Beleza

5 segredos de Carla Biriba

Fernanda Paes Leme, Tatá Werneck e Bruna Linzmeyer já foram maquiadas por ela que ainda estourou uma onda de autocuidado nas redes pela hashtag #SPAdaBiriba

PUBLICIDADE

"5 segredos de..." é uma série mensal de entrevistas da editoria de beleza da ELLE Brasil. Nela, conversamos com beauty artists veteranos para entender a sua história e descobrir cinco segredos que vão desde truques de maquiagem até conselhos para uma carreira no mercado de cosméticos.

Carla Biriba acredita a maquiagem é que a encontrou. Antes de se tornar uma das beauty artists mais requisitadas do mercado brasileiro, ela trabalhava em uma marca de roupas. "De repente, um olheiro da MAC me parou na rua por causa do meu estilo", lembra. Na época, a empresa de cosméticos estadunidense estava abrindo a sua segunda loja no Brasil. "Ele me deu um cartão e, daí para frente, minha vida nunca mais foi a mesma", conta a maquiadora que vive entre São Paulo e Rio de Janeiro. "Adoro isso a respeito do meu trabalho. Estou cada hora em um lugar, amo mudanças!"

Depois desse encontro, Biriba abandonou os estudos de figurino para focar nos pincéis. "Aos 22 anos, minha vida mudou completamente. Seis meses depois, eu era maquiadora." Fã de gigantes da beleza como Alex Box, Val Garland, Pat McGrath, Peter Phillips, Isamaya Ffrench – "e todos os meus amigues maquiadores que me inspiram o tempo todo aqui no Brasil" – ela descreve seu estilo como livre, natural e criativo. Basta dar uma passadinha em seu perfil no Instagram para entender do que a MUA está falando. Por lá, Biriba publica vídeos (sempre sorrindo!) em que está desenhando formas coloridas e soltas em seu rosto. "A vida me inspira: a rua, meus amigos, arte, música, noite, comida, meus sentimentos... Tudo o que está ao meu redor entra na conta."

PUBLICIDADE

"Para mim, a troca é muito importante. Minhas clientes sabem que meu processo criativo leva em consideração essa mensagem de alegria que eu quero de passar", Carla Biriba

Liberdade, aceitação e diversão são palavras-chave para entender o trabalho da artista que não tem medo de cores e texturas fora da caixinha. Não à toa, as celebridades que já foram maquiadas por ela não esquecem a experiência. "Para mim, a troca é muito importante. Minhas clientes sabem que meu processo criativo leva em consideração essa mensagem de alegria que eu quero de passar." Fernanda Paes Leme, Tatá Werneck, Bruna Marquezine e Bruna Linzmeyer são algumas das atrizes que já sentaram na sua cadeira. A torcida, revelou Biriba rindo, é para que estrelas internacionais como Rihanna, Lady Gaga e Lizzo a notem.

PUBLICIDADE


Para além dessa relação leve e gostosa com a maquiagem, a beauty artist é fã de skincare. Para ela, o cuidado com a pele do rosto pode ser uma maneira de autocuidado, de conexão de você para com você mesma. "A minha rotina é bem simples: uso um tônico, um bom hidratante ou até um óleo para fazer o #SPAdaBiriba e, uma vez por semana, faço uma máscara e uma esfoliação." Calma, a gente explica: o #SPAdaBiriba é uma hashtag criada por ela para divulgar os métodos de massagem facial que aprendeu quando morava em Londres e trabalhava com marcas japonesas de beleza que não começavam nenhuma make sem antes passar por esse processo relaxante. "Faço há dez anos no meu próprio rosto e é um sucesso. Minha pele de 39 anos sem nenhum procedimento agradece", brinca.

Fuja da raia

"Amo produtos coloridos que criam texturas menos óbvias no rosto. Amo tudo que é cremoso e líquido. Gosto muito dos delineadores da Suva e as sombras líquidas da Bruna Tavares. Destaque também para os cremosos da Mona e as tintas acrílicas da MAC"

Olho nela

"Nunca esqueci do desfile de inverno 2013 da linha Red Label da Vivienne Westwood. Eu amo todos os desfiles dela, mas esse me marcou principalmente pelas linhas da maquiagem. Eram desproporcionais, não se encaixavam. Lembro de ter achado tudo tão lindo e inovador. Penso nesse desfile até hoje."

Ameaça dupla

"Não dá para não seguir o @dazedbeauty no Instagram. Eles têm uma beleza não convencional que eu amo e que me inspira muito. Fora que é uma ótima maneira de conhecer novos artistas. Além disso, acho que a leitura do livro O mito da beleza de Naomi Wolf é fundamental. Ele explica como os padrões são usados para oprimir mulheres."

Ferramenta borracha

"Sou viciada em ficar aprimorando meus traços com pincel e base ou água micelar. É uma técnica que aprendi há muitos anos e que me deu muito mais liberdade para trabalhar. Fico mais solta para ousar mais quando sei que posso ir ajeitando até conseguir exatamente o que eu quero."

Skincare 2.0

"Com a massagem facial como preparação para a maquiagem, eu consigo: desinchar, tonificar a pele, relaxar e ficar mais bonita. É a maior chave para um skincare show!"

A maquiadora e cabeleireira argentina radicada em São Paulo usa a capacidade política da beleza para transformar o mundo uma make depois da outra.


Com ajuda de um repertório manual que vai da aquarela ao crochê passando pela cerâmica e pela marcenaria, o maquiador e cabeleireiro é um dos nomes mais prolíficos de sua geração.


Referências, dicas bafo e a história do autodidata da beleza que hoje assina a maquiagem de celebridades como Fernanda Lima, Paolla Oliveira e Isabelle Drummond.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE