Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Raio-x: os detalhes marcantes da maquiagem da Adele

Os top maquiadores Dindi Hojah e Rafaella Crepaldi comentam ponto a ponto os truques que são assinatura no visual da cantora britânica.

Foto: Reprodução
PUBLICIDADE

Após 6 anos de hiato, Adele está de volta com seu single "Easy on me" e com a promessa do lançamento do álbum 30 para o dia 19 de novembro. Com isso, temos também o retorno das suas aparições públicas e um pouco mais de agito no seu perfil do Instagram. E, como não poderia deixar de ser, seu delineado marcante, os olhos com profundidade e as maçãs bem marcadas, suas assinaturas de beleza, voltam a brilhar.

O atual encarregado pelos makes da cantora britânica é o maquiador vietnamita-estadunidense Anthony H. Nguyen, que já trabalhou com estrelas como Katy Perry, Dua Lipa, Christina Aguilera e Lil Nas X. Porém sem grandes novidades, ele apenas atualiza elementos que já determinam a imagem de Adele há algum tempo. "Com contornos exagerados, referências teatrais e o côncavo invertido que liga o cut crease à base da sobrancelhas, podemos ver que seu visual tem uma clara inspiração vintage no trabalho do icônico Kevyn Aucoin", avalia o maquiador Dindi Hojah.

Para Rafaella Crepaldi, maquiadora representante da NARS no Brasil, essa é uma excelente aposta para quem sente insegurança em ousar com uma paleta mais colorida e desconstruir na maquiagem. "Sabe aquela make clássica que dificilmente você vai errar em combinar com qualquer lookinho? Pois é essa a escolha da Adele que tem sua marca registrada: um clássico delineado com o rosto naturalmente definido com tons quentes", aconselha. A seguir, os beauty artists comentam os pontos definitivos da beleza da artista.

PUBLICIDADE

A pele

A maquiagem da Adele

Foto: Reprodução

Quando Adele está produzida, seu rosto se apresenta quase sempre com bastante cobertura e com uma acabamento mate. "Para construir uma pele como essa, que tem dimensão e uma luminosidade sem brilho, deve-se utilizar um tom de base na altura exata do tom de pele, um corretivo levemente mais claro – que cria essa sensação de luz no centro do rosto – e um pó bronzeador quente, dando profundidade ao redor do rosto, mantendo um efeito bronzeado e não esculpido", explica Rafaella.

"Também é marcante a quantidade e a intensidade do produto usado como contorno nas maçãs – sendo, inclusive, parte do signature look da Adele", avalia Dindi. O local da aplicação faz uma alusão à sombra do osso, mas ao invés de criar uma sensação visual suave de profundidade, a pigmentação é tão forte que, para o maquiador, remete ao que chamamos aqui no Brasil de "chinelada", porém marrom.

Os olhos

A maquiagem da Adele

Foto: Reprodução

"Na região dos olhos, vê-se uma bonita harmonia entre o delineado bem definido, o esfumado do côncavo e a sobrancelha marcada, mantendo seu formato natural", analisa Rafa. Um tom quente preenche o supercílios sem pesar demais, mantendo a atenção no grafismo do delineado.

O mesmo cuidado acontece no côncavo. "Nuances mais alaranjadas e terracota funcionam muito bem para não fechar demais o semblante, além de permitirem com que se desça com o esfumado até a ponta do nariz para um efeito mais esculpido", comenta a maquiadora. Na pálpebra móvel e no canto interno, uma sombra perolada com cintilância ajuda a abrir o olhar e cria um contraste com o cat eye.

"O delineador é, de fato, a parte mais presente do visual da Adele e aqui ele aparece com uma roupagem mais 2021, como uma adaptação mais dramática que viralizou no último ano", diz Dindi. Para arrematar, os cílios volumosos direcionados para o canto externo acentuam o formato e trazem acabamento à base do delineado.

A boca

A maquiagem da Adele

Foto: Reprodução

"Não me lembro de ter visto a Adele antes com contorno dos lábios extravasados dos limites naturais. Acredito que houve uma proposta de bold lips, muito influenciada pelas tendencias atuais", avalia Dindi. "O lápis de boca de cor fria estrapola o lábio e, no centro, observa-se um batom bem mais claro que a borda para criar a sensação de volume na boca."

Para conquistar esse efeito, Rafaella diz que o ideal é utilizar um lápis de boca amarronzado para a parte externa e um clássico rosa/nude mais queimado para preencher. O desenho começa pelo contorno da parte externa, que depois vai sendo preenchido de fora para dentro, deixando a parte central para a cor mais clara.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.