Beleza

5 segredos de Rodrigo Costa

Sabrina Sato e Anitta são algumas das clientes fiéis do maquiador formado em artes plásticas que tem mais uma década de experiência no mercado de beleza.

Ilustração: Gustavo Balducci
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"5 segredos de..." é uma série mensal de entrevistas da editoria de beleza da ELLE Brasil. Nela, conversamos com beauty artists veteranos para entender a sua história e descobrir cinco segredos que vão desde truques de maquiagem até conselhos para uma carreira no mercado de cosméticos.

Desde os 13 anos de idade, Rodrigo Costa já pintava. "O meu background, na verdade, é nas artes plásticas", explica o beauty artist em entrevista à ELLE Brasil. "Eu me formei na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em Belas Artes. No entanto, logo que eu saí da faculdade, por acaso, fui trabalhar na MAC, para ajudar na temporada de natal e daí por diante não parei mais", relembra. Dentro da empresa norte-americana, não demorou para que o seu talento fosse aflorando. Em geral, antes de poderem representar a marca assinando desfiles e campanhas, os maquiadores da MAC passam por um treinamento de seis meses e depois são avaliados por meio de um teste que certifica a sua qualidade profissional e alinhamento com os valores da casa. Acontece que Rodrigo se destacava tanto que nem isso foi necessário. "Pularam essa etapa comigo. Eu lembro muito do meu primeiro São Paulo Fashion Week. Foi ali, no meio daquela confusão, que eu entendi que era isso que eu queria para minha vida."

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Houveram edições da principal semana de moda do país em que o maquiador e cabeleireiro chegou a assinar oito desfiles. "Era muito gostoso. Acho que eu comecei em um momento que a moda brasileira estava fervilhando, então a energia era muito boa." Em paralelo a seu trabalho na moda fazendo capas de revista como a ELLE (Lembram da Lea T. de Vênus de Boticelli? Então, a beleza é do Rodrigo…) e campanhas para diferentes marcas, ele também conquistou uma seleta lista de clientes VIP como a apresentadora Sabrina Sato e a cantora Anitta. "Com elas, vivi dois momentos muito importantes. Só de lembrar dos momentos maquiando a Sabrina para desfilar com as escolas de samba já me arrepio. No caso da Anitta, foi o Rock in Rio Lisboa. Nunca passei por uma experiência parecida com aquela e sou muito grato à beleza por ter tido essas oportunidades."

lea-t-capa-elle-brasil-venus-boticelli Momento histórico: Lea T foi a Vênus de Boticelli na capa de Dezembro de 2017 da ELLE Brasil.Foto: Mariana Maltoni

"A minha mulher está sempre bonita", diz a respeito de seu estilo de maquiagem. "Eu adoro produtos em creme que têm um acabamento natural. Meu intuito é fazer uma pele sempre gloriosa que, sim, segue todo o suposto passo-a-passo da maquiagem, mas que, no fim das contas, tem um resultado leve. É sobre unir esses dois pontos", explica. Segundo Rodrigo, a flexibilidade de saber como trabalhar bem no espaço entre a maquiagem fashion e a social é fundamental. "Acho que a gente não pode ficar bitolado fazendo uma coisa só. É isso. Eu sou maquiador, mas eu também falo de autocuidado, tenho a minha maneira de lidar com alimentação. Ninguém é só um", opina.

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"Meu intuito é fazer uma pele sempre gloriosa que, sim, segue todo o suposto passo-a-passo da maquiagem, mas que, no fim das contas, tem um resultado leve. É sobre unir esses dois pontos", Rodrigo Costa

Nas redes sociais é que Rodrigo mostra essas suas diferentes facetas. Em seu perfil no Instagram, você encontra desde o making-of de seus principais trabalhos até os seus já famosos (e ousados) looks de carnaval. "A internet é uma ferramenta imprescindível para qualquer maquiador hoje em dia. Se bem usada, ela pode te levar muito longe. Você precisa ser um pouco 'showman', mas vale a pena. Precisa ter tudo organizado. Não é só ter um bom portfólio: é importante pensar em cada post, em que mensagem você está passando para as pessoas que te seguem", argumenta o profissional que é embaixador da rede de academias Le Cinq Gym, da marca de produtos para a pele Biossance e a de cuidados com os cabelos Sebastian Pro. "Eu acho muito legal quando as marcas vêm até mim não só pelo tipo de maquiagem que eu faço, mas por quem eu sou. Eu amo beleza limpa, então faz sentido estar junto da Biossance que tem produtos que eu amo. É sobre isso: parcerias que fazem sentido." Abaixo, os cinco segredos de beleza de Rodrigo Costa que, logo mais, deve lançar a sua própria linha de maquiagem!

Que tal comer menos carne?

"Como eu já falei, não gosto de levantar bandeiras. Se me der vontade de comer um hambúrguer, eu vou comer. Mas, na medida do possível, estou tentando diminuir meu consumo de carne e tem sido muito bom para mim. Meu humor, minha pele, minha saúde, minha disposição: tudo isso melhorou muito depois de eu ter tomado essa iniciativa. Acho que o documentário da Netflix Dieta de gladiadores (2018) ajuda muito a fazer essa virada."

Tenha sempre à mão um lip tint

"É um produto-chave que eu acho que todo mundo deveria ter um. Meninos, meninas… É para geral! Eu gosto muito do da Clinique, mas o da Vult (que é bem mais em conta) também é ótimo. O custo-benefício é maravilhoso porque você tem um item que funciona como dois: blush e batom. Fora que ele traz esse vermelhinho de saúde que eu amo demais. Dá uma vida no visual."

Glow, baby, glow!

"Eu sempre coloco duas gotinhas do óleo de vitamina C e rosas da Biossance na minha base. Ele ajuda demais o pigmento a não oxidar (ou seja, a base não muda de cor durante o dia) e ainda deixa o acabamento mais natural, viçoso. E funciona em qualquer base, viu? É realmente um trunfo. Uso, inclusive, na minha própria pele, durante minha rotina de cuidados. Sou fã."

Se possível, vá ao Camboja

"É um lugar que as pessoas não podem deixar de conhecer. Quem gosta de viajar precisa passar lá pelo menos uma vez na vida. Foi um divisor de águas na minha vida. Eu sou muito sensível, então posso dizer com muita tranquilidade que o Rodrigo antes dessa viagem era outro. É uma experiência profundamente transformadora."

Cuide-se bem!

"Respeito muito quem deseja envelhecer naturalmente e não quero que pareça que eu sou contra isso. Mas, eu amo me cuidar. Sou muito vaidoso e tenho orgulho disso. Não só pelo resultado visual, mas por saber que eu consigo me doar para mim desse jeito. Desde os 25 anos, venho prestando muita atenção no meu corpo, na minha pele, e quero muito evoluir cada vez mais. Não preciso chegar aos 40 com carinha de 20, mas quero chegar aos 40 feliz e saudável como nunca estive antes. Acredito muito em prevenir antes de remediar."

A maquiadora e cabeleireira argentina radicada em São Paulo usa a capacidade política da beleza para transformar o mundo uma make depois da outra.


Com ajuda de um repertório manual que vai da aquarela ao crochê passando pela cerâmica e pela marcenaria, o maquiador e cabeleireiro é um dos nomes mais prolíficos de sua geração.


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