Beleza

5 segredos de Ricardo dos Anjos

O top maquiador e cabeleireiro brasileiro está lançando um livro com todos os seus segredos de beauté. Aqui na ELLE, confira cinco deles!

Foto: Divulgação

ricardo

PUBLICIDADE

"5 segredos de..." é uma série mensal de entrevistas da editoria de beleza da ELLE Brasil. Nela, conversamos com beauty artists veteranos para entender a sua história e descobrir cinco segredos que vão desde truques de maquiagem até conselhos para uma carreira no mercado de cosméticos.

Neste mês, Ricardo dos Anjos lança o seu Manual da beleza real, um livro em que o beauty artist veterano dá o passo a passo para você encontrar a melhor maquiagem para si mesma de acordo com seu estilo e personalidade. "Acho que a profissão de maquiador não é como a de um pintor que assina o seu nome no canto da obra porque aquilo é só dele. A gente tem que respeitar quem está sendo maquiado. Essa pessoa também tem voz, ela precisa se encontrar naquilo que você está fazendo para ela", diz em entrevista à ELLE Brasil.

Divulgação

Nascido em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Ricardo começou a trabalhar em salões de cabeleireiro aos 14 anos de idade. "O cabelo eu aprendi a fazer trabalhando e a maquiagem eu tive que treinar muito. Veio depois, com muito esforço. Fazia em mim, nas minhas amigas, em todo mundo!", relembra. Para tornar esse conhecimento menos tortuoso e mais acessível é que ele está publicando este livro pela Editora Planeta. "A maquiagem pode dizer muita coisa, sabe? Ela pode ser um caminho lindo para a expressão. Hoje, acho que o meu maior desafio é tocar o âmago das pessoas. Devolver amor para o mundo através da maquiagem", almeja.

PUBLICIDADE

"Olha, sempre quis me destacar pelo acabamento", diz Ricardo. "Não interessa se estou fazendo uma beleza completamente maluca ou se trata-se só de uma pele leve e um hidratante labial. Gosto de tudo muito limpo e muito bem feito." Não à toa, entre seus ídolos estão mestres da precisão como a britânica Pat McGrath, o brasileiro Henrique Martins e o estadunidense Kade Gottlieb (nome por trás da drag queen Gottmik). "Aliás, tem uma galera muito legal vindo aí. Adoro o trabalho da Angélica Silva, da Camila Anac e do Antônio Campagna", lista. Abaixo, confira alguns dos segredos de beauté de Ricardo dos Anjos!

Leia com atenção

"Adoro livros e filmes. Estou sempre olhando para todos os lados. Sentar e observar o povo passeando pela rua (quando isso era possível) é ótimo para arranjar inspiração, descobrir novas tendências. Mas, falando especificamente de livros. Tem dois que eu amo: o primeiro livro que eu comprei, o Face Forward do Kevyn Aucoin [icônico maquiador estadunidense] e o outro é o The Image Makers - Sixty Years of Hollywood Glamour que ganhei da Regina Guerreiro [ex-editora de ELLE Brasil e uma das maiores figuras da moda brasileira]."

PUBLICIDADE

Vale a pena

"Os produtos que uso desde sempre são: a água micelar da Bioderma, e a máscara de cílios da L'Oreal (Voluminous Original Blackest Black). No meu dia a dia, no meu rosto, uso a linha masculina da Chanel (Boy de Chanel) e uma máscara para disfarçar os fios brancos na barba (risos)"

Fique de olho em…

"Johanna Ortiz. Os desfiles da marca da estilista colombiana tem uma beleza bem fresh, luminosa e sexy que eu amo."

Smokey eye

"Quem domina a técnica do esfumado já consegue brincar bastante com isso. Se for para focar em treinar uma só coisa, vai no esfumado. Ele deixa a sua maquiagem anos-luz mais avançada!"

Cuidado com a padronização

"A padronização me preocupa. Sabemos o poder que a beleza tem sobre a mente humana, mas ainda não aprendemos a reconhecer o belo fora dos padrões. A esperança está na inclusão, na normalização do diferente. Meu livro, Manual da beleza real, fala disso, de não se esconder atrás de uma make e sim usá-la para te revelar! Ou nem usá-la! Nossa única obrigação é estar bem com a gente mesmo."


Ela é maquiadora, mas é também skatista, modelo, cantora… À ELLE, a @showerofvibes compartilha suas dicas de beauté e mostra como a maquiagem pode ser uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e autoexpressão.


A maquiadora e cabeleireira argentina radicada em São Paulo usa a capacidade política da beleza para transformar o mundo uma make depois da outra.


Fernanda Paes Leme, Tatá Werneck e Bruna Linzmeyer já foram maquiadas por ela que ainda estourou uma onda de autocuidado nas redes pela hashtag #SPAdaBiriba

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE