda Lima, Paolla Oliveira e Isabelle Drummond.

Gif: Gustavo Balducci

5 segredos de Alê de Souza

PUBLICIDADE

"5 segredos de..." é uma série mensal de entrevistas da editoria de beleza da ELLE Brasil. Nela, conversamos com beauty artists veteranos para entender a sua história e descobrir cinco segredos que vão desde truques de maquiagem até conselhos para uma carreira no mercado de cosméticos.

Desde criança, Alê de Souza já se interessava por maquiagem. "Fiz de tudo um pouco na vida, mas o lance da beleza sempre falou mais forte", disse em entrevista à ELLE Brasil. Contratado pela Rede Globo, o beauty artist é o queridinho de uma lista VIP de celebridades. Entre suas clientes estão estrelas como Claudia Raia, Isabelle Drummond, Paolla Oliveira e a sua parceira de longa data Fernanda Lima. "Já fiz muitos trabalhos marcantes, mas estar ao lado dela durante o Amor & Sexo foi muito especial. Vou levar essa experiência comigo, no meu coração, para sempre", disse.]

Autodidata, Alê é observador e aprende rápido. Fã dos estadunidense Kevyn Aucoin e Pat McGrath e dos ícones brasileiros Duda Molinos e Daniel Hernandez, ele diz que, a cada dia que passa, está mais determinado em criar maquiagens que refletem a beleza natural de suas clientes. "Gosto de pesquisar antes de cada job, mas confesso que a intuição cumpre um papel fundamental no meu processo. No limite, acho que quero ajudar as pessoas a enxergarem o quão lindas elas já são", revela pouco antes de confessar ser "o louco das bases": sua técnica consiste em usar diferentes tons na mesma pessoa para acertar com precisão a complexidade de cada pele.

PUBLICIDADE

Com mais de 25 anos de carreira, o maquiador agora integra o time criativo da Payot. Esta, no entanto, não é sua primeira colaboração com uma marca de beauté. Em 2016, ele criou a Océane Femme que tinha batons, lápis de boca, paletas de sombras e de iluminadores que levavam a assinatura do beauty artist. Agora, dentro do QG da Payot, Alê vai mais longe. As novas paletas It's Brown (com tons quentes e alaranjados) e Roses For Us (com variações de cor-de-rosa) são flexíveis e altamente pigmentadas. "Quando se trata de maquiagem, acho que a gente tem que investir no que há de melhor. Afinal de contas, você está passando isso no seu rosto", alerta. Cada um dos estojos sai por R$ 79,90 e estão disponíveis da loja online da Payot. Abaixo, descubra os 5 segredos de beleza do profissional!

Cinegrafia básica

"Eu amo Barbarella com Jane Fonda, maravilhosa. Fome de Viver com David Bowie e Catherine Deneuve também é incrível"

PUBLICIDADE

Desfile inspiração

"O último da Saint Laurent, no deserto, ao ar livre. Tinha uma beleza real e sofisticada."

Foco no skincare

"Invista sempre em cuidados com a pele. É o primeiro passo para uma make perfeita. Eu não abro mão de esfoliantes pelo menos uma vez por semana. Sempre que tenho um tempinho livre, uso alguma máscara facial."

"Gosto de pesquisar antes de cada job, mas confesso que a intuição cumpre um papel fundamental no meu processo", Alê de Souza

Sem exageros

"Quando acordo com olheiras, vou no corretivo e um pouquinho de lip balm, sempre!"

Viva a diversidade!

"O que me preocupa é essa busca incansável atrás da beleza perfeita, muitas vezes, reforçada nas redes sociais. Mas me sinto inspirado e esperançoso vendo que - cada vez mais - o mercado de beleza tem se aberto à multiplicidade de belezas e corpos, dando voz a toda esta representatividade que faz parte do coletivo."

A maquiadora e cabeleireira argentina radicada em São Paulo usa a capacidade política da beleza para transformar o mundo uma make depois da outra.


Com ajuda de um repertório manual que vai da aquarela ao crochê passando pela cerâmica e pela marcenaria, o maquiador e cabeleireiro é um dos nomes mais prolíficos de sua geração.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE